Comentário Bíblico
Adventista
Misturar-se-ão com semente humana (ARC) - (cba)
Daniel 2:43
Muitos comentaristas aplicam isso aos matrimônios entre membros da realeza, embora o significado da declaração possa ser mais amplo (ver ARA). A palavra para humana é 'enash, "humanidade". "Semente" significa descendentes. Portanto, pode também se tratar de uma indicação geral de migrações de população, mas que mantêm fortes vínculos com o nacionalismo. A LXX têm muitas variações do texto massorétíco. Os versos em Daniel 2:42,43 dizem: "Os dedos dos pés certa parte de ferro e certa parte de barro, certa parte do reino será forte e certa parte será quebrada. E como viste o ferro misturado com o barro, haverá mistura entre nações [ou entre gerações] de homens, mas eles não concordarão [literalmente, 'não pensarão o mesmo'], nem serão amigáveis uns com os outros, assim como é impossível misturar ferro com barro." A tradução que Teodócio faz de Daniel, que praticamente suplantou a LXX, é mais parecida com o texto massorético; no entanto, mesmo essa mostra variações: "Os dedos dos pés certa parte de ferro e certa parte de barro, certa parte do reino será for te e desta [uma parte] será quebrada. Porque viste o ferro misturado com o barro, haverá mistura na semente dos homens, e não se fundirão este com aquele, assim como ferro não se mistura com barro."
É difícil avaliar a autoridade da LXX; por isso é impossível saber até que ponto as traduções acima preservaram as palavras originais de Daniel. Porém, os Papiros de Chester Beatty, na seção de Daniel que data do início do 3° século d.C., contêm a versão LXX em vez da tradução de Teodócio.
Não se ligarão - (cba)
Daniel 2:43
A profecia de Daniel sobreviveu e sobreviverá à prova do tempo. Alguns poderes mundiais têm sido fracos, outros fortes. O nacionalismo continua com vigor. Tentativas de unir em um grande império as diferentes nações que surgiram do quarto poder fracassaram. Temporariamente, algumas partes se uniram, mas a união não se provou pacífica ou permanente.
Também têm havido muitas alianças políticas entre as nações. Estadistas visionários procuram de diversas formas construir uma federação de nações que trabalhem com êxito, mas todas essas tentativas têm sido frustradas.
A profecia não declara especificamente que não poderia haver uma união temporária de diferentes elementos, por meio da força das armas ou dominação política. Porém, declara que as nações constituintes, caso se realizasse tal união, não se fundiriam de forma orgânica e permaneceriam mutuamente receosas e hostis. Uma federação criada sobre tal fundamento está destinada à ruína. O êxito temporário de algum ditador ou nação deve, portanto, não ser rotulado como uma falha da profecia de Daniel. No final, Satanás conseguirá uma união temporária de todas as nações (Apocalipse 17:12-18; Apocalipse 16:14; GC, 624), mas esta será breve, e num curto período os elementos que a compõem se voltarão um contra o outro (GC, 656; PE, 290).
- 12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta. 13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. 14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis. 15 Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas. 16 E os dez chifres que viste, e a besta, estes odiarão a prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo. 17 Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus. 18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra. Apocalipse 17:12-18 14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. Apocalipse 16:14
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
não se ligarão um ao outro
Daniel 2:43
Os países remanescentes do império romano nunca se uniram com sucesso, a despeito de grandes esforços ao longo dos séculos, por meio de guerras e casamentos políticos.
Ferro e Barro
Daniel 2:43
Chegamos a um tempo em que a obra sagrada de Deus é representada pelos pés da imagem em que o ferro foi misturado com o barro lamacento. Deus tem um povo, um povo escolhido, cujo discernimento deve ser santificado, que não deve se tornar profano colocando sobre o alicerce madeira, feno e palha. Toda alma que é leal aos mandamentos de Deus verá que a característica distintiva de nossa fé é o sábado do sétimo dia. Se o governo honrasse o sábado como Deus ordenou, estaria na força de Deus e em defesa da fé uma vez entregue aos santos. Mas os estadistas apoiarão o sábado espúrio e misturarão sua fé religiosa com a observância deste filho do papado, colocando-o acima do sábado que o Senhor santificou e abençoou, separando-o para o homem santificar, como um sinal entre Ele e Seu povo por mil gerações. A mistura de artes eclesiásticas e estadistas é representada pelo ferro e o barro. Essa união está enfraquecendo todo o poder das igrejas. Esse investimento da igreja com o poder do estado trará resultados ruins. Os homens quase ultrapassaram o ponto da tolerância de Deus. Eles investiram sua força na política e se uniram ao papado. Mas chegará o tempo em que Deus punirá aqueles que anularam Sua lei, e sua má obra recairá sobre eles ( Manuscrito 63, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 2:31-45
A imagem representava os reinos da terra, que dominariam sucessivamente todas as nações e que teriam influência nos assuntos da igreja judaica.
1. A cabeça de ouro representava o império caldeu, que então existia.
2. 0 peito e os braços de prata representavam o império medo-persa.
3. 0 ventre e os músculos de bronze representavam o império grego, fundado por Alexandre, o grande.
4. As pernas e os p'és de ferro representavam o império romano. Este se dividiu em dez reinos, como os dedos destes pés. Alguns eram fracos como o barro, outros fortes como o ferro. Sempre têm sido feitos esforços para uni-los, para fortalecer o império, porém têm sido vãos.
A pedra cortada sem o auxílio de mãos humanas, representava o reino de nosso Senhor Jesus Cristo, que deveria estabelecer-se sobre os reinos do mundo, sobre as ruínas do reino de Satanás neles. Esta era a Pedra que os edificadores rejeitaram, por não ter sido cortada por suas mãos, mas que se tornou a principal pedra angular. A ampliação do império de Cristo e a paz não terão limites. O Senhor reinará não somente no final dos tempos, mas também quando o tempo e os dias já não forem mais contados. Os fatos ocorreram, o cumprimento desta visão profética foi exato e irrefutável. As eras futuras presenciarão que esta Pedra destruirá a imagem, e encherá toda a terra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Depois disto, eu continuava olhando, em visões noturnas, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres. 8 Eu considerava os chifres, e eis que entre eles subiu outro chifre, pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas. 23 Assim me disse ele: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. 24 Quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis. Daniel 7:7,8,23,24 1 Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. 2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade. 3 Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta, 4 e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela? 5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses. 6 E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu. 7 Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação. 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. 9 Se alguém tem ouvidos, ouça. 10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança e a fé dos santos. 11 E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão. 12 Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. 13 E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens; 14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. 15 Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. 16 E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, 17 para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. 18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. Apocalipse 13:1-18 12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta. 13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. 14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis. 15 Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas. 16 E os dez chifres que viste, e a besta, estes odiarão a prostituta e a tornarão desolada e nua, e comerão as suas carnes, e a queimarão no fogo. 17 Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus. Apocalipse 17:12-17
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Sábado 11/1 - Daniel 2: Um Capítulo Para Ajudar Ateus e Fortalecer Cristãos - Leandro Quadros

Domingo 12/01 - Deus Se Revela de Várias Formas - Leandro Quadros - Escola Sabatina - Daniel 2

Segunda 13/01 - Como Reagir Em Momentos de Crise - Daniel 2 - Leandro Quadros - Escola Sabatina

Terça 14/01 - o Sonho Profético de Nabucodonosor - Parte 1 - Daniel 2 - Leandro Quadros - a Estátua

Quarta 15/01 - Deus Não Adivinha: Ele Sabe o Futuro - Leandro Quadros - Daniel 2 - a Estátua

Sábado 15/2 - Daniel 7: Recapitulação e Ampliação de Daniel 2 - Lição 8 - Leandro Quadros

Quinta 16/01 - Nem Esquerda, Nem Direita: o Domínio Será de Jesus Cristo - Leandro Quadros Daniel 2

Domingo 23/2 - Paralelismos Entre Daniel 2, 7 e 8 - Daniel 8 - Leandro Quadros - Escola Sabatina
