Comentário Bíblico
Adventista
Ouvindo - (cba)
Atos 8:14
A despeito da perseguição, a comunicação entre os cristãos dispersos e a sede da igreja parece ler se mantido clara.
Os apóstolos - (cba)
Atos 8:14
Eles haviam ficado em Jerusalém (Atos 8:1), dirigindo as atividades da igreja. Anteriormente, o Senhor estabelecera um limite geográfico para a pregação da mensagem do reino (Mateus 10:5). Ele expandiu esses limites na grande comissão evangélica (Mateus 28:19,20) e na instrução de Atos 1:8. A notícia do êxito de Filipe em Samaria chegou aos doze como prova de que a expansão dos limites era real. Chegara o momento de testemunhar de Cristo em Samaria.
- 1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. Atos 8:1 5 A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mateus 10:5 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 28:19,20 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8
Samaria - (cba)
Atos 8:14
A mensagem de Filipe foi espalhada pelos conversos por toda a região.
Palavra de Deus - (cba)
Atos 8:14
A expressão é usada aqui por Lucas, assim como no evangelho, para se referir a todo o conteúdo do evangelho de Cristo (cf. Lucas 5:1; Lucas 8:11,21).
- 1 Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré; Lucas 5:1 11 É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus. 21 Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a observam. Lucas 8:11,21
Pedro e João - (cba)
Atos 8:14
Não havia preerninência especial de qualquer um dos doze naquela época. Por decisão de todo o corpo apostólico, Pedro e João foram enviados em missão a Samaria. Era lógico escolhê-los, pois foram muito ativos no início da obra da igreja (ver Atos 1:15; Atos 2:14; Atos 3:1; Atos 4:8). Esta passagem não dá evidência nenhuma da supremacia de Pedro; ele estava sob a coordenação de um grupo de apóstolos que o enviou em missão junto com João. No passado, João tentara invocar fogo do céu sobre os samaritanos (Lucas 9:54); mas, então, em atitude de amor, estava pronto a levá-los ao batismo do Espírito Santo e de fogo (Mateus 3:11). É pouco convincente a sugestão de que o João mencionado nesta ocasião seja João Marcos (ver com. de Atos 13:5,13). Se João Marcos já tivesse passado pelas experiências narradas nos versículos seguintes, dificilmente teria abandonado Paulo e Barnabé (Atos 13:13).
- 15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: Atos 1:15 14 Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Atos 2:14 1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. Atos 3:1 8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos, Atos 4:8 54 Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir [como Elias também fez?] Lucas 9:54 11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. Mateus 3:11 5 Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus, e tinham a João como auxiliar. 13 Tendo Paulo e seus companheiros navegado de Pafos, chegaram a Perge, na Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. Atos 13:5,13 13 Tendo Paulo e seus companheiros navegado de Pafos, chegaram a Perge, na Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. Atos 13:13
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Paulo e Pedro foram martirizados em Roma
Atos 8:9-24
Ver 2 Pedro 1:14,15. Os apóstolos Paulo e Pedro foram por muitos anos amplamente separados em seus trabalhos, sendo a obra de Paulo levar o evangelho aos gentios, enquanto Pedro trabalhou especialmente para os judeus. Mas na providência de Deus, ambos deveriam dar testemunho de Cristo na metrópole do mundo, e sobre seu solo, ambos deveriam derramar seu sangue como a semente de uma vasta colheita de santos e mártires.
Mais ou menos na época da segunda prisão de Paulo, Pedro também foi detido e jogado na prisão. Ele se tornou especialmente desagradável para as autoridades por seu zeloe sucesso em expor os enganos e derrotar as conspirações de Simão Mago, o feiticeiro, que o seguiu a Roma para se opor e impedir a obra do evangelho. Nero acreditava na magia e havia patrocinado Simon. Ele ficou, portanto, muito indignado contra o apóstolo, e foi assim levado a ordenar sua prisão ( Sketches from the Life of Paul, 328 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 8:14-25
O Espírito Santo ainda não havia sido derramado sobre nenhum destes convertidos, com os poderes extraordinários transmitidos pelo derramamento do Espírito no dia de Pentecostes. Podemos receber ânimo deste exemplo, orando a Deus, para que dê as graças renovadoras do Espírito Santo a todos aqueles por cujo bem-estar espiritual estamos interessados, pois elas incluem todas as bênçãos. Nenhum homem pode dar o Espírito Santo impondo as suas mãos, mas podemos orar deste modo e devemos empregar os maiores esforços para instruir aqueles por quem oramos.
Simão, o mago, ambicionava ter a honra de um apóstolo, mas não se interessava em absoluto por ter o espírito e a disposição do cristão. Desejava mais ter honra para si, do que fazer o bem ao próximo. Pedro lança-lhe em rosto o seu delito. Estimava a riqueza deste mundo, como se correspondessem às coisas que se relacionavam à outra vida, e desejava comprar o perdão dos pecados, o dom do Espírito Santo e a vida eterna. Este era um erro condenatório de tal magnitude, que de maneira nenhuma se harmonizaria com o estado de graça.
Nossos corações são aquilo que são diante dos olhos de Deus, que não pode ser enganado, e se não podem ser justos diante de seus olhos, nossa religião é vã e de nada nos serve. O coração orgulhoso e cobiçoso não pode ser justo diante de Deus. Pode ser que um homem ande sob o poder do pecado, ainda que se revista de uma aparente forma de santidade. Quando fores tentado com dinheiro para fazer algo mal, observe quão perecível é o dinheiro e despreze-o. Não penses que o cristianismo é um meio de vida para se ganhar dinheiro neste mundo.
Há muita maldade no pensamento do coração, falsas noções, afetos corruptos, e maus projetos, dos quais devemos nos arrepender ou estaremos acabados. Porém, se nos arrependermos, serão perdoados. Aqui se duvida da sinceridade do arrependimento de Simão, não de seu perdão, se o seu arrependimento foi sincero. Conceda-nos, Senhor, um tipo de fé diferente daquela que fez Simão somente entusiasmar-se, mas não santificar o seu coração. Faça com que aborreçamos todo pensamento de fazer a religião servir os propósitos do orgulho ou da ambição. Guarda-nos, Senhor, contra este veneno sutil do orgulho espiritual, que busca glória para si mesmo, mesmo através da humildade. Faça com que busquemos somente a honra que vem de ti.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. Atos 8:1 1 Ora, ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. 19 Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. 20 Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 21 E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor. 22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; Atos 11:1,19-22 4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles. Atos 15:4 2 e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus no evangelho de Cristo, para vos fortalecer e vos exortar acerca da vossa fé; 1 Tessalonicenses 3:2 41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; Atos 2:41 11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. Atos 17:11 23 Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mateus 13:23 48 Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia. João 12:48 13 Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. 1 Tessalonicenses 2:13 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 2 Tessalonicenses 2:10 1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. 2 E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam. 3 Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. Atos 3:1-3 9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2:9 8 e Jesus enviou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. Lucas 22:8