Comentário Bíblico
Adventista
Observai - (cba)
Mateus 6:26
Por meio de três exemplos da natureza, Jesus ilustra a verdade de que Deus, o autor da vida, provê o que é necessário para mantê-la, e que o ser humano não precisa andar ansioso em razão disso. Essas três ilustrações são as aves (Mateus 6:26), o curso da vida (Mateus 6:27) e as flores (Mateus 6:28).
- 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Mateus 6:26 27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Mateus 6:27 28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; Mateus 6:28
As aves - (cba)
Mateus 6:26
Os pássaros não precisam do cuidado do ser humano. É Deus quem lhes dá a existência e lhes sustenta. Ao mesmo tempo, requer que exercitem a habilidade que lhes deu para buscar alimento. Talvez existam poucos trabalhos que sejam tão duros e tão incansáveis quanto o de um passarinho em busca de alimento, principalmente quando tem um ninho cheio de filhotes para alimentar. Do mesmo modo, Deus espera que o ser humano aceite a responsabilidade de trabalhar para suprir as necessidades da vida. Mas, diz Jesus, não era propósito de Deus que o ser humano considerasse tal trabalho o objetivo e a meta da vida.
Não semeiam - (cba)
Mateus 6:26
O Criador deu leis naturais que operam para produzir alimento (Jó 38:41; Salmos 145:15,16; Salmos 147:9). O alimento está ali, mas as aves devem buscá-lo.
- 41 Quem prepara ao corvo o seu alimento, quando os seus pintainhos clamam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer? Jó 38:41 15 Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo; 16 abres a mão, e satisfazes o desejo de todos os viventes. Salmos 145:15,16 9 que dá aos animais o seu alimento, e aos filhos dos corvos quando clamam. Salmos 147:9
Sustenta - (cba)
Mateus 6:26
Aquele que provê alimento para essas criaturas é o mesmo com quem se pode contar para prover o necessário para a vida. Deus nos promete isso se estamos dispostos a trabalhar. O desejo de superabundância de bens materiais é implantado pelo maligno e, inevitavelmente, conduz o ser humano a tentar acumular mais do que precisa das coisas boas da vida. É esse desejo pervertido que estimula o egoísmo e conduz ao crime, à violência e à guerra.
Muito mais do que as aves - (cba)
Mateus 6:26
Se Deus provê alimento com abundância para as pequenas criaturas de Suas mãos, Ele Se preocupará ainda mais com a felicidade e bem-estar do ser humano.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 6:25-34
Dificilmente há um outro pecado contra o qual o nosso Senhor Jesus Cristo advirta mais seus discípulos do que as preocupações inquietantes, desconfiadas e que distraem a atenção pelas coisas desta vida. Às vezes isto serve como armadilha ao pobre, tanto como o amor à riqueza, no caso do rico. É nosso dever não nos preocuparmos demasiadamente com as coisas temporais, e não devemos levar a um extremo estas preocupações que são lícitas. Não andeis inquietos por vossa vida, nem pela extensão dela, mas dedicando-a a Deus para que a prolongue ou abrevie de acordo com a sua vontade. Nossos tempos estão em suas mãos, e estão em boas mãos. Não vos apegueis nem mesmo ao conforto desta vida; deixe que Deus a amargue ou a adoce segundo a sua vontade. Deus nos tem prometido a comida e as vestes, portanto podemos esperá-los.
Não penseis no amanhã, nos dias vindouros. Não vos inquieteis pelo futuro, como vivereis o próximo ano, ou a velhice, ou o que deixareis como herança. Assim como não devemos presumir de nós mesmos sobre o amanhã, assim também não devemos nos preocupar pelo amanhã ou por seus acontecimentos. Deus nos tem dado a vida, e nos tem dado o corpo. E o que não poderia fazer por nós aquEle que fez isto? Se nos preocupamos com nossas almas e com a eternidade, que são mais do que o corpo e esta vida, podemos deixá-las nas mãos de Deus, que nos proverá a comida e o vestido, que são menos importantes.
Consideremos isto como exortação a confiarmos em Deus. Devemos nos conformar com nosso património no mundo, assim como o fazemos com nossa estatura. Não podemos alterar as disposições da providência; portanto, devemos nos submeter e nos resignar a elas. o cuidado considerado por nossas almas é o melhor remédio para os cuidados que preocupam o mundo. Buscai primeiro o reino de Deus, e fazei da religião a vossa ocupação. Não digais que este é o modo de tornar-se faminto; esta é a maneira de estar bem abastecido, mesmo neste mundo.
A conclusão de todo o assunto é que a vontade e o mandamento do Senhor Jesus, é que através das orações diárias possamos obter forças para nos sustentarmos sob os nossos problemas cotidianos, e nos armarmos contra as tentações que os acompanham, e não deixarmos que nenhuma destas coisas nos comovam.
Bem-aventurados os que tomam o Senhor como seu Deus, e dão plena prova disto, confiando-se totalmente à sua sábia disposição. Que teu Espírito nos dê convicção do pecado na necessidade dessa disposição, e retire de nossos corações tudo aquilo que for mundano.
- Veja também

Nos Lugares Celestiais, Pág. 113

Olhando para o Alto, Pág. 217

Nossa Alta Vocação, Pág. 23

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 313

Testemunhos Seletos 1, Pág. 501
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 29 Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. 30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31 Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. Mateus 10:29-31 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:29-31 11 que nos ensina mais do que aos animais da terra, e nos faz mais sábios do que as aves do céu? Jó 35:11 41 Quem prepara ao corvo o seu alimento, quando os seus pintainhos clamam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer? Jó 38:41 11 Dão de beber a todos os animais do campo; ali os asnos monteses matam a sua sede. 12 Junto delas habitam as aves dos céus; dentre a ramagem fazem ouvir o seu canto. 27 Todos esperam de ti que lhes dês o sustento a seu tempo. 28 Tu lho dás, e eles o recolhem; abres a tua mão, e eles se fartam de bens. Salmos 104:11,12,27,28 15 Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo; 16 abres a mão, e satisfazes o desejo de todos os viventes. Salmos 145:15,16 9 que dá aos animais o seu alimento, e aos filhos dos corvos quando clamam. Salmos 147:9 6 Não se vendem cinco passarinhos por dois asses? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. 7 Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós do que muitos passarinhos. 24 Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves! Lucas 12:6,7,24 32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mateus 6:32 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Mateus 7:9 32 Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Lucas 12:32
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Nos Lugares Celestiais, Pág. 113

Olhando para o Alto, Pág. 217

Nossa Alta Vocação, Pág. 23

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 313

Testemunhos Seletos 1, Pág. 501