Comentário Bíblico
Adventista
Sacrílegos - (cba)
Atos 19:37
Ou, “saqueadores de templos”. Uma vez que no extraordinário templo de Efeso reservava-se um grande tesouro, é possível que essa ofensa não fosse desconhecida do povo. Tudo que era colocado dentro do templo estava sob a guarda da deusa e, durante o período, seria propriedade do templo. Roubar qualquer coisa dali era considerado sacrilégio (ver com. de Atos 19:34).
Nossa deusa - (cba)
Atos 19:37
Evidências textuais favorecem esta variante, em vez de “vossa” (ARC). Num discurso popular, era ' natural que o orador se identificasse com seus concidadãos. Este versículo deixa subentendido que a linguagem de Paulo e seus companheiros fora escolhida com muito cuidado, ao falar da adoração especial em Efeso. Eles haviam inculcado os grandes princípios de que deuses feitos por mãos humanas não eram deuses e deixaram tal ideia fazer sua obra (Atos 19:26). Paulo teve o mesmo cuidado em Atenas, embora tenha ficado indignado ao ver a “idolatria dominante na cidade” (Atos 17:16).
- 26 e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. Atos 19:26 16 Enquanto Paulo os esperava em Atenas, revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos. Atos 17:16
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 19:32-41
Os judeus afastaram-se deste tumulto. Aqueles que assim se preocupam em distinguir-se dos servos de Cristo agora, temendo serem confundidos com eles, terão a correspondente condenação no grande dia. Por fim, um que tinha autoridade silenciou o barulho.
Uma boa regra em todos os momentos, tanto para os assuntos públicos como pessoais, é não se apressar para agir, mas dedicar tempo para pensar e para manter as nossas paixões sempre controladas. Devemos conservar a serenidade e não fazer nada com aspereza nem precipitação, para não nos arrependermos depois. Os métodos habituais da lei devem sempre deter os tumultos populares, fato que acontecerá nas nações bem governadas. A maioria das pessoas se maravilha diante dos juízos dos homens, mais do que diante dos juízos de Deus. Que bom seria se deste modo silenciássemos as nossas paixões e apetites desordenados, considerando a conta que deveremos prestar dentro de pouco tempo ao Juiz do céu e da terra!
Observe como a suprema providência de Deus, por um poder inexplicável sobre os espíritos dos homens, mantém a paz pública. Assim o mundo é mantido com certa ordem e os homens são refreados para que não se consumam uns aos outros. Basta apenas olharmos à nossa volta para ver homens que se comportam como Demétrio e os artífices. Contender com animais selvagens é tão seguro quanto contender com os homens enfurecidos pelo zelo partidário e pela cobiça decepcionada, que pensam que todos os argumentos ficam sem respostas, quando têm mostrado que eles se enriquecem por meio de práticas pelas quais surgiu oposição.
Qualquer que seja o lado que este espírito adote nas disputas religiosas, ou qualquer que seja o nome que utilize, é tão mundano que deve ser repudiado por todos os que guardam a verdade e a piedade. Não desfaleçamos: o Senhor do alto é mais poderoso do que o ruído de muitas águas; Ele pode aquietar a fúria do povo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Paulo, porém, respondeu em sua defesa: Nem contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César, tenho pecado em coisa alguma. Atos 25:8 32 Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus; 1 Coríntios 10:32 3 não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 2 Coríntios 6:3 22 Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adultéras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos? Romanos 2:22