Comentário Bíblico
Adventista
Escândalo - (cba)
2 Coríntios 6:3
Literalmcnte, “uma ocasião para tropeço”. Paulo aspira a conduzir seu ministério (2 Coríntios 6:1) de modo que ninguém tenha desculpas para rejeitar a graça de Deus. Portanto, é imperativo que sua vida esteja em plena harmonia com o evangelho que prega. Em 2 Coríntios 6:3-10, Paulo alista evidências de que sua vida está em harmonia com sua mensagem. Ele não deu motivo para que os coríntios o censurassem como um ministro.
- 1 E nós, cooperando com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão; 2 Coríntios 6:1 3 não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 4 antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias, 5 em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns, 6 na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 7 na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça à direita e à esquerda, 8 por honra e por desonra, por má fama e por boa fama; como enganadores, porém verdadeiros; 9 como desconhecidos, porém bem conhecidos; como quem morre, e eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; 10 como entristecidos, mas sempre nos alegrando; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo. 2 Coríntios 6:3-10
Ministério - (cba)
2 Coríntios 6:3
Evidências textuais apoiam a variante “nosso ministério”. Neste versículo, Paulo fala de seu próprio serviço como um embaixador de Cristo. Ele sofre, trabalha, estuda e ministra a palavra para não dar qualquer motivo para escândalo (1 Coríntios 8:13; 1 Coríntios 10:32,33; Filipenses 2:15; 1 Tessalonicenses 2:10; 1 Tessalonicenses 5:22; Mateus 10:16). Ainda assim, houve vários em Corinto que se escandalizaram. Seria, talvez, impossível pregar e agir de modo que ninguém se escandalizasse. Para alguns, até mesmo a verdade e a santidade escandalizavam. As pessoas que ouviam Jesus se escandalizavam dEle (João 6:60,61,66). Para outros, qualquer advertência contra o pecado ou o erro escandalizava. No entanto, para os verdadeiros cristãos, o embaixador do evangelho não escandalizará ao repreendê-los por manifestações de orgulho, irreverência, indiferença, hábitos ou práticas questionáveis, grosseria ou vulgaridade.
- 13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. 1 Coríntios 8:13 32 Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus; 33 assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos. 1 Coríntios 10:32,33 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, Filipenses 2:15 10 Vós e Deus sois testemunhas de quão santa e irrepreensivelmente nos portamos para convosco que credes; 1 Tessalonicenses 2:10 22 Abstende-vos de toda espécie de mal. 1 Tessalonicenses 5:22 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Mateus 10:16 60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? 61 Mas, sabendo Jesus em si mesmo que murmuravam disto os seus discípulos, disse-lhes: Isto vos escandaliza? 66 Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele. João 6:60,61,66
Tanto quanto possível, o ministro do evangelho deve ter “paz com todos os homens” (Romanos 12:18), contudo, Jesus e Paulo despertaram inimizade por onde passaram. Jesus afirmou “não vim trazer paz, mas espada” (Mateus 10:34), e alertou que os “inimigos do homem serão os da sua própria casa” (João 6:36). Nenhum cristão teve mais inimigos que Cristo, e Seus discípulos foram acusados de ter “transtornado o mundo” (Atos 17:6). Em todas as épocas, os servos de Deus têm se deparado com conflitos inevitáveis. A virtude cristã e o padrão de justiça de Deus normalmente se interpõem no caminho dos prazeres pecaminosos das pessoas, e os ímpios são inclinados a acusar como perturbadores aqueles que proferem uma advertência contra seus maus caminhos. Nenhum ministro pode esperar pregar a mensagem fielmente sem escandalizar pessoas cujas vidas se demonstram erradas.
- 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18 34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Mateus 10:34 36 Mas como já vos disse, vós me tendes visto, e contudo não credes. João 6:36 6 Porém, não os achando, arrastaram Jáson e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui, Atos 17:6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 6:1-10
O Evangelho é uma palavra de graça que soa em nossos ouvidos. O dia do Evangelho é um dia de salvação, o meio de graça é o meio de salvação, o oferecimento do Evangelho é a oferta da salvação, e a época presente é o tempo apropriado para aceitar tais ofertas. O amanhã não nos pertence: não sabemos o que acontecerá amanhã, nem onde estaremos. Hoje desfrutamos um dia de graça; então, sejamos cuidadosos para não rejeitá-lo. Os ministros do Evangelho devem considerar-se como servos de Deus, e em tudo agir de forma conveniente a este caráter. O apóstolo agiu assim por muita paciência nas aflições, atuando sobre a base de bons princípios, e com o devido caráter e conduta. Os crentes deste mundo necessitam da graça de Deus para armarem-se contra as tentações, suportar a boa opinião dos homens sem se ensoberbecerem, e sofrer com paciência as censuras. Eles não têm nada em si mesmos, mas possuem todas as coisas em Cristo.
A vida do cristão é feita de tais diferenças, e através de tal variedade de condições e informações é o nosso caminho ao céu; devemos ter cuidado para apresentarmo-nos diante de Deus aprovados em todos os aspectos. O Evangelho melhora a condição do homem mais miserável, quando é pregado fielmente e recebido por completo. Eles economizam o que antes gastavam imprudentemente, e empregam o tempo com diligência em propósitos úteis. Eles economizam e ganham pela religião, e deste modo são enriquecidos para o mundo vindouro e para este, quando comparados com o estado pecador e dissipado que tinham antes que recebessem o Evangelho.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 116

Atos dos Apóstolos, Pág. 369
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós. 2 Coríntios 1:12 20 assim evitando que alguém nos censure com referência a esta abundância, que por nós é ministrada; 2 Coríntios 8:20 27 Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti. Mateus 17:27 6 Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. Mateus 18:6 13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Romanos 14:13 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. 10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? 11 Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu. 12 Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo-lhes a consciência quando fraca, pecais contra Cristo. 13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. 1 Coríntios 8:9-13 12 Se outros participam deste direito sobre vós, por que não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. 22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 1 Coríntios 9:12,22 23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 24 Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem. 32 Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus; 33 assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos. 1 Coríntios 10:23,24,32,33 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. 13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. 1 Coríntios 8:9,13