Comentário Bíblico
Adventista
E, percorrendo - (cba)
Atos 16:6
Evidências textuais atestam a variante “mas eles percorreram”, em vez de “e, percorrendo”. A construção grega de Atos 16:5,6 subentende uma divisão na narrativa neste ponto. Um episódio termina e outro começa, isto é relevante para a interpretação dos versículos a seguir.
Região frígio-gálata - (cba)
Atos 16:6
A Frigia era uma área meio indefinida no oeste da Ásia Menor. Este nome era usado por significado etnológico, e não político. Naquele período, a região não era uma província romana. A mensagem do evangelho pode ter sido levada para lá por habitantes da região que se encontravam em Jerusalém no dia de Pentecostes. A Frigia era de interesse especial para os cristãos, pois no futuro incluiria as igrejas do vale do Lico, Colossos e Laodiceia (ver Nota Adicional a Atos 16).
Já a Galácia era a terra dos gauleses (do gr. galatai). Uma grande parte do povo gaulês havia se mudado para o oeste, na Europa, ocupando o território que passou a ser conhecido por Gália, o qual corresponde aproximadamente à atual França. No 3° século a.C., outra parte do mesmo povo se dirigiu para o sul, passando pela Grécia e Ásia Menor, onde se estabeleceram, na região central, absorvendo muitos dos povos frígios. Os gálatas, por sua vez, foram conquistados pelos romanos e, em 25 a.C., nos dias de Augusto César, seu território se transformou numa província romana. Os habitantes falavam um dialeto celta semelhante ao usado pelos gauleses na Europa ocidental e conservaram a rapidez na manifestação de emoções e a tendência a mudanças súbitas que caracterizavam o temperamento celta. Logo aderiram à religião frigia, com sua adoração à grande deusa da terra Cibele, marcada por orgias. Em seus templos, foram encontrados sacerdotes eunucos consagrados a seu serviço (ver com. de Gálatas 5:12). A sede dessa adoração ficava na cidade de Pessino.
Em Gálatas 4:13-15 (ver com. da passagem), Paulo se refere a esta visita à Galácia, onde parece ter sido forçado a ficar por causa de uma enfermidade grave, talvez ligada a seus olhos. Muitos comentaristas entendem que a declaração de Paulo sobre um “espinho na carne” (2 Coríntios 12:7; ver com. de Atos 9:18) se refere a uma doença nos olhos. É provável que isso tenha levado a uma permanência mais longa na região do que o apóstolo planejava. Durante o período de doença, os gálatas tiveram a oportunidade de demonstrar sua devoção singular a Paulo. Ele declara que aqueles cristãos teriam “arrancado os próprios olhos”, se pudessem trocar com o apóstolo e, assim, aliviar seu sofrimento. Acreditavam ser motivo de “exultação” ter alguém como Paulo no meio deles. Os gálatas o receberam “como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus”. A lembrança dessa recepção tornou a tristeza do apóstolo ainda mais amarga quando descobriu que os gálatas se desviaram sob a influência de mestres judaizantes e os repreendeu por haverem deixado seu primeiro amor.
- 13 e vós sabeis que por causa de uma enfermidade da carne vos anunciei o evangelho a primeira vez, 14 e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus. 15 Onde está, pois, aquela vossa satisfação? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos, e mos teríeis dado. Gálatas 4:13-15 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 2 Coríntios 12:7 18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado. Atos 9:18
Tendo sido impedidos - (cba)
Atos 16:6
Subentende-se que a proibição do Espírito fora feita logo depois que o grupo partiu do distrito de Icônio, antes de entrar na Frigia (ver Nota Adicional a Atos 16).
Espírito Santo - (cba)
Atos 16:6
Lucas não conta (ver com. de Atos 2:4; Atos 8:29,39; Atos 13:2) como o Espírito instruiu Paulo, se por sugestão interior, visões noturnas ou profecias dadas àqueles que receberam o dom (cf. Atos 21:4). De alguma forma, porém, Paulo soube que Deus, por meio do Espírito, estava impedindo-o de entrar na Ásia e depois na Bitínia (Atos 16:7), portanto, não iria para nenhuma dessas regiões. Por um tempo, ficou distante da Ásia e de suas fervilhantes cidades como Efeso, Esmirna e Sardes, que tinham grandes comunidades de judeus e eram grandes centros de adoração pagã. Elas deveríam exercer um forte apelo sobre Paulo, mas ele era obediente às ordens do Espírito. Por isso, o grupo de missionários foi conduzido através da costa noroeste, sem saber onde se concentrariam os esforços seguintes.
