Comentário Bíblico
Adventista
Saulo consentia - (cba)
Atos 8:1
Muitos eruditos colocam esta primeira frase no final do cap. 7, encerrando o relato do martírio de Estêvão com o registro da atitude de Saulo a esse respeito. Ele estava de acordo com o ato, embora não tenha participado do apedrejamento. Sem dúvida, o testemunho destemido de Estêvão teve mais influência sobre Saulo do que ele se deu conta. Isso resultou nun conflito interior entre seu fanatismo farisaico e a suspeita de que a causa de Estêvão era correta. A consequência desse conflito é o aumento da amargurfa contra os cristão e perseguição intensificada (AA, 101, KL 112, 113). Na época, ele foi recompensado pela participação no martírio, tornando-se membro do Sinédrio (AA, 102; ver com. de 1 Coríntios 7:7). Numa ocasião posterior, Saulo confessou em contrição o papel que desempenhou na morte de Estêvão (ver Atos 22:20).
- 7 Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele. 1 Coríntios 7:7 20 e quando se derramava o sangue de Estêvão, tua testemunha, eu também estava presente, consentindo na sua morte e guardando as capas dos que o matavam. Atos 22:20
Naquele dia - (cba)
Atos 8:1
O apedrejamento de Estevão marcou o início da perseguição organizada contra a igreja. Depois de não poupar esforços para matar o diácono, a liderança judaica concentrou sua raiva nos cristãos.
Grande perseguição - (cba)
Atos 8:1
Mais uma vez, a igreja foi perseguida pelas autoridades judaicas, como já havia acontecido em menor escala depois da cura do coxo (Atos 4:1-7) e após a morte de Ananias e Safira (Atos 5:17,18). Esta perseguição foi diferente das anteriores, a ponto de ser chamada de “grande”, em extensão e gravidade.
- 1 Enquanto eles estavam falando ao povo, sobrevieram-lhes os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, 2 doendo-se muito de que eles ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos, 3 deitaram mão neles, e os encerraram na prisão até o dia seguinte; pois era já tarde. 4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil. 5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos, os escribas, 6 e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote. 7 E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto? Atos 4:1-7 17 Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja, 18 deitaram mão nos apóstolos, e os puseram na prisão pública. Atos 5:17,18
Atos 8:3 e descrições posteriores de Paulo (cf. Atos 22:4; Atos 26:10,11) deixam claro que esta perseguição envolveu sofrimento e muitas prisões.
- 3 Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. Atos 8:3 4 E persegui este Caminho até a morte, algemando e metendo em prisões tanto a homens como a mulheres, Atos 22:4 10 o que, com efeito, fiz em Jerusalém. Pois havendo recebido autoridade dos principais dos sacerdotes, não somente encerrei muitos dos santos em prisões, como também dei o meu voto contra eles quando os matavam. 11 E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, obrigava-os a blasfemar; e enfurecido cada vez mais contra eles, perseguia-os até nas cidades estrangeiras. Atos 26:10,11
A igreja - (cba)
Atos 8:1
Isto é, a congregação que se desenvolvera na capital desde o Pentecostes (ver com. de Mateus 18:17). Isso sugere que havia outras ramificações da igreja fora de Jerusalém, sugerindo um crescimento animador.
Exceto os apóstolos - (cba)
Atos 8:1
Três possíveis razões para a permanência dos apóstolos seriam: (1) Os doze haviam aprendido do Mestre que “o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas” (João 10:13); assim, recusaram-se a desertar de suas responsabilidades. (2) Os doze desejavam permanecer em Jerusalém a despeito da perseguição, porque a cidade era considerada a sede dos cristãos, e os fugitivos buscariam orientação e ajuda vinda dali. (3) A perseguição devia se dirigir, de maneira específica, àqueles que, assim como Estêvão, ensinavam a natureza transitória dos “costumes (ver com. de Atos 6:14) tão prezados pelos fariseus. Ao que tudo indica, os apóstolos continuaram a adorar no templo, mantinham-se cerimonialmente puros (Atos 10:14) eram reservados no que se refere à convivência com gentios (Atos 8:28). As pessoas comuns provavelmente olhavam para eles com respeito. Portanto, a perseguição devia se dirigir mais aos discípulos helenistas. Com certeza, essa classe foi a mais ativa no grande passo seguinte de expansão da igreja.
- 13 Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. João 10:13 14 porque nós o temos ouvido dizer que esse Jesus, o nazareno, há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos transmitiu. Atos 6:14 14 Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Atos 10:14 28 regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías. Atos 8:28
Não é possível tomar nenhuma decisão dogmática em favor de um desses três motivos apresentados por comentaristas e historiadores.
