Comentário Bíblico
Adventista
Os olhos - (cba)
Mateus 6:22
Isto é, os olhos espirituais que permitem ao ser humano ter uma visão celestial e que o capacitam a contemplar o que é invisível à visão natural (ver Romanos 1:20; Hebreus 11:27). Tal visão é um guia para a pessoa, do mesmo modo que a visão íísica é um guia para o corpo.
- 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; Romanos 1:20 27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. Hebreus 11:27
Lâmpada - (cba)
Mateus 6:22
Do gr. luchnos, e não phõs, “luz”. Luchnos se refere à fonte de luz ou ao meio através do qual ela brilha, não à luz em si (ver com. de Mateus 5:15). Mateus 6:22,23 ilustram o princípio encontrado em Mateus 6:19-21. Excessiva preocupação com o acúmulo de riquezas materiais é evidência de visão espiritual defeituosa, de escuridão de alma (ver Mateus 6:34). A “luz” do corpo é o discernimento que relaciona devidamente o valor das coisas temporais com o valor das coisas eternas.
- 15 nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Mateus 5:15 22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! Mateus 6:22,23 19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6:19-21 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:34
Bons - (cba)
Mateus 6:22
Do gr. haplous, “simples” (diferente de composto), “natural”, “sincero”, “absolutamente verdadeiro”, “sem dobras”, como um pedaço de tecido estendido. Nesta passagem, haplous contrasta com poneros, “maus” (ver com. de Mateus 6:23). Seu significado se aproxima muito da palavra “perfeitos” de Mateus 5:48 (ver com. ali). A tradução “bons”, no sentido de “com saúde”, é adequada ao contexto. Um cristão cujo “olho” espiritual é "bom” é alguém cujo discernimento e julgamento o tornam uma pessoa simples, sem artifícios, íntegra e pura, com uma verdadeira perspectiva das coisas temporais e eternas.
- 23 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! Mateus 6:23 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48
Uma boa visão resulta num propósito bom, em dedicação integral ao reino dos céus e na prática dos princípios eternos (Filipenses 3:8,13,14; MDC, 91). Para ser eficaz, a visão deve estar focada e concentrada. Da mesma forma, aqueles que desejam verdadeira luz devem ter sua visão espiritual claramente focada. Do contrário, sua visão será embaçada e sua percepção da verdade e do dever ficará comprometida (ver com. de Apocalipse 3:18).
- 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:8,13,14 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:18
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 6:19-24
A mentalidade mundana é sintoma fatal e comum da hipocrisia, porque por nenhum pecado Satanás pode ter um suporte mais seguro e mais firme na alma, do que sob o manto de uma profissão de fé. A alma terá de enxergar algo como sendo o melhor naquilo em que se compraz e confia, acima de todas as demais coisas. Cristo nos aconselha que tenhamos como nossas melhores coisas os gozos e as glórias do mundo porvir; as coisas que não se vêem, que são eternas e que depositemos a nossa felicidade nelas. Há tesouros no céu. A nossa sabedoria é colocar toda diligência para assegurar nosso direito à vida eterna por meio de Jesus Cristo, e ver todas as coisas daqui da terra como indignas de serem comparadas com aquelas, e a não nos contentarmos com nada menos do que elas. É uma felicidade superior e mais além das mudanças e dos infortúnios do tempo; é uma herança incorruptível.
O homem mundano erra em seu primeiro princípio; portanto, todas as suas argumentações e ações que daí surgem devem ser más. Isto se aplica igualmente à falsa religião: o que é considerado luz, é a escuridão mais densa. Este é um exemplo espantoso, mas comum; portanto devemos examinar cuidadosamente nossos princípios e diretrizes à luz da Palavra de Deus, pedindo em oração fervorosa o ensino de seu Espírito. Um homem pode servir um pouco a dois senhores, mas somente pode consagrar-se ao serviço de um destes.
Deus requer todo o coração, e não o compartilhará com o mundo. Quando dois senhores se opõem entre si, nenhum homem pode servir a ambos. Ele se apega e ama o mundo, e deve desprezar a Deus; o que ama a Deus deve abandonar a amizade do mundo.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 186

Nos Lugares Celestiais, Pág. 193

Para Conhece-lo, Pág. 218

Este Dia com Deus, Pág. 22

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 251

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 312

Nossa Alta Vocação, Pág. 332

Cristo Triunfante, Pág. 65
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 34 A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso. 35 Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas. 36 Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor. Lucas 11:34-36 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, Atos 2:46 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. 2 Coríntios 11:3 5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, Efésios 6:5 22 Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Colossenses 3:22 22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! Mateus 6:22,23 34 A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso. 35 Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas. Lucas 11:34,35
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 186

Nos Lugares Celestiais, Pág. 193

Para Conhece-lo, Pág. 218

Este Dia com Deus, Pág. 22

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 251

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 312

Nossa Alta Vocação, Pág. 332

Cristo Triunfante, Pág. 65