Comentário Bíblico
Adventista
Se me fizeres isto - (cba)
Gênesis 30:31
Quando Labão repetiu sua oferta, demonstrando sua seriedade ao fazê-la, Jacó propôs os termos em que ele estaria disposto a ficar. Sua proposta foi baseada no fato de que no Oriente Próximo as cabras, em regra geral, eram pretas ou de cor marrom escura e raramente brancas ou malhadas de branco, e as ovelhas eram na maior parte brancas e raramente pretas ou malhadas. Uma vez que a proposta de Jacó envolvia apenas uma pequena parte dos rebanhos de Labão, ele depressa aceitou o plano (Gênesis 30:34). Jacó propôs, ainda, começar a separá-las "hoje", para que Labão pudesse ver exatamente quais seriam os prováveis resultados.
A continuação da narrativa mostra que mais coisas estavam envolvidas no acordo entre Jacó e Labão. Moisés teria mencionado apenas o princípio básico do acordo e assim omitido o fato de que a separação devia se repetir a intervalos regulares, ou então esse ponto não seria mencionado no início, mas considerado óbvio por ambas as partes. De qualquer forma, Jacó procedeu dessa maneira e nem mesmo Labão, apesar de suas frequentes alterações no contrato, parece ter tido objeção a isso (Gênesis 31:7,8,41).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 30:1-43
Este capitulo contém uma unidade que inicia em Gênesis 29:31 e termina em Gênesis 30:24. Relata o nascimento dos 12 filhos de Jacó e dá uma explicação para algumas das tensões e para a pressão vivenciadas pela familia (e, de modo especial, por seus filhos). Como tudo no AT, o dom dos filhos é ligado claramente à ação divina. O nome de cada filho é dado pela esposa, que nem sempre era a mãe biológica, mas recebia o filho da serva como se fosse próprio.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 30:25-43
Passados os catorze anos, Jacó estava desejoso de partir sem provisão alguma, exceto com a promessa de Deus. Porém, em muitas formas, tinha uma justa reclamação sobre a fortuna de Labão, e a vontade do Senhor era que ele recebesse uma provisão desta. Ele atribuiu a sua causa a Deus, ao invés de acordar os salários estipulados com Labão, cujo egoísmo era muito grande. Parecia que agiu honestamente quando não foi encontrado o gado entre os seus, além dos que tinham as cores e as marcas acordadas. Labão pensou de modo egoísta que o seu gado produzia muito pouco das cores ou marcas diferentes de si mesmos.
Tem-se considerado que a conduta de Jacó após este acordo é um exemplo de sua política e administração. Porém, tudo isto ocorreu dentro da vontade de Deus, e como sinal de seu poder. o Senhor defenderá a causa do oprimido, de um ou outro modo, e honrará os que simplesmente confiam em sua providência. Labão também não podia queixar-se de Jacó, porque não tinha algo mais do que o que fora livremente acordado; também não sofreu dano, mas foi muito beneficiado pelos serviços de Jacó. Que todas as misericórdias sejam por nós recebidas com ação de graças e oração, para que, vivendo de sua generosidade, sejamos conduzidos a louvar a Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Então os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com a sua casa; nem tampouco cabe a nós matar pessoa alguma em Israel. Disse-lhes Davi: Que quereis que vos faça? 5 Responderam ao rei: Quanto ao homem que nos consumia, e procurava destruir-nos, de modo que não pudéssemos subsistir em termo algum de Israel, 6 de seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor. E o rei disse: Eu os darei. 2 Samuel 21:4-6 8 É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem. Salmos 118:8 5 Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5