Comentário Bíblico
Adventista
Foram dispersos - (cba)
Atos 11:19
O que se segue é uma continuação de Atos 8:1-4. Houve uma digressão para contar a história do trabalho de Filipe com os samaritanos e o etíope, de Paulo com os habitantes da Cilícia e de Pedro com Cornélio e sua casa. A digressão prepara o leitor para a narrativa a seguir, que conta a história da conversão dos gregos.
Tribulação - (cba)
Atos 11:19
Ou, “perseguição”. A referência é à perseguição da qual Saulo participara ativamente (ver Atos 8:1; Atos 9:1,2).
- 1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. Atos 8:1 1 Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, 2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. Atos 9:1,2
A Estêvão - (cba)
Atos 11:19
Como relata Atos 8:1-4, a morte do mártir desencadeou um movimento fanático contrário aos cristãos em Jerusalém. Isso resultou na dispersão de muiLos crentes. Filipe pregou em Sarnaria e Cesareia. Outros foram à Fenícia, nas cidades de Tiro, Sidom e Ptolemaida. É provável que tenham sido fundamentais na fundação das igrejas mencionadas em Atos 21:3-7; Atos 27:3. Em Chipre, o caminho foi preparado para a obra futura de Barnabé e Saulo (ver Atos 13:4-13).
- 1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. 2 E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. 3 Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. 4 No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra. Atos 8:1-4 3 E quando avistamos Chipre, deixando-a á esquerda, navegamos para a Síria e chegamos a Tiro, pois o navio havia de ser descarregado ali. 4 Havendo achado os discípulos, demoramo-nos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém. 5 Depois de passarmos ali aqueles dias, saímos e seguimos a nossa viagem, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos, até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos, 6 e despedindo-nos uns dos outros, embarcamos, e eles voltaram para casa. 7 Concluída a nossa viagem de Tiro, chegamos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, passamos um dia com eles. Atos 21:3-7 3 No dia seguinte chegamos a Sidom, e Júlio, tratando Paulo com bondade, permitiu-lhe ir ver os amigos e receber deles os cuidados necessários. Atos 27:3 4 Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5 Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus, e tinham a João como auxiliar. 6 Havendo atravessado a ilha toda até Pafos, acharam um certo mago, falso profeta, judeu, chamado Bar-Jesus, 7 que estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem sensato. Este chamou a Barnabé e Saulo e mostrou desejo de ouvir a palavra de Deus. 8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a fé do procônsul. 9 Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, 10 disse: Ó filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos retos do Senhor? 11 Agora eis a mão do Senhor sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma névoa e trevas e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. 12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor. 13 Tendo Paulo e seus companheiros navegado de Pafos, chegaram a Perge, na Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. Atos 13:4-13
Até à Fenícia - (cba)
Atos 11:19
O distrito no qual ficavam as importantes cidades de Tiro e Sidom.
Chipre - (cba)
Atos 11:19
Ver com. de Atos 13:4.
Antioquia - (cba)
Atos 11:19
Este foi o primeiro contato mencionado entre a igreja cristã e a capital da Síria. Depois de Roma, Alexandria e Eféso, Antioquia era a maior cidade do império romano e, por muito tempo, foi um importante centro cristão. É possível que Nicolau, o prosélito de Antioquia (Atos 6:5) tenha voltado para lá a fim de proclamar sua nova fé. A chegada do cristianismo ali foi de grande importância. A cidade se localizava no rio Orontes, cerca de 24 km do porto de Selêucia. Foi fundada por Seleuco 1 Nicator, por volta de 300 a.C., e recebeu o nome de seu pai, Antíoco. Tornara-se rica e importante; a principal cidade da Ásia. O mundo aclamava seus homens das letras e sua literatura. Cícero fez um célebre discurso dedicado a um deles, Árquias. Juvenal reconheceu a influência de Antioquia sobre a vida e o gosto romanos ao declarar: “Que fração de nossos costumes vem da Grécia? O Orontes sírio há muito desaguou no Tibrc, trazendo consigo seu linguajar e suas maneiras, suas flautas e suas harpas oblíquas” {Sátiras, iii.62-64).