Dispersos - (cba)
Atos 8:1
Do gr. diaspeirõ, “espalhar como grão”, “dispersar”. A raiva dos inimigos só conseguiu ajudar a igreja a cumprir aquilo que Cristo havia predito (Atos 1:8). A expressão “todos” não inclui necessariamente a totalidade dos membros (ver com. de Atos 1:1), mas só os mais temerosos, mais ativos ou aqueles a quem os perseguidores conheciam pessoalmente. No entanto, permaneceram alguns crentes na cidade, tanto homens quanto mulheres (ver Atos 8:3).
- 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8 1 Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar, Atos 1:1 3 Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. Atos 8:3
Judeia e Samaria - (cba)
Atos 8:1
Cidades e vilas como Hebrom, Gaza, Lida e Jope podem ter se transformado em locais de refúgio para os cristãos. A existência inicial de comunidades cristãs em alguns desses lugares (cf. Atos 9:32,36) pode ser atribuída a esse influxo de cristãos e à pregação de Filipe (ver Atos 8:40). Alguns fugiram para Samaria por causa do ódio desse povo em relação aos judeus. Uma pessoa fugindo dos sacerdotes e governantes de Jerusalém seria bem recebida ali. A segunda região mencionada em Atos 1:8 começava a ser alcançada. Isto pode ter servido como um primeiro passo para vencer a antipatia aos samaritanos e, depois, com os gentios.
- 32 E aconteceu que, passando Pedro por toda parte, veio também aos santos que habitavam em Lida. 36 Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. Atos 9:32,36 40 Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. Atos 8:40 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 8:1-4
Ainda que a perseguição não deva nos apartar de nossa obra, pode, todavia, nos enviar a trabalhar em outra parte. Onde quer que o crente estável seja levado, leva consigo o conhecimento do Evangelho de Cristo, e dá a conhecê-lo em todos os lugares. Onde o simples desejo de fazer o bem influencie o coração, será impossível impedir que o homem não utilize todas as oportunidades para servir.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 58 e, lançando-o fora da cidade o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um mancebo chamado Saulo. Atos 7:58 20 e quando se derramava o sangue de Estêvão, tua testemunha, eu também estava presente, consentindo na sua morte e guardando as capas dos que o matavam. Atos 22:20 33 Ora, ouvindo eles isto, se enfureceram e queriam matá-los. 40 Concordaram, pois, com ele, e tendo chamado os apóstolos, açoitaram-nos e mandaram que não falassem em nome de Jesus, e os soltaram. Atos 5:33,40 54 Ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra Estêvão. Atos 7:54 25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos? 26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido. 27 O que vos digo às escuras, dizei-o às claras; e o que escutais ao ouvido, dos eirados pregai-o. 28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mateus 10:25-28 6 e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. Mateus 22:6 34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade; Mateus 23:34 49 Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros; 50 para que a esta geração se peçam contas do sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado; Lucas 11:49,50 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. João 15:20 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. João 16:2 47 louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos. Atos 2:47 38 Este é o que esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu palavras de vida para vo-las dar; Atos 7:38 22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; Atos 11:22 1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Atos 13:1 4 No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra. Atos 8:4 19 Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. 20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 21 E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor. Atos 11:19-21 13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Mateus 5:13 12 E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram têm antes contribuido para o progresso do evangelho; Filipenses 1:12 14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; Atos 8:14 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8 39 E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher, que testificava: Ele me disse tudo quanto tenho feito. 40 Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. 41 E muitos mais creram por causa da palavra dele; 42 e diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo. João 4:39-42 18 deitaram mão nos apóstolos, e os puseram na prisão pública. 20 Ide, apresentai-vos no templo, e falai ao povo todas as palavras desta vida. 33 Ora, ouvindo eles isto, se enfureceram e queriam matá-los. 40 Concordaram, pois, com ele, e tendo chamado os apóstolos, açoitaram-nos e mandaram que não falassem em nome de Jesus, e os soltaram. Atos 5:18,20,33,40 28 Disse, pois, Faraó a Moisés: Retira-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que me vires o rosto morrerás. 29 Respondeu Moisés: Disseste bem; eu nunca mais verei o teu rosto. Êxodo 10:28,29 3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Neemias 6:3 16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonozor, não necessitamos de te responder sobre este negócio. 17 Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. 18 Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Daniel 3:16-18 10 Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. 23 Então o rei muito se alegrou, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e não se achou nele lesão alguma, porque ele havia confiado em seu Deus. Daniel 6:10,23 27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. Hebreus 11:27 31 Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava. Atos 9:31 5 E descendo Filipe à cidade de Samária, pregava-lhes a Cristo. 14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; Atos 8:5,14 31 Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava. Atos 9:31