Comentário Bíblico
Adventista
Fixa o teu salário - (cba)
Gênesis 30:28
Uma vez que o segundo período de sete anos terminou mais ou menos na época do nascimento de José, Jacó solicitou a permissão de Labão para voltar a Canaã (Gênesis 30:25). Labão, contudo, não estava disposto a perder um homem tão valioso, mas não tinha achado um estratagema pelo qual pudesse retê-lo por mais tempo. O fato de ele convidar Jacó a fixar um salário não o impediu de mudá-lo dez vezes durante os seis anos (Gênesis 31:7). Por trás de Labão estava o maligno, tentando frustrar o plano de Deus por impedir, se possível, a volta de Jacó à terra da promessa.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 30:1-43
Este capitulo contém uma unidade que inicia em Gênesis 29:31 e termina em Gênesis 30:24. Relata o nascimento dos 12 filhos de Jacó e dá uma explicação para algumas das tensões e para a pressão vivenciadas pela familia (e, de modo especial, por seus filhos). Como tudo no AT, o dom dos filhos é ligado claramente à ação divina. O nome de cada filho é dado pela esposa, que nem sempre era a mãe biológica, mas recebia o filho da serva como se fosse próprio.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 30:25-43
Passados os catorze anos, Jacó estava desejoso de partir sem provisão alguma, exceto com a promessa de Deus. Porém, em muitas formas, tinha uma justa reclamação sobre a fortuna de Labão, e a vontade do Senhor era que ele recebesse uma provisão desta. Ele atribuiu a sua causa a Deus, ao invés de acordar os salários estipulados com Labão, cujo egoísmo era muito grande. Parecia que agiu honestamente quando não foi encontrado o gado entre os seus, além dos que tinham as cores e as marcas acordadas. Labão pensou de modo egoísta que o seu gado produzia muito pouco das cores ou marcas diferentes de si mesmos.
Tem-se considerado que a conduta de Jacó após este acordo é um exemplo de sua política e administração. Porém, tudo isto ocorreu dentro da vontade de Deus, e como sinal de seu poder. o Senhor defenderá a causa do oprimido, de um ou outro modo, e honrará os que simplesmente confiam em sua providência. Labão também não podia queixar-se de Jacó, porque não tinha algo mais do que o que fora livremente acordado; também não sofreu dano, mas foi muito beneficiado pelos serviços de Jacó. Que todas as misericórdias sejam por nós recebidas com ação de graças e oração, para que, vivendo de sua generosidade, sejamos conduzidos a louvar a Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Depois perguntou Labão a Jacó: Por seres meu irmão hás de servir-me de graça? Declara-me, qual será o teu salário? 19 Respondeu Labão: Melhor é que eu a dê a ti do que a outro; fica comigo. Gênesis 29:15,19 7 Mas vosso pai me tem enganado, e dez vezes mudou o meu salário; Deus, porém, não lhe permitiu que me fizesse mal. 41 Estive vinte anos em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; dez vezes mudaste o meu salário. Gênesis 31:7,41