- 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2:4 29 Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho. Atos 8:29,39 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13:2 4 Havendo achado os discípulos, demoramo-nos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém. Atos 21:4 7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Atos 16:7
Na Ásia - (cba)
Atos 16:6
Ver com. de Atos 2:9; ver Nota Adicional a Atos 16.
Nota Adicional a Atos 16 - (cba)
Atos 16:1-40
A narrativa de Lucas em Atos 16:6-8 dá origem a dois problemas relacionados entre si. O primeiro diz respeito à rota de Paulo pela região central da Ásia Menor e o segundo está ligado à identidade das igrejas da Galácia. O estudo desses dois questionamentos resultou na criação das teorias do norte e do sul da Galácia. Sir William Ramsay, o principal defensor da teoria meridional, diz que a epístola de Paulo aos gálatas se dirigia às igrejas fundadas no sul da Galácia durante a primeira viagem missionária. J. B. Lightfoot, Kirsopp Lake e outros acreditam que a carta foi escrita para as igrejas que surgiram como fruto do ministério de Paulo no norte da Galácia durante a segunda viagem missionária, conforme o registro de Atos 16:6-8. Não é possível encontrar uma resposta definitiva para esses problemas, mas é possível obter uma compreensão mais clara das questões envolvidas ao se considerar certas expressões-chaves da passagem:
1. A região frígio-gálata (Atos 16:6), do gr. phrugia kai galatikê chora. O sentido desta expressão já foi alvo de muito debate, e visões divergentes continuam a ser defendidas pelos eruditos. Contudo, o peso das evidências contextuais e gramaticais parece sugerir que Lucas estava se referindo a dois distritos ligados: a Frigia e uma área mais indefinida habitada pelos gálatas. A história da Frigia remonta ao segundo milênio a.C., quando invasores frígios desceram dos Bálcãs, dominaram uma parte do povo heteu no oeste da Ásia Menor e estabeleceram o próprio distrito étnico. Cerca de mil anos depois, em 278 a.C., os gauleses invadiram a Ásia Menor a partir do norte, destruíram o que restava da Frigia e lançaram as bases do que passou a ser conhecido posteriormente como Galácia (ver com. de Atos 16:6). Na época de Lucas, a província romana da Galácia se estendia pela região central da Ásia Menor na direção norte-sul, incluindo áreas que não correspondiam à Galácia no sentido original do termo. O fato de Lucas não se referir a essa divisão política pode ser inferido pelo uso da palavra chora, de sentido mais genérico, para denotar “terra”, “país” ou “região '. Não era, portanto, um termo técnico usado para definir áreas políticas específicas. Portanto, parece provável que, depois de visitar Listra, Icônio e outras cidades da Licaônia (Atos 16:1-4; Atos 14:6), Paulo e seu grupo se dirigiram para o oeste, rumo à Frigia, e para o norte, rumo à região conhecida localmente como Galácia. Em ambas, pregaram as boas-novas a habitantes pagãos, fundando grupos de crentes que se transformaram nas igrejas gálatas (AA, 207, 208).
