Comentário Bíblico
Adventista
Igreja de Antioquia - (cba)
Atos 13:1
Ver Atos 11:26. Em Atos 13, o centro da narrativa passa de Jerusalém para Antioquia, conforme já antecipado em Atos 11:19-30. De Antioquia, Paulo, o apóstolo aos gentios, partiu para suas três grandes viagens missionárias. O registro dessas três jornadas preenche a maior parte dos capítulos restantes do livro de Atos. 1 .ogo, é apropriado que o ponto focal da narrativa mude para Antioquia. Ali, pela primeira vez, grande número de gentios entrou para a igreja (ver com. de Atos 11:19,20,26).
- 26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. Atos 11:26 19 Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. 20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 21 E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor. 22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; 23 o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração; 24 porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. 25 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; 26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. 27 Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia; 28 e levantando-se um deles, de nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cláudio. 29 E os discípulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia; 30 o que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e Saulo. Atos 11:19-30 19 Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. 20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. Atos 11:19,20,26
Profetas e mestres - (cba)
Atos 13:1
Esta é a primeira menção a pessoas com dons específicos do Espírito atuando de forma administrativa na igreja. Não há indício específico de uma organização formal da igreja em Antioquia, embora, sem dúvida, isso existisse. Em todos os acontecimentos, fica claro que as pessoas batizadas no Espírito estavam atuando.
O NT menciona essas pessoas como um grupo reconhecido, embora não estivessem organizadas como uma classe oficial. Para ser reconhecido como um deles, não bastava ser apenas “espiritual” no sentido de “devoto” (ver Gálatas 6:1); em vez disso, era necessário ter um dom ativo do Espírito Santo. Mais tarde, na literatura cristã do 2° século, eles passaram a ser uma classe conhecida como pneumatikoi, “[homens] espirituais”. Com o tempo, os presbíteros ou bispos desapareceram, injustamente desacreditados por “falsos profetas” (ver 1 João 4:1) e pela pressão dos oficiais eleitos (sobre os dons do Espírito, ver com. de 1 Coríntios 1:12).
- 1 Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado. Gálatas 6:1 1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 1 João 4:1 12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. 1 Coríntios 1:12
As diferentes conexões e atividades das pessoas mencionadas nesta passagem indicam que a igreja em Antioquia linha uma liderança cosmopolita. Barnabé era cipriota; Lúcio, cirencu; Manaém aparentemente era um aristocrata palestino; e Saulo, um rabino de Tarso, na Cilícia.
Barnabé - (cba)
Atos 13:1
Ver com. de Atos 4:36; Atos 9:27; Atos 11:22.
- 36 então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, Atos 4:36 27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. Atos 9:27 22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; Atos 11:22
Simeão [...] Niger - (cba)
Atos 13:1
O primeiro nome, Simeão ou Simão, aponta para a origem judaica do personagem. O segundo nome é um adjetivo latino que significa “negro”, que pode ter sido adotado ou recebido por ser ele de pele escura. Com frequência, os judeus tinham nomes gentílicos além do nome judaico, assim como João Marcos, Simão Pedro, Josc Barnabé e Saulo, “também chamado Paulo” (ver com. de Atos 13:9). Também é possível que o segundo nome de Simeão servisse para distingui-lo de outros com o mesmo nome.
Lúcio de Círene - (cba)
Atos 13:1
O fato de este homem ser natural de Cirene sugere que podia ser um dos muitos judeus que habitavam naquela província e um dos “de Chipre e de Cirene” (Atos 11:20) que estiveram entre os primeiros a evangelizar os gentios em Antioquia. Talvez seja o Lúcio mencionado em Romanos 16:21. Cirene era famosa por sua escola de medicina. Além disso, evidências de inscrições mostram que os nomes Lúcio e Lucas podiam ser usados de maneira intercambiável. Por essas razões, alguns escritores identificaram este homem com o autor de Atos, o médico Lucas. Contudo, tal identificação deve ser vista com reserva, considerando que Lúcio era um nome romano comum, que podería designar mais de um cristão.
- 20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. Atos 11:20 21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jáson, e Sosípatro, meus parentes. Romanos 16:21
Manaém - (cba)
Atos 13:1
Forma grega do nome heb. Menahem.
Colaço - (cba)
Atos 13:1
Do gr. suntrophos. A palavra indica que Manaém podia ser irmão de criação de Herodes, talvez no sentido de que a mãe de Manaém tenha sido ama de leite de Herodes, que os dois foram criados juntos, ou ainda que Manaém tinha alguma ligação com a corte de Herodes. “Herodes, o tetrarea” deve ser Herodes Antipas (ver Mateus 14:1; Lucas 3:19; Lucas 23:7-12), o governante que Jesus chamou de “essa raposa” (Lucas 13:32). Josefo (Antiguidades, xv. 10.5) menciona um essênio chamado Menaém, o qual previu que Herodes, o Grande, se tornaria rei. O Talmude também se refere a um Menaém que supostamente estaria a serviço de Herodes, o Grande (ver Hagigah, 16.b, ed. Soncino, Talmude p. 108). A identidade do nome pode indicar que Manaém era um dos nomes preferidos entre aqueles que caíam nas graças da casa herodiana. Tanto Herodes Antipas quanto seu irmão Arquelau foram educados em Roma, e Manaém de Antioquia pode tê-los acompanhado lá. Não se sabe como nem quando ele passou a crer em Jesus. Sua atuação como mestre cristão em Antioquia se contrasta com a carreira de Herodes Antipas, o governante que mandou matar João Batista, zombou de Jesus e, alguns anos antes dessa época, foi exilado em situação de desgraça na Gália.
