Comentário Bíblico
Adventista
Levantaram-se - (cba)
Atos 6:9
Ver com. de Atos 5:17.
Sinagoga - (cba)
Atos 6:9
Era possível fundar uma sinagoga com dez adultos. Numa época posterior, havia 12 sinagogas em Tiberíades, e a tradição superestima que havia 480 na cidade de Jerusalém. Por mais que não seja confiável, esse número aponta para o grande número existente na capital.
Libertos - (cba)
Atos 6:9
Esta passagem é ambígua em relação à origem dos judeus que faziam parte da “sinagoga [...] dos Libertos”. O texto pode ser traduzido como: “a sinagoga chamada ‘dos Libertos e dos cireneus e dos alexandrinos’”. Isso pode sugerir que havia apenas uma sinagoga na qual alguns adoradores eram homens libertos, alguns de Cirene e outros de Alexandria. Contudo, essa tradução também sugere que a sinagoga era formada apenas por libertos, enquanto os outros eram grupos de judeus não organizados como sinagogas, mas classificados conforme sua origem. Se uma dessas duas interpretações estiver correta, é possível que os libertos fossem os filhos dos judeus levados cativos da Palestina para Roma por Pompeu, em 63 a.C. e que depois foram libertos (libertini).
Contudo, é possível traduzir a passagem de outra forma: “a sinagoga chamada ‘dos Libertos’, tanto cireneus quanto alexandrinos”. Esta alternativa identifica a origem dos libertos que compunham a sinagoga: eles eram de Cirene e Alexandria, duas localidades onde havia grande população de judeus.
Evidências arqueológicas indicam que havia pelo menos uma sinagoga em Jerusalém, antes de 70 d.C. que era usada pelos judeus helenistas. Foi descoberta uma inscrição grega na cidade falando da construção de uma sinagoga por certo ièódoto, para ser usada pelos judeus da diáspora. A inscrição diz: “Teódoto, [filho de] Veneto, sacerdote e chefe da sinagoga, filho de um chefe de sinagoga e neto de um chete de sinagoga, construiu a sinagoga para a leitura da Lei e para o ensino dos mandamentos, e o quarto de hóspedes, os cômodos e o suprimento de água para alojar aqueles de terras estrangeiras que tiverem necessidades, cuja (sinagoga) seus pais e os anciãos e os simônidas fundaram” (ver Adolf Deissmann, Light from the Ancient East, p. 439-441).
Embora não se possa provar, é possível que essa sinagoga fosse a “dos libertos”, mencionada neste versículo. Sendo isso verdade ou não, a inscrição confirma a existência de uma sinagoga hclenista em Jerusalém, como aquela cujos membros entraram em conflito com Estêvão.
Cireneus - (cba)
Atos 6:9
Havia uma grande população judaica em Cirene, no litoral norte da África, entre o Egito e Cartago. josefo (Antiguidades, xiv.7.2 [115]) cita Estrabão, o clássico geógrafo, dizendo que havia quatro classes de cidadãos no estado de Cirene, e os judeus eram uma delas. Os judeus cireneus se destacavam pelos presentes generosos que enviavam ao templo de Jerusalém. Eles também apelaram a César Augusto por proteção contra as irregularidades nos impostos, cometidas por governadores da província que tentavam interceptar suas doações (ibid., xvi.6.5). Simão cireneu, que carregou a cruz de Cristo, devia ser um desses judeus (ver com. de Mateus 27:32). Havia judeus cireneus no Pcntecostes (Atos 2:10) e eles são mencionados pregando o evangelho aos gentios em Antioquia da Síria (Atos 11:20).
- 32 Ao saírem, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus. Mateus 27:32 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Atos 2:10 20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. Atos 11:20
Alexandrinos - (cba)
Atos 6:9
É provável que, depois de Jerusalém e talvez de Roma, Alexandria fosse a cidade do império com mais judeus e na qual eles exerciam mais influência. A população judaica da cidade na época dos apóstolos é estimada em 100 mil. Eles tinham uma região própria, a qual ocupava um dos cinco distritos que formavam Alexandria. Eram governados por um etnarca próprio (Jose íb, Antiguidades, xiv.7.2 [117]), como se fossem uma república autônoma. Os governantes romanos os reconheciam como cidadãos (ibid., 10.1 [188]). Foi em Alexandria que se realizou a tradução do AT para o grego, a LXX. O filósofo e escritor judeu Filo viveu ali durante o primeiro século da era cristã. A cidade também era a terra natal de Apolo (Atos 18:24).
Cilícia - (cba)
Atos 6:9
Esta região estava na extremidade sudeste da Ásia Menor e era a terra natal de Paulo. Uma de suas principais cidades era Tarso. Ali viviam muitos judeus, descendentes de 2 mil famílias que Antíoco, o Grande, levara para a Ásia Menor (Josefo, Antiguidades, xii.3.4 [149, 150]), a fim de garantir a lealdade da província a ele e talvez para auxiliar em sua defesa. Atos 7:58-60 deixa claro que Saulo de Tarso morava em Jerusalém nesta época e era um dos que discutiam com Estêvão. Sem dúvida, os fortes argumentos do mártir despertaram amarga oposição em Saulo, embora devam ter atraído o futuro apóstolo (AA, 101).