Antioquia tinha uma grande colônia de judeus, em cuja homenagem Herodes, o Grande, construíra uma fileira de colunas de mármore que atravessava a cidade. A cidade era a sede do prefeito ou propretor romano da Síria. Ali, o cristianismo esteve em contato mais direto com a cultura grega do que em Jerusalém ou Cesareia. Os cristãos se viram diante do paganismo em suas formas mais tentadoras e degradantes. Os bosques dedicados a Dafne eram conhecidos por seus cultos idólatras e voluptuosos. Foi uma vitória surpreendente a igreja conseguir transformar Antioquia em uma de suas principais bases.
A ninguém [...] senão somente aos judeus - (cba)
Atos 11:19
Esta reação seria esperada daqueles que haviam partido de Jerusalém antes da conversão de Cornélio, ou antes que esse fato chegasse ao conhecimento de todos. Eles ainda não haviam sido informados, como ocorrera com Pedro, que chegara o momento de cumprir a ordem profética de Cristo em seu sentido mais amplo (Atos 1:8). A separação dos judeus é destacada em contraste tanto com a narrativa anterior sobre Pedro e Cornélio, quanto com a declaração seguinte sobre os esforços missionários.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 11:19-24
Os primeiros pregadores do Evangelho em Antioquia foram dispersos desde Jerusalém por causa da perseguição; desse modo fez-se com que aquilo que pretendia causar dano a Igreja, trabalhasse para o seu bem. A ira do homem se transforma em louvor a Deus.
O que os ministros do Senhor devem pregar senão a Cristo, crucificado e glorificado?
A pregação deles foi acompanhada de poder divino. A mão do Senhor estava com eles para levar aos corações e consciências dos homens, o que somente se podia dizer ao ouvido exterior. Eles creram e foram convencidos da verdade do Evangelho. Converteram-se de uma maneira carnal e indolente de viver a uma vida santa, espiritual e celestial. Converteram-se de adorarem a Deus para serem vistos e do formalismo, a adorá-lo em e espírito e em verdade. Converteram-se ao Senhor Jesus, que passou a ser tudo para eles. Esta foi a obra de conversão realizada neles, e que deve ser efetuada em cada um de nós. Foi fruto da fé deles; todos aqueles que crerem sinceramente se converterão ao Senhor.
Quando se prega ao Senhor Jesus com clareza, e conforme as Escrituras, Ele dará êxito; e quando os pecadores são desta maneira levados ao Senhor, os homens realmente bons, que estão cheios de fé e do Espírito Santo, contemplarão e se regozijarão na graça de Deus, concedida a eles. Barnabé estava cheio de fé, da graça da fé, e dos frutos da fé que operam por amor.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. 2 E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. 3 Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. 4 No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra. Atos 8:1-4 3 Eles, pois, sendo acompanhados pela igreja por um trecho do caminho, passavam pela Fenícia e por Samária, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos. Atos 15:3 2 Achando um navio que seguia para a Fenícia, embarcamos e partimos. Atos 21:2 36 então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, Atos 4:36 4 Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Atos 13:4 39 E houve entre eles tal desavença que se separaram um do outro, e Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. Atos 15:39 16 E foram também conosco alguns discípulos de Cesaréia, levando consigo um certo Mnáson, cíprio, discípulo antigo, com quem nos havíamos de hospedar. Atos 21:16 26 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. Atos 11:26 22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos. 35 Mas Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando com muitos outros a palavra do Senhor. Atos 15:22,35 26 Deus suscitou a seu Servo, e a vós primeiramente vo-lo enviou para que vos abençoasse, desviando-vos, a cada um, das vossas maldades. Atos 3:26 46 Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios; Atos 13:46 6 mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; Mateus 10:6 35 Disseram, pois, os judeus uns aos outros: Para onde irá ele, que não o acharemos? Irá, porventura, à Dispersão entre os gregos, e ensinará os gregos? João 7:35 1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. 4 No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra. Atos 8:1,4 5 O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, Atos 6:5 20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; 27 Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia; Atos 11:20,22,27 1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Atos 13:1 26 E dali navegaram para Antioquia, donde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que acabavam de cumprir. Atos 14:26 30 Então eles, tendo-se despedido, desceram a Antioquia e, havendo reunido a assembléia, entregaram a carta. Atos 15:30 22 Tendo chegado a Cesaréia, subiu a Jerusalém e saudou a igreja, e desceu a Antioquia. Atos 18:22 11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível. Gálatas 2:11