Comentário Bíblico
Adventista
Peço-te - (cba)
Atos 8:34
O breve encontro do eunuco com este homem de Deus deve ter causado uma impressão muito favorável sobre o estrangeiro, pois demonstrou confiança imediata na habilidade de Filipe para responder a sua pergunta. Isso deu ao evangelista a oportunidade que ele buscava. Com frequência, o evangelista fica surpreso com as oportunidades que surgem quando está pronto para aproveitá-las.
A quem [...]? - (cba)
Atos 8:34
O eunuco foi perspicaz o suficiente para fazer a pergunta mais importante sobre o texto que lia, a saber, a quem as palavras de Isaías se referem? A questão não estava resolvida em sua época e continua a ser muito debatida (ver com. de Isaías 41:8; Isaías 42:1; Isaías 52:13; Isaías 53:1). Filipe, porém, não tinha dúvida alguma a esse respeito. A pergunta lhe deu a oportunidade de pregar ao etíope sobre Jesus.
- 8 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão, Isaías 41:8 1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele, e ele trará justiça às nações. Isaías 42:1 13 Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. Isaías 52:13 1 Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor? Isaías 53:1
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 8:26-40
Felipe recebeu instruções para ir ao deserto. Às vezes, Deus abre uma porta de oportunidades para os seus ministros nos lugares menos prováveis. Devemos pensar em fazer o bem àqueles que nos fazem companhia quando viajamos. Não devemos ser tão tímidos com os estranhos, como alguns costumam ser. Quanto a estes, a quem não conhecemos, saibamos que possuem almas. A sabedoria dos homens de negócios é remir o tempo para os deveres santos; aproveitar cada minuto com algo que traga benefícios.
Ao ler a Palavra de Deus devemos fazer frequentes pausas para perguntar de quem e de que falam os escritores sagrados, mas os nossos pensamentos devem ocupar-se principalmente no Redentor. O etíope foi convencido, através dos ensinos do Espírito Santo, a respeito do exato cumprimento das Escrituras; compreendeu a natureza do reino do Messias e sua salvação, e desejou ser contado entre os discípulos de Cristo. Aqueles que buscam a verdade e dedicam tempo para esquadrinhar as Escrituras, podem ter a certeza de que colherão benefícios. A aceitação do etíope deve ser entendida como expressando uma confiança pura em Cristo para a salvação, e uma devoção a Ele sem limites.
Não nos basta adquirir fé como o etíope, através do estudo diligente das Santas Escrituras e dos ensinos do Espírito de Deus, se não nos dermos por satisfeitos até que tenhamos os seus princípios estabelecidos em nossos corações. Assim que o etíope foi batizado, o Espírito de Deus levou Felipe, e o etíope não voltou a vê-lo. Porém, isto ajudou a confirmar sua fé. Quando aquele que busca salvação familiariza-se com Jesus e com o seu Evangelho, irá por seu caminho regozijando-se, e desempenhará a sua função na sociedade cumprindo seus deveres, por outros motivos e de uma maneira diferente daquela que apresentava até então. Ainda que sejamos batizados com água no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não será o suficiente sem o batismo no Espírito Santo. Senhor, concede isto a cada um de nós; então iremos por nosso caminho regozijando-nos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. 3 O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; 4 e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Mateus 2:2-4 36 Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. Mateus 13:36 15 E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Mateus 15:15