- 1 Naquele tempo Herodes, o tetrarca, ouviu a fama de Jesus, Mateus 14:1 19 Mas o tetrarca Herodes, sendo repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que havia feito, Lucas 3:19 7 e, quando soube que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém. 8 Ora, quando Herodes viu a Jesus, alegrou-se muito; pois de longo tempo desejava vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; e esperava ver algum sinal feito por ele; 9 e fazia-lhe muitas perguntas; mas ele nada lhe respondeu. 10 Estavam ali os principais sacerdotes, e os escribas, acusando-o com grande veemência. 11 Herodes, porém, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o com uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos. 12 Nesse mesmo dia Pilatos e Herodes tornaram-se amigos; pois antes andavam em inimizade um com o outro. Lucas 23:7-12 32 Respondeu-lhes Jesus: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demônios e fazendo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia serei consumado. Lucas 13:32
Saulo - (cba)
Atos 13:1
Saulo de Tarso surge aqui “entre os profetas”, como o rei Saul um milênio antes (1 Samuel 10:11,12). O nome de Saulo ocorre no fim da lista. A construção gramatical do texto grego sugere que os três primeiros fossem profetas e os dois últimos, mestres. É possível que Saulo não tenha exercido o dom de profecia.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 13:1-3
Que equipe temos aqui! Vemos nestes homens que o Senhor levanta instrumentos para a sua obra de diversos lugares e posições sociais; o zelo por sua glória induz os homens a renunciar relações e perspectivas promissoras para fomentar a sua causa. Os obreiros de Cristo estão capacitados e dispostos para o seu serviço por seu Espírito, que os tira de outros interesses que lhes serviam de obstáculos. Eles devem dedicar-se à obra de Cristo, e sob a direção do Espírito, agir para a glória de Deus Pai. São separados para empreenderem trabalhos árduos, e não para assumir posições sociais no mundo.
Buscaram a bênção para Paulo e Barnabé naquilo que empreenderiam, para que fossem cheios com o Espírito Santo na obra que fariam. Não importa que meios sejam usados, ou que regras sejam observadas, somente o Espírito Santo pode capacitar os ministros para a importante obra a que o Senhor os designa, e chamá-los a ela.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; 23 o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração; 24 porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Atos 11:22-24 26 E dali navegaram para Antioquia, donde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que acabavam de cumprir. 27 Quando chegaram e reuniram a igreja, relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles, e como abrira aos gentios a porta da fé. Atos 14:26,27 25 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; 26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. 27 Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia; Atos 11:25-27 35 Mas Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando com muitos outros a palavra do Senhor. Atos 15:35 6 De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; 7 se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Romanos 12:6,7 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? 1 Coríntios 12:28,29 24 Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; 25 os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, declarando que Deus está verdadeiramente entre vós. 1 Coríntios 14:24,25 11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, Efésios 4:11 20 não desprezeis as profecias, 1 Tessalonicenses 5:20 36 então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, Atos 4:36 22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; 23 o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração; 24 porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. 25 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; 26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. 30 o que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e Saulo. Atos 11:22-26,30 25 Barnabé e Saulo, havendo terminando aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando consigo a João, que tem por sobrenome Marcos. Atos 12:25 6 Ou será que só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? 1 Coríntios 9:6 9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; 13 E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Gálatas 2:9,13 20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. Atos 11:20 21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jáson, e Sosípatro, meus parentes. Romanos 16:21 1 Naquele tempo Herodes, o tetrarca, ouviu a fama de Jesus, 2 e disse aos seus cortesãos: Este é João, o Batista; ele ressuscitou dentre os mortos, e por isso estes poderes milagrosos operam nele. 3 Pois Herodes havia prendido a João, e, maniatando-o, o guardara no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Felipe; 4 porque João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la. 5 E queria matá-lo, mas temia o povo; porque o tinham como profeta. 6 Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, a filha de Herodias dançou no meio dos convivas, e agradou a Herodes, 7 pelo que este prometeu com juramento dar-lhe tudo o que pedisse. 8 E instigada por sua mãe, disse ela: Dá-me aqui num prato a cabeça de João, o Batista. 9 Entristeceu-se, então, o rei; mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse, 10 e mandou degolar a João no cárcere; Mateus 14:1-10 1 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Ituréia e de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, 19 Mas o tetrarca Herodes, sendo repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que havia feito, 20 acrescentou a todas elas ainda esta, a de encerrar João no cárcere. Lucas 3:1,19,20 31 Naquela mesma hora chegaram alguns fariseus que lhe disseram: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. 32 Respondeu-lhes Jesus: Ide e dizei a essa raposa: Eis que vou expulsando demônios e fazendo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia serei consumado. Lucas 13:31,32 7 e, quando soube que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém. 8 Ora, quando Herodes viu a Jesus, alegrou-se muito; pois de longo tempo desejava vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; e esperava ver algum sinal feito por ele; 9 e fazia-lhe muitas perguntas; mas ele nada lhe respondeu. 10 Estavam ali os principais sacerdotes, e os escribas, acusando-o com grande veemência. 11 Herodes, porém, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o com uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos. Lucas 23:7-11 22 Todos os santos vos saúdam, especialmente os que são da casa de César. Filipenses 4:22 9 Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, Atos 13:9 1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. 2 E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. 3 Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. Atos 8:1-3 1 Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, Atos 9:1 19 Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Atos 11:19 27 Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia; Atos 11:27 32 Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram. Atos 15:32 6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:6 9 Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam. Atos 21:9 4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça. 1 Coríntios 11:4 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:2,8 1 Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. Tiago 3:1 32 Ao saírem, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus. Mateus 27:32