- 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; Atos 16:6 1 Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; 2 do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. 3 Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. 4 Quando iam passando pelas cidades, entregavam aos irmãos, para serem observadas, as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Atos 16:1-4 6 eles, sabendo-o, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e a região circunvizinha; Atos 14:6
2. Ásia. Há várias interpretações para este termo. Mas, no contexto, elas podem ser reduzidas a duas: (1) a província romana da Ásia, que abrangia o extremo oeste da península da Ásia Menor; e (2) a região litorânea dessa província, margeando as praias orientais do mar Egeu, onde ficavam cidades gregas como Efeso, Esmirna, Pérgamo e Laodiceia (cf. Ap 1-3). Na tentativa de decidir qual das duas é a proposta por Lucas, depara-se com uma questão gramatical na narrativa que precisa ficar clara. É possível que a construção grega em Atos 16:6 sugira que Paulo e seus companheiros foram pregar na região frígio-gálata ;porque haviam sido impedidos de pregar na Ásia pelo Espírito (ver com. de Atos 16:6). Tal interpretação situa a proibição depois que deixaram a área das cidades nas quais já haviam fundado igrejas, subentendendo que a Galácia se referiría a uma região diferente. Segundo essa interpretação, eles teriam o plano de passar da região onde haviam trabalhado antes para a Ásia. Nesse caso, “Ásia” poderia se referir à província, uma vez que sua fronteira ficava perto das cidades que haviam acabado de visitar (Atos 16:1,2,4). A objeção de que, em seguida, eles passaram pela província da Ásia ao ir a Trôade (Atos 16:8) pode ser desfeita ao se perceber que a orientação do Espírito impediu a pregação da palavra na região (Atos 16:6), mas não os proibiu de passar por ali. Em contrapartida, Laodiceia, a mais oriental das cidades gregas, também estava próxima dos viajantes e pode ser que Paulo tivesse o plano de visitá-la. Parece que a limitação linguística fazia seu plano regular se concentrar em regiões de fala grega, em vez de tentar se lançar na tarefa de propagar o evangelho por meio de intérpretes em idiomas nos quais ele era incapaz de se comunicar. Além disso, qualquer que tenha sido sua rota exata, com certeza não passou por aquelas cidades gregas nessa ocasião. Portanto, a segunda alternativa é uma interpretação aceitável. Atos 2:9,10 favorece esta ideia, ao deixar claro que a Ásia e a Frigia eram regiões separadas, ao passo que a província da Ásia, sem dúvida, incluía parte da Frigia. Portanto, os evangelistas cumpriram a ordem divina passando pela fronteira oriental da província romana da Ásia sem parar para pregar ou não entrando na região urbana grega densamente povoada que se espalhava rumo ao interior desde o mar Egeu.
- 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; Atos 16:6 1 Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; 2 do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. 4 Quando iam passando pelas cidades, entregavam aos irmãos, para serem observadas, as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Atos 16:1,2,4 8 Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade. Atos 16:8 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Atos 2:9,10
3. Mísia (Atos 16:7). Era o promontório no extremo noroeste da Ásia Menor, que fazia fronteira com o Helesponto e com o mar de Mármara (Propontis) ao norte, e com o Egeu, a oeste. Ficava dentro dos limites da província da Ásia. Lucas usa a expressão kata tên Musian, que pode ser traduzida por “em frente à Mísia", mostrando que ele estava nas redondezas da Mísia, sem necessariamente ter entrado. Isso está em harmonia com a declaração de Paulo de que desejava ir à Bitínia, adjacente à Mísia, a leste. Parece que o grupo de cristãos saíra do oeste, da região frígio-gálata, até perto da junção entre a Bitínia e a Mísia, com a intenção de evangelizar primeiramente a Bitínia. Mais uma vez, o Espírito interveio, a entrada na Bitínia foi proibida e o grupo se dirigiu ao oeste, passando perto da fronteira sul da Mísia, entrando, por fim, no distrito, a caminho de Trôade, seu porto principal.
E importante então concentrar a atenção no problema com a Galácia. Os que defendem a teoria do sul da Galácia acreditam que, durante a primeira viagem missionária, o trabalho de Paulo dentro e em torno das cidades de Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe fundou igrejas que pocleriam ser legitimamente chamadas de “gálatas”, uma vez que todas se localizavam dentro das fronteiras da província romana da Galácia. Mas é difícil harmonizar tal teoria com a linguagem cuidadosa de Lucas. Ele fala de Antioquia da Pisídia (ver com. de Atos 13:14), não localiza Icônio dentro de nenhuma região política (Atos 13:51; Atos 14:1) e, especificamente, identifica Listra e Derbe como cidades licaônicas (Atos 14:6). Em nenhuma parte, ele relaciona qualquer dessas cidades à Galácia. Em contrapartida, ele faz menção específica à “Galácia” na segunda viagem missionária e parece distingui-la de todas as áreas mencionadas até então. Conforme já demonstrado, Paulo saiu da Licaônia e foi para a Frigia, um distrito distinto da Galácia (Atos 16:6; Atos 18:23), embora os dois, possivelmente, tivessem uma ligação íntima. Logo, parece provável que as “igrejas da Galácia” (Gálatas 1:2) sejam as fundadas pelo apóstolo depois de sair da Frigia e antes de chegar à fronteira da Bitínia e da Mísia. Alguns argumentam que a teoria do norte da Galácia estendería as viagens de Paulo aos distritos setentrionais da província da Galácia, em torno da capital Ancyra (atual Ancara). Tal extensão é possível, mas não necessária. É razoável limitar o trabalho de Paulo a uma região logo ao sul da Bitínia, levando à adoção de uma versão modificada da teoria do norte da Galácia. A divergência de opiniões em relação a este problema não é vital para a integridade do livro de Atos. Entretanto, é útil ter uma ideia tão clara quanto possível da localização das igrejas às quais Paulo escreveu a importante epístola aos Gálatas.
- 14 Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se. Atos 13:14 51 Mas estes, sacudindo contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio. Atos 13:51 1 Em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo que creu uma grande multidão tanto de judeus como de gregos. Atos 14:1 6 eles, sabendo-o, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e a região circunvizinha; Atos 14:6 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; Atos 16:6 23 E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos. Atos 18:23 2 e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Gálatas 1:2
Com a chegada do apóstolo a Trôade, a incerteza em relação a sua rota desaparece. A maior e mais frutífera parte da segunda viagem missionária estava à frente, e a Europa se encontrava prestes a receber o evangelho.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 16:6-15
O itinerário dos ministros e o seu labor na dispensação dos meios da graça, estão submetidos particularmente à condução e à direção divina. Devemos seguir a providência, e se ela não nos permitir realizar alguma coisa que procuremos fazer, devemos submetermo-nos e crer que é para o melhor. O povo necessita de muita ajuda para as suas almas, e é o seu dever buscá-la e convidar dentre os ministros aqueles que possam ajudá-los. Os chamados de Deus devem ser atendidos com presteza.
Os adoradores de Deus deveriam ter uma assembléia solene no dia de repouso.
Aqueles que não têm igreja disponível devem agradecer pelos lugares mais privados e recorrer a eles sem abandonar as reuniões, de acordo com as suas oportunidades.
Entre os ouvintes de Paulo havia uma mulher chamada Lídia. Tinha um trabalho honesto, que o historiador registra para elogio dela. Mesmo que desempenhasse esse trabalho, encontrava tempo para fazer aquilo que beneficiava a sua alma. Dizer que temos um negócio para administrar não nos escusará dos deveres religiosos; não temos também um Deus para servir e almas para cuidar? A religião não nos tira de nossos trabalhos no mundo, mas nos dirige neles. O orgulho, o préjulgamento e o pecado deixam de fora as verdades de Deus, até que a sua graça lhes abra caminho para o entendimento e para os afetos; somente o Senhor pode abrir os nossos corações, para que recebamos e creiamos em sua Palavra. Devemos crer em Jesus Cristo; não há acesso a Deus Pai, senão através do Filho como Mediador.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Atos 2:10 23 E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos. Atos 18:23 23 E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos. Atos 18:23 1 Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. 1 Coríntios 16:1 2 e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Gálatas 1:2 1 ó insensatos gálatas! quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi representado Jesus Cristo como crucificado? Gálatas 3:1 10 pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia; 2 Timóteo 4:10 1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos peregrinos da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. 1 Pedro 1:1 7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Atos 16:7 19 Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: Eis que dois homens te procuram. Atos 10:19 12 Disse-me o Espírito que eu fosse com eles, sem hesitar; e também estes seis irmãos foram comigo e entramos na casa daquele homem. Atos 11:12 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. 4 Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Atos 13:2-4 28 Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. Atos 20:28 7 Davi, meu pai, teve no seu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do Senhor, Deus de Israel. 8 Mas o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto tiveste no teu coração o propósito de edificar uma casa ao meu nome, fizeste bem em ter isto no teu coração. 9 Contudo tu não edificarás a casa, mas teu filho, que há de proceder de teus lombos, esse edificará a casa ao meu nome. 2 Crônicas 6:7-9 21 e os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda. Isaías 30:21 11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. 12 Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão. Amós 8:11,12 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:11 8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Hebreus 11:8 10 Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor. 26 e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. 27 E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram. Atos 19:10,26,27 4 Acompanhou-o Sópater de Beréia, filho de Pirro; bem como dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo; Gaio de Derbe e Timóteo; e dos da Ásia, Tíquico e Trófimo. 16 Porque Paulo havia determinado passar ao largo de Éfeso, para não se demorar na Ásia; pois se apressava para estar em Jerusalém no dia de Pentecostes, se lhe fosse possível. Atos 20:4,16 8 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos; 2 Coríntios 1:8 15 Bem sabes isto, que me abandonaram todos os que estão na Ásia, entre eles Fígelo e Hermógenes. 2 Timóteo 1:15 1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos peregrinos da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. 1 Pedro 1:1 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. Apocalipse 1:4,11 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, Atos 2:9