Comentário Bíblico
Adventista
Têm alguma queixa - (cba)
Atos 19:38
Isto é, caso houvesse alguma acusação específica, ela deveria ser anunciada. Caso a situação fosse como eles alegavam, deveria haver motivo para uma ação judicial. Mas não havia desculpas para o tumulto encabeçado pelo ourives e seus companheiros.
Há audiências - (cba)
Atos 19:38
Esta tradução dá o sentido genérico. As palavras gregas podem significar “há dias designados para audiências”, isto é, momentos específicos para se ouvir esse tipo de caso; ou ainda melhor poderia ser: “há audiências acontecendo agora mesmo”, uma vez que o tempo verbal subentende que a oportunidade para ação judicial estava aberta no momento. Este foi o sentido adotado pela NVT na tradução “os tribunais estão abertos”.
Procônsules - (cba)
Atos 19:38
Do gr. anthupatoi (cf. Atos 13:7,8,12; Atos 18:12, nos quais “procônsul" também é a tradução correta). A Ásia era uma província proconsular (ver com. de Atos 6:9). A dificuldade desta passagem surge do uso do plural, uma vez que só havia um procônsul por província na época; logo, apenas um em Efeso quando o escrivão falava. Há diversas explicações: (1) Os assessores (consiliarn) do procônsul talvez fossem chamados pelo mesmo nome. (2) É possível que o escrivão estivesse lembrando ao povo da provisão feita pelas instituições do império a fim de garantir justiça em caso de transgressão, como se dissesse: “Os procônsules são uma instituição imperial. Em todas as províncias como a nossa existe um magistrado supremo, logo não é necessário temer a ausência de reparação no caso de danos reais”. (3) O procônsul Si lano fora envenenado havia pouco (Tácito, Anais, xiii.l) e o título no plural poderia se referir a Celer e Hélio, responsáveis pelos negócios imperiais na Ásia. (4) Outro procônsul de uma província vizinha, como Cilícia, Chipre, Bitínia ou outra, podia estar presente em Efeso. A segunda das quatro explicações parece a mais plausível.
- 7 que estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem sensato. Este chamou a Barnabé e Saulo e mostrou desejo de ouvir a palavra de Deus. 8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a fé do procônsul. 12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor. Atos 13:7,8,12 12 Sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus de comum acordo contra Paulo, e o levaram ao tribunal, Atos 18:12 9 Levantaram-se, porém, alguns que eram da sinagoga chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos, dos da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão; Atos 6:9
Que se acusem - (cba)
Atos 19:38
Do gr. egkaleõ, “fazer uma acusação”. Demétrio e seus seguidores deveriam fazer uma declaração formal da acusação feita contra Paulo. Este daria sua réplica e, após o caso assim posto, cada lado iria em busca de suas testemunhas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 19:32-41
Os judeus afastaram-se deste tumulto. Aqueles que assim se preocupam em distinguir-se dos servos de Cristo agora, temendo serem confundidos com eles, terão a correspondente condenação no grande dia. Por fim, um que tinha autoridade silenciou o barulho.
Uma boa regra em todos os momentos, tanto para os assuntos públicos como pessoais, é não se apressar para agir, mas dedicar tempo para pensar e para manter as nossas paixões sempre controladas. Devemos conservar a serenidade e não fazer nada com aspereza nem precipitação, para não nos arrependermos depois. Os métodos habituais da lei devem sempre deter os tumultos populares, fato que acontecerá nas nações bem governadas. A maioria das pessoas se maravilha diante dos juízos dos homens, mais do que diante dos juízos de Deus. Que bom seria se deste modo silenciássemos as nossas paixões e apetites desordenados, considerando a conta que deveremos prestar dentro de pouco tempo ao Juiz do céu e da terra!
Observe como a suprema providência de Deus, por um poder inexplicável sobre os espíritos dos homens, mantém a paz pública. Assim o mundo é mantido com certa ordem e os homens são refreados para que não se consumam uns aos outros. Basta apenas olharmos à nossa volta para ver homens que se comportam como Demétrio e os artífices. Contender com animais selvagens é tão seguro quanto contender com os homens enfurecidos pelo zelo partidário e pela cobiça decepcionada, que pensam que todos os argumentos ficam sem respostas, quando têm mostrado que eles se enriquecem por meio de práticas pelas quais surgiu oposição.
Qualquer que seja o lado que este espírito adote nas disputas religiosas, ou qualquer que seja o nome que utilize, é tão mundano que deve ser repudiado por todos os que guardam a verdade e a piedade. Não desfaleçamos: o Senhor do alto é mais poderoso do que o ruído de muitas águas; Ele pode aquietar a fúria do povo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 Porque certo ourives, por nome Demétrio, que fazia da prata miniaturas do templo de Diana, proporcionava não pequeno negócio aos artífices, Atos 19:24 14 E, quando Paulo estava para abrir a boca, disse Gálio aos judeus: Se de fato houvesse, ó judeus, algum agravo ou crime perverso, com razão eu vos sofreria; Atos 18:14 8 Se alguma causa te for difícil demais em juizo, entre sangue e sangue, entre demanda e demanda, entre ferida e ferida, tornando-se motivo de controvérsia nas tuas portas, então te levantarás e subirás ao lugar que o Senhor teu Deus escolher; Deuteronômio 17:8 1 Ousa algum de vós, tendo uma queixa contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? 1 Coríntios 6:1 7 que estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem sensato. Este chamou a Barnabé e Saulo e mostrou desejo de ouvir a palavra de Deus. Atos 13:7