Comentário Bíblico
Adventista
Buscarem a Deus - (cba)
Atos 17:27
Evidências textuais favorecem a variante adotada pela ARA, mas também há evidências para a tradução “buscar a Divindade”. O sentido, porém, é claro: Deus planejou a criação a fim de que todos que desejassem pudessem buscá-Lo e encontrá-Lo.
Se, porventura - (cba)
Atos 17:27
Do gr. ei ara ge, “se então de fato” ou “para que de fato”. Deus espera que os seres humanos O busquem. A única dúvida envolvida é que nem sempre as pessoas optam por fazê-lo.
Tateando - (cba)
Atos 17:27
Do gr. gsêlaphaõ, “manusear”, “tocar” ou “sentir ”, usado na LXX para o ato de apalpar no escuro (Deuteronômio 28:29; João 5:14; etc.). A imagem descreve muito bem a busca às cegas dos seres humanos por conhecimento do Ser supremo.
- 29 Apalparás ao meio-dia como o cego apalpa nas trevas, e não prosperarás nos teus caminhos; serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve. Deuteronômio 28:29 14 Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. João 5:14
Tateando, O possam achar - (cba)
Atos 17:27
O altar ao deus desconhecido era testemunha de que eles não O haviam achado. “O mundo não O conheceu por sua própria sabedoria” (1 Coríntios 1:21). Mas Paulo deu a certeza de que aquele que O busca de verdade poderia conhecê-Lo. Deus deseja ser achado. Ele é o “galardoador dos que O buscam" (Hebreus 11:6).
- 21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem. 1 Coríntios 1:21 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
Não está longe - (cba)
Atos 17:27
A frase inteira é bem enfática e diz, literalmente: “e, contudo, Ele não está longe de cada um de nós”. Não há dúvida nas palavras de Paulo; pelo contrário, ele faz uma declaração inegável de fatos. O Senhor está perto dos seres humanos, mesmo quando estes não O reconhecem. Isso torna relativamente simples para as pessoas encontrar a Deus, pois Ele está ao lado delas, esperando que despertem e as auxiliando em seus esforços para descobri-Lo. Deus pode Se revelar e o faz de acordo com o grau de zelo e vontade demonstrado por aqueles que O procuram. Neste ponto, os estoicos encontrariam um paralelo entre seus próprios ensinos e o pensamento de Paulo, mas os epicureus o rejeitariam, pois as palavras do apóstolo constituíam um ataque ao ateísmo básico de seu sistema filosófico.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Atos 17:22-29
Veja Romanos 1:20-25.
Nota
Atos 17:22-34
Veja 1 Coríntios 2:1-5.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 17:22-31
Aqui temos um sermão para os pagãos que adoravam falsos deuses e estavam no mundo sem o Deus verdadeiro; e para eles, o alcance deste discurso era diferente daquele que o apóstolo pregava para os judeus. Neste último caso, sua tarefa era guiar os seus ouvintes por profecias e milagres, ao conhecimento do Redentor e à fé nEle; no anterior era levá-los a conhecer o Criador pelas obras comuns da providência, e a adorá-lo.
O apóstolo se referiu a um altar que tinha visto, no qual havia a inscrição: "Ao Deus desconhecido". Este fato foi atestado por muitos escritores. Após multiplicarem ao máximo o número de seus ídolos, algumas pessoas de Atenas pensaram que havia outro Deus, do qual nada sabiam. E ainda hoje há muitos que se dizem cristãos, zelosos em suas devoções, mesmo que o grande objeto de sua adoração seja um Deus desconhecido. Observe as coisas gloriosas que Paulo disse aqui desse Deus ao qual servia, e desejava que eles servissem.
O Senhor havia tolerado por muito tempo a idolatria, mas agora os tempos desta ignorância estavam chegando ao fim, e por intermédio de seus servos manda a todos os homens de todas as panes que se arrependam de sua idolatria. Todas as seitas dos homens doutos devem ter se sentido sumamente afetada pelo discurso do apóstolo, que tinha a intenção de demonstrar o vazio ou a falsidade de suas doutrinas.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 500

Profetas e Reis, Pág. 50

Atos dos Apóstolos, Pág. 20

Atos dos Apóstolos, Pág. 238

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 69
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 para que o resto dos homens busque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais é invocado o meu nome, Atos 15:17 1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. 4 Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os consfins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, 5 que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr a sua carreira. 6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até a outra extremidade deles; e nada se esconde ao seu calor. Salmos 19:1-6 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; Romanos 1:20 4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Romanos 2:4 17 Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações. Atos 14:17 27 Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que o céu, e até o céu dos céus, não te podem conter; quanto menos esta casa que edifiquei! 1 Reis 8:27 1 Senhor, tu me sondas, e me conheces. 2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. 4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. 5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. 7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? 8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda; 12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa. 13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Salmos 139:1-13 23 Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? 24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor. Jeremias 23:23,24 7 Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o é a nós o Senhor nosso Deus todas as vezes que o invocamos? Deuteronômio 4:7