Comentário Bíblico
Adventista
Asiarcas - (cba)
Atos 19:31
Este título oficial se aplicava aos que eram escolhidos anualmente nas principais cidades da província para presidir os festivais religiosos e os jogos públicos. Dez asiarcas eram selecionados, dentre o grupo maior de representantes da cidade, e um deles era nomeado presidente pelo procônsul. Seus deveres os levavam às várias cidades onde e quando os jogos e festivais ocorriam. Como estavam ligados ao teatro e à adoração a Artêmis, bem como ao imperador, os asiarcas provavelmente foram informados do tumulto e de sua causa. As referências à Páscoa em 1 Coríntios 5:5-8 podem sugerir que Paulo escreveu a epístola nessa época. Como deve ter saído de Corinto poucas semanas depois (2 Coríntios foi escrita na Macedônia) e sua partida se deu logo após o levante (Atos 20:1), há uma forte possibilidade de que este tenha ocorrido pouco depois da Páscoa, na primavera. Nessa ocasião, o povo estava observando ou antecipando o grande festival em homenagem a Artêmis, no mês que recebera seu nome, artemision (abril-maio). Por isso, as pessoas se encontravam mais susceptíveis ao apelo de Demétrio. Naquela época do ano, os asiarcas também estariam em Efeso.
- 5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7 Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado. 8 Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. 1 Coríntios 5:5-8 1 Depois que cessou o alvoroço, Paulo mandou chamar os discípulos e, tendo-os exortado, despediu-se e partiu para a Macedônia. Atos 20:1
Amigos de Paulo - (cba)
Atos 19:31
O tato e a cortesia de Paulo, associados a sua ousadia, parecem ter conquistado a atenção e o respeito das autoridades. Isso aconteceu com os asiarcas, bem como em outras ocasiões com Sérgio Paulo (Atos 13:7-12), Gálio (Atos 18:14-17), Festo (Atos 25:9-12), Agripa (Atos 26:28,32) e o centurião Júlio (Atos 27:3,43). Os asiarcas deram o mesmo conselho que os discípulos, mas por motivos diferentes. Eles reconheciam que a presença do apóstolo só levaria a multidão a exacerbar ainda mais seus sentimentos.
- 7 que estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem sensato. Este chamou a Barnabé e Saulo e mostrou desejo de ouvir a palavra de Deus. 8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a fé do procônsul. 9 Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, 10 disse: Ó filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos retos do Senhor? 11 Agora eis a mão do Senhor sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma névoa e trevas e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. 12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor. Atos 13:7-12 14 E, quando Paulo estava para abrir a boca, disse Gálio aos judeus: Se de fato houvesse, ó judeus, algum agravo ou crime perverso, com razão eu vos sofreria; 15 mas, se são questões de palavras, de nomes, e da vossa lei, disso cuidai vós mesmos; porque eu não quero ser juiz destas coisas. 16 E expulsou-os do tribunal. 17 Então todos agarraram Sóstenes, chefe da sinagoga, e o espancavam diante do tribunal; e Gálio não se importava com nenhuma dessas coisas. Atos 18:14-17 9 Todavia Festo, querendo agradar aos judeus, respondendo a Paulo, disse: Queres subir a Jerusalém e ali ser julgado perante mim acerca destas coisas? 10 Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde devo ser julgado; nenhum mal fiz aos judeus, como muito bem sabes. 11 Se, pois, sou malfeitor e tenho cometido alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas se nada há daquilo de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César. 12 Então Festo, tendo falado com o conselho, respondeu: Apelaste para César; para César irás. Atos 25:9-12 28 Disse Agripa a Paulo: Por pouco me persuades a fazer-me cristão. 32 Então Agripa disse a Festo: Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César. Atos 26:28,32 3 No dia seguinte chegamos a Sidom, e Júlio, tratando Paulo com bondade, permitiu-lhe ir ver os amigos e receber deles os cuidados necessários. 43 Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, estorvou-lhes este intento; e mandou que os que pudessem nadar fossem os primeiros a lançar-se ao mar e alcançar a terra; Atos 27:3,43
Não se arriscasse - (cba)
Atos 19:31
Esses oficiais amistosos se interessaram pessoalmente pela segurança de Paulo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 19:21-31
O povo que vinha de longe para prestar culto no templo de Éfeso, comprava pequenos santuários de prata ou modelos do templo, para levarem para suas casas. Observe aqui como os artesãos se aproveitavam da superstição do povo, e serviam aos seus propósitos mundanos com isto. Os homens são zelosos com aquilo por meio do que obtêm as suas riquezas, e muitos se colocam contra o Evangelho de Cristo porque este tira os homens de todas as suas práticas más, por maior que seja o ganho que obtenham através delas.
Existem pessoas que defendem coisas grosseiramente absurdas, irracionais e falsas, pelas quais têm somente ao seu lado o interesse mundano, como neste caso em que eram deuses feitos pelas mãos de artífices. Toda a cidade estava cheia de confusão, que é o efeito comum e natural do zelo pela falsa religião.
O zelo pela honra de Cristo e o amor pelos irmãos exorta os crentes zelosos a enfrentarem perigos. Muitas vezes surgem amigos dentre aqueles que são alheios à verdadeira religião, porque estes vêem a conduta honesta e coerente dos cristãos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor. Atos 19:10 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; Atos 16:6 7 Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele. Provérbios 16:7 12 Quando ouvimos isto, rogamos-lhe, tanto nós como os daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. Atos 21:12