Comentário Bíblico
Adventista
Qual de vós [...]? - (cba)
Mateus 6:27
Esta é a segunda ilustração do princípio contido em Mateus 6:25 (ver com. de Mateus 6:26; comparar com Lucas 12:25).
- 25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mateus 6:25 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Mateus 6:26 25 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Lucas 12:25
Ansioso - (cba)
Mateus 6:27
Isto é, preocupação (ver com. de Mateus 6:25).
Vida - (cba)
Mateus 6:27
Do gr. hêlikia, que pode indicar tanto “idade” quanto “estatura”. Hêlikia é traduzido como "idade” em João 9:23; Hebreus 11:11; etc., e “estatura” em Lucas 19:3; etc. Não se sabe se Cristo falava de aumento na estatura ou de duração da vida.
- 23 Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo. João 9:23 11 Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido. Hebreus 11:11 3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. Lucas 19:3
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 6:25-34
Dificilmente há um outro pecado contra o qual o nosso Senhor Jesus Cristo advirta mais seus discípulos do que as preocupações inquietantes, desconfiadas e que distraem a atenção pelas coisas desta vida. Às vezes isto serve como armadilha ao pobre, tanto como o amor à riqueza, no caso do rico. É nosso dever não nos preocuparmos demasiadamente com as coisas temporais, e não devemos levar a um extremo estas preocupações que são lícitas. Não andeis inquietos por vossa vida, nem pela extensão dela, mas dedicando-a a Deus para que a prolongue ou abrevie de acordo com a sua vontade. Nossos tempos estão em suas mãos, e estão em boas mãos. Não vos apegueis nem mesmo ao conforto desta vida; deixe que Deus a amargue ou a adoce segundo a sua vontade. Deus nos tem prometido a comida e as vestes, portanto podemos esperá-los.
Não penseis no amanhã, nos dias vindouros. Não vos inquieteis pelo futuro, como vivereis o próximo ano, ou a velhice, ou o que deixareis como herança. Assim como não devemos presumir de nós mesmos sobre o amanhã, assim também não devemos nos preocupar pelo amanhã ou por seus acontecimentos. Deus nos tem dado a vida, e nos tem dado o corpo. E o que não poderia fazer por nós aquEle que fez isto? Se nos preocupamos com nossas almas e com a eternidade, que são mais do que o corpo e esta vida, podemos deixá-las nas mãos de Deus, que nos proverá a comida e o vestido, que são menos importantes.
Consideremos isto como exortação a confiarmos em Deus. Devemos nos conformar com nosso património no mundo, assim como o fazemos com nossa estatura. Não podemos alterar as disposições da providência; portanto, devemos nos submeter e nos resignar a elas. o cuidado considerado por nossas almas é o melhor remédio para os cuidados que preocupam o mundo. Buscai primeiro o reino de Deus, e fazei da religião a vossa ocupação. Não digais que este é o modo de tornar-se faminto; esta é a maneira de estar bem abastecido, mesmo neste mundo.
A conclusão de todo o assunto é que a vontade e o mandamento do Senhor Jesus, é que através das orações diárias possamos obter forças para nos sustentarmos sob os nossos problemas cotidianos, e nos armarmos contra as tentações que os acompanham, e não deixarmos que nenhuma destas coisas nos comovam.
Bem-aventurados os que tomam o Senhor como seu Deus, e dão plena prova disto, confiando-se totalmente à sua sábia disposição. Que teu Espírito nos dê convicção do pecado na necessidade dessa disposição, e retire de nossos corações tudo aquilo que for mundano.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto. Mateus 5:36 6 Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará. Salmos 39:6 14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dele: Eclesiastes 3:14 25 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 26 Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Lucas 12:25,26 18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 1 Coríntios 12:18 25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:25,28,31,34 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; Lucas 10:41 11 Quando, pois, vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. 22 E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. Lucas 12:11,22 6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; Filipenses 4:6 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7 5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Salmos 39:5