Comentário Bíblico
Adventista
Artelhos - (cba)
Daniel 2:41
Embora mencione os dedos dos pés, Daniel não chama atenção específica para seu número. Ele diz que o reino seria dividido (ver T1, 361). Muitos comentaristas defendem que os dedos dos pés, dos quais se presume que havia dez, correspondem aos dez chifres do quarto animal do cap. 7 (ver com. de Daniel 7:7).
Barro de lodo - (cba)
Daniel 2:41
Ver com. de Daniel 2:33. No 5° século d.C., Roma tinha perdido sua força e tenacidade de ferro, e seus sucessores eram fracos, como a mistura de barro com ferro.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
será esse um reino dividido
Daniel 2:41
O império romano Constantino dividiu o império na partes ocidental e oriental (326 d.C.). A parte ocidental foi dominada pelos povos bárbaros e se dividiu em vários países europeus, que têm força variada. A parte oriental do império romano continuou como o império bizantino, conquistado pelos muçulmanos em 1453 d.C.
Uma representação dupla
Daniel 2:37-42
A imagem revelada a Nabucodonosor, embora represente a deterioração dos reinos da terra em poder e glória, também representa apropriadamente a deterioração da religião e da moralidade entre o povo desses reinos. À medida que as nações se esquecem de Deus, na mesma proporção elas se tornam moralmente fracas.
Babilônia faleceu porque em sua prosperidade ela se esqueceu de Deus e atribuiu a glória de sua prosperidade às realizações humanas.
O reino medo-persa foi visitado pela ira do céu porque neste reino a lei de Deus foi pisoteada. O temor do Senhor não encontrou lugar no coração das pessoas. As influências predominantes na Medo-Pérsia foram a maldade, a blasfêmia e a corrupção.
Os reinos que se seguiram foram ainda mais baixos e corruptos. Eles se deterioraram porque abandonaram sua fidelidade a Deus. À medida que O esqueceram, eles afundaram cada vez mais na escala do valor moral ( The Youth's Instructor, 22 de setembro de 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 2:31-45
A imagem representava os reinos da terra, que dominariam sucessivamente todas as nações e que teriam influência nos assuntos da igreja judaica.
1. A cabeça de ouro representava o império caldeu, que então existia.
2. 0 peito e os braços de prata representavam o império medo-persa.
3. 0 ventre e os músculos de bronze representavam o império grego, fundado por Alexandre, o grande.
4. As pernas e os p'és de ferro representavam o império romano. Este se dividiu em dez reinos, como os dedos destes pés. Alguns eram fracos como o barro, outros fortes como o ferro. Sempre têm sido feitos esforços para uni-los, para fortalecer o império, porém têm sido vãos.
A pedra cortada sem o auxílio de mãos humanas, representava o reino de nosso Senhor Jesus Cristo, que deveria estabelecer-se sobre os reinos do mundo, sobre as ruínas do reino de Satanás neles. Esta era a Pedra que os edificadores rejeitaram, por não ter sido cortada por suas mãos, mas que se tornou a principal pedra angular. A ampliação do império de Cristo e a paz não terão limites. O Senhor reinará não somente no final dos tempos, mas também quando o tempo e os dias já não forem mais contados. Os fatos ocorreram, o cumprimento desta visão profética foi exato e irrefutável. As eras futuras presenciarão que esta Pedra destruirá a imagem, e encherá toda a terra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 33 as pernas de ferro; e os pés em parte de ferro e em parte de barro. 34 Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. 35 Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se podia achar nenhum vestígio deles; a pedra, porém, que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra. Daniel 2:33-35 7 Depois disto, eu continuava olhando, em visões noturnas, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres. 24 Quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis. Daniel 7:7,24 3 Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas; Apocalipse 12:3 1 Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. Apocalipse 13:1 12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta. Apocalipse 17:12
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Sábado 11/1 - Daniel 2: Um Capítulo Para Ajudar Ateus e Fortalecer Cristãos - Leandro Quadros

Domingo 12/01 - Deus Se Revela de Várias Formas - Leandro Quadros - Escola Sabatina - Daniel 2

Segunda 13/01 - Como Reagir Em Momentos de Crise - Daniel 2 - Leandro Quadros - Escola Sabatina

Terça 14/01 - o Sonho Profético de Nabucodonosor - Parte 1 - Daniel 2 - Leandro Quadros - a Estátua

Quarta 15/01 - Deus Não Adivinha: Ele Sabe o Futuro - Leandro Quadros - Daniel 2 - a Estátua

Sábado 15/2 - Daniel 7: Recapitulação e Ampliação de Daniel 2 - Lição 8 - Leandro Quadros

Quinta 16/01 - Nem Esquerda, Nem Direita: o Domínio Será de Jesus Cristo - Leandro Quadros Daniel 2

Domingo 23/2 - Paralelismos Entre Daniel 2, 7 e 8 - Daniel 8 - Leandro Quadros - Escola Sabatina
