Comentário Bíblico
Adventista
Todos os de Atenas - (cba)
Atos 17:21
Isto é, “todos os atenienses ’. Este versículo é um parêntese para explicar os anteriores. A curiosidade incansável da mente ateniense era notória. Em palavras quase idênticas às usadas por Lucas, Demóstenes reprovou seus concidadãos pelo tempo ocioso que passavam na agora, pedindo notícias sobre Filipe e os movimentos macedônicos, ou sobre as ações de seus enviados, quando deveríam dedicar seus esforços à preparação para a guerra (/ Filt-picas, 10-13 [43]).
Estrangeiros - (cba)
Atos 17:21
Isto é, residentes estrangeiros; havia grande número deles em Atenas. A vida intelectual da cidade atraía um grupo bem variado: jovens romanos enviados para concluir os estudos, artistas, observadores, filósofos e amantes da curiosidade de todas as províncias do império e até de fora dele.
Não cuidavam senão - (cba)
Atos 17:21
Mais literalmente, “tinham prazer em”. O tempo do verbo grego sugere que este era seu estado mental constante, quando todo o tempo de alguém é gasto em determinada ocupação, não sobrando momentos vagos para nada mais. Os atenienses encontravam tempo para correr atrás de novidades e para quase nada além disso.
As últimas novidades - (cba)
Atos 17:21
Literalmente, “alguma coisa mais nova”. Essa propensão do povo de Atenas é confirmada por declarações de autores clássicos. Tucídides relata Clêon reclamando de seus conterrâneos, que tinham o hábito de desempenhar o papel de “espectadores de palavras e ouvintes de atos” (História, iii.38.3; ed. Loeb, Thucydides, vol. 2, p. 63). Há referências de uma acusação semelhante feita por Demóstenes.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 17:16-21
Naquela ocasião Atenas era famosa por sua refinada erudição, sua filosofia e belas artes, mas ninguém é mais infantil e supersticioso, mais ímpio ou mais incrédulo que algumas pessoas consideradas eminentes por