Comentário Bíblico
Adventista
Ao dares a esmola - (cba)
Mateus 6:3
Jesus Se referia a cada pessoa que O ouvia de forma individual (sobre a responsabilidade do rico para com o pobre, conforme apresentada na lei de Moisés, ver com. de Levítico 25:25,35; Deuteronômio 15:7,11).
- 25 Se teu irmão empobrecer e vender uma parte da sua possessão, virá o seu parente mais chegado e remirá o que seu irmao vendeu. 35 Também, se teu irmão empobrecer ao teu lado, e lhe enfraquecerem as mãos, sustentá-lo-ás; como estrangeiro e peregrino viverá contigo. Levítico 25:25,35 7 Quando no meio de ti houver algum pobre, dentre teus irmãos, em qualquer das tuas cidades na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a mão a teu irmão pobre; 11 Pois nunca deixará de haver pobres na terra; pelo que eu te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra. Deuteronômio 15:7,11
Tua mão esquerda - (cba)
Mateus 6:3
Diz-se que, para os árabes, a mão direita e a esquerda representam amigos íntimos. Jesus diz que não é necessário que o amigo íntimo saiba dos atos piedosos do outro. Neste caso, Cristo usa a hipérbole. Ele não quer dizer com isso que a caridade deve sempre ser feita em segredo (MDC, 80). Paulo comentou a generosidade dos cristãos da Macedonia (Filipenses 4:16) e escreveu aos coríntios que o “zelo” deles tinha “estimulado a muitíssimos” a serem ativos na causa de Deus (2 Coríntios 9:2). Jesus quer dizer que os cristãos não devem fazer caridade a fim de obterem louvor e honra.
- 16 porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades. Filipenses 4:16 2 porque bem sei a vossa prontidão, pela qual me glorio de vós perante os macedônios, dizendo que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos. 2 Coríntios 9:2
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 6:1-4
Em seguida, nosso Senhor advertiu contra a hipocrisia e o fingimento exterior nos deveres religiosos. o que quer que façamos, devemos fazer a partir de um princípio interior de ser aprovados por Deus, não em busca de elogios de homens. Nestes versículos nos é advertido contra a hipocrisia de dar esmola. Atenção a isto, pois é um pecado sutil; e a vanglória se infiltra no que fazemos, antes mesmo de nos darmos conta. o dever não é menos necessário nem menos excelente, porque os hipócritas abusam dele para servirem a seu orgulho.
A condenação que Cristo dita parece primeiro uma promessa, porém, é sua recompensa; não é a recompensa que Deus promete aos que fazem bem, mas a recompensa que os hipócritas prometem a si mesmos, e que pobre recompensa é. Eles o fizeram para serem vistos pelos homens, e são vistos por eles. Quanto menos notamos nossas boas obras, Deus as nota muito mais. Ele te recompensará; não como o Senhor que dá a seu servo o que ganha, e nada mais, mas como Pai que dá abundantemente a seu filho que o serve.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Mateus 8:4 30 E os olhos se lhes abriram. Jesus ordenou-lhes terminantemente, dizendo: Vede que ninguém o saiba. Mateus 9:30 19 Não contenderá, nem clamará, nem se ouvirá pelas ruas a sua voz. Mateus 12:19 44 dizendo-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Marcos 1:44 4 Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. João 7:4