Ásia - (cba)
Atos 6:9
No NT, esta palavra se refere à província romana localizada no que hoje se conhece como Ásia Menor. Inclui regiões antes conhecidas como Lídia e Jônia. Efeso era sua cidade principal. Havia judeus da Ásia presentes no Pentecostes (Atos 2:9). Mais tarde, eles demonstraram seu zelo na defesa da santidade do templo (Atos 21:27).
- 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, Atos 2:9 27 Mas quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, tendo-o visto no templo, alvoroçaram todo o povo e agarraram-no, Atos 21:27
Discutiam - (cba)
Atos 6:9
Literalmente, “procuravam juntos”, “questionavam”, “disputavam”. A discussão foi iniciada pelos judeus da diáspora. Eram homens que haviam ido a Jerusalém com forte espírito de devoção, pois, quanto mais distantes estavam do centro de sua devoção, mais zelosos eram. Devia haver algo nos ensinos de Estêvão que os levavam a pensar que ele estava diminuindo a importância espiritual do templo de Jerusalém (ver com. de Atos 6:13; Atos 7:1). Aqueles que o questionavam, por virem das sinagogas, eram bem instruídos para discutir questões teológicas com os cristãos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 6:8-15
Quando não puderam contestar os argumentos de Estêvão como polemista, julgaram-no como delinquente e trouxeram falsas testemunhas contra ele. É quase um milagre da providência que um maior número de pessoas religiosas não tenha sido assassinada no mundo por meio de perjúrios e pretextos legais, quando tantos milhares as odeiam e não têm problemas de consciência por jurar falsamente. A sabedoria e a santidade fazem o rosto de um homem brilhar, ainda que não garanta aos homens que não serão maltratados. Que diremos do homem, um ser racional, mas que ainda assim tenta sustentar um sistema religioso por meio de falsos testemunhos e assassinatos! E isto tem sido feito em inumeráveis casos. A culpa não reside tanto no entendimento quanto no coração da criatura caída, que é enganoso e perverso acima de todas as coisas. Porém o servo do Senhor, que tem a consciência limpa, uma esperança jubilosa e os consolos divinos, pode sorrir em meio ao perigo e à morte.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 45 Mas os judeus, vendo as multidões, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. Atos 13:45 17 Argumentava, portanto, na sinagoga com os judeus e os gregos devotos, e na praça todos os dias com os que se encontravam ali. 18 Ora, alguns filósofos epicureus e estóicos disputavam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição. Atos 17:17,18 19 Disse eu: Senhor, eles bem sabem que eu encarcerava e açoitava pelas sinagogas os que criam em ti, Atos 22:19 11 E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, obrigava-os a blasfemar; e enfurecido cada vez mais contra eles, perseguia-os até nas cidades estrangeiras. Atos 26:11 17 Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; Mateus 10:17 34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade; Mateus 23:34 9 Mas olhai por vós mesmos; pois por minha causa vos hão de entregar aos sinédrios e às sinagogas, e sereis açoitados; também sereis levados perante governadores e reis, para lhes servir de testemunho. Marcos 13:9 12 Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Lucas 21:12 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Atos 2:10 20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. Atos 11:20 1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Atos 13:1 32 Ao saírem, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus. Mateus 27:32 24 Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. Atos 18:24 6 Ali o centurião achou um navio de Alexandria que navegava para a Itália, e nos fez embarcar nele. Atos 27:6 23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cicília, saúde. 41 E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas. Atos 15:23,41 39 Mas Paulo lhe disse: Eu sou judeu, natural de Tarso, cidade não insignificante da Cilícia; rogo-te que me permitas falar ao povo. Atos 21:39 3 Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, conforme a precisão da lei de nossos pais, sendo zeloso para com Deus, assim como o sois todos vós no dia de hoje. Atos 22:3 34 Tendo lido a carta, o governador perguntou de que província ele era; e, sabendo que era da Cilícia, Atos 23:34 5 Tendo atravessado o mar ao longo da Cilícia e Panfília, chegamos a Mirra, na Lícia. Atos 27:5 21 Depois fui para as regiões da Síria e da Cilícia. Gálatas 1:21 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, Atos 2:9 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; Atos 16:6 10 Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor. 26 e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. Atos 19:10,26 27 Mas quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, tendo-o visto no templo, alvoroçaram todo o povo e agarraram-no, Atos 21:27 20 Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1 Coríntios 1:20 18 e ocupado nestas coisas me acharam já santificado no templo não em ajuntamento, nem com tumulto, alguns judeus da Ásia, Atos 24:18