Comentário Bíblico
Adventista
O escrivão da cidade - (cba)
Atos 19:35
Do gr. grammateus, termo traduzido por “escriba” nos evangelhos. Era a pessoa responsável pelos registros da cidade e alguém de grande influência em Efeso. Por meio dele eram feitas todas as comunicações públicas à cidade e dadas as respostas. O título grego ocorre em muitas inscrições de Efeso, muitas vezes junto com os dos asiarcas, todos eles cidadãos locais, e com o procônsul. A linguagem usada pelo oficial público é cautelosa, assim como a de Demétrio fora inflamadora. Da mesma forma que os asiarcas, ele nutria um respeito por Paulo e seus companheiros. Não era fanático, nem tinha a intenção de se tornar perseguidor. Não se opôs à multidão, mas tentou acalmá la, ao professar identificação com a religião do povo.
Guardiã do templo - (cba)
Atos 19:35
Do gr. neõkoros, literalmente, “varredor do templo” e, por extensão, qualquer pessoa devota a um deus e seu santuário. A cidade inteira é representada como consagrada ao serviço da deusa. A palavra neõkoros é encontrada em moedas da Ásia Menor, expressando a devoção de determinadas cidades a um deus ou imperador. O povo de Efeso via Artêmis como sua guardiã e protetora. Uma inscrição da cidade alega a honra de ser sua “ama”.
Grande Diana - (cba)
Atos 19:35
Ou, “grande deusa Diana” (ARC), embora evidências textuais atestem a omissão da palavra “deusa”. Em algumas inscrições de Efeso, ela é caracterizada como “a maior”, “a altíssima”.
Imagem que caiu de Júpiter - (cba)
Atos 19:35
Do gr. diopetês, “caído de Zeus [ou do céu]”, nome dado com frequência a imagens antigas, pré-históricas, como a de Palas Atena e o Paládio dos troianos (Virgílio, Eneida, ii. 183). Nesse caso, a palavra pode ter o significado mais literal aplicado a uma pedra meteórica que era adorada em sua forma original ou usada numa escultura do passado. Portanto, talvez não se refira à imagem de Artêmis (ver com de Atos 19:24), que, segundo vários autores antigos, não era feita de pedra, mas sim, de oliveira, ébano, cedro ou madeira da vinha, se não de ouro.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 19:32-41
Os judeus afastaram-se deste tumulto. Aqueles que assim se preocupam em distinguir-se dos servos de Cristo agora, temendo serem confundidos com eles, terão a correspondente condenação no grande dia. Por fim, um que tinha autoridade silenciou o barulho.
Uma boa regra em todos os momentos, tanto para os assuntos públicos como pessoais, é não se apressar para agir, mas dedicar tempo para pensar e para manter as nossas paixões sempre controladas. Devemos conservar a serenidade e não fazer nada com aspereza nem precipitação, para não nos arrependermos depois. Os métodos habituais da lei devem sempre deter os tumultos populares, fato que acontecerá nas nações bem governadas. A maioria das pessoas se maravilha diante dos juízos dos homens, mais do que diante dos juízos de Deus. Que bom seria se deste modo silenciássemos as nossas paixões e apetites desordenados, considerando a conta que deveremos prestar dentro de pouco tempo ao Juiz do céu e da terra!
Observe como a suprema providência de Deus, por um poder inexplicável sobre os espíritos dos homens, mantém a paz pública. Assim o mundo é mantido com certa ordem e os homens são refreados para que não se consumam uns aos outros. Basta apenas olharmos à nossa volta para ver homens que se comportam como Demétrio e os artífices. Contender com animais selvagens é tão seguro quanto contender com os homens enfurecidos pelo zelo partidário e pela cobiça decepcionada, que pensam que todos os argumentos ficam sem respostas, quando têm mostrado que eles se enriquecem por meio de práticas pelas quais surgiu oposição.
Qualquer que seja o lado que este espírito adote nas disputas religiosas, ou qualquer que seja o nome que utilize, é tão mundano que deve ser repudiado por todos os que guardam a verdade e a piedade. Não desfaleçamos: o Senhor do alto é mais poderoso do que o ruído de muitas águas; Ele pode aquietar a fúria do povo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Efésios 2:12 26 e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. Atos 19:26 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; 2 Tessalonicenses 2:10,11 2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada, 1 Timóteo 4:2 12 A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a palavra. 13 O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trouxe para as portas touros e grinaldas e, juntamente com as multidões, queria oferecer-lhes sacrifícios. Atos 14:12,13 19 E eles chegaram a Éfeso, onde Paulo os deixou; e tendo entrado na sinagoga, discutia com os judeus. Atos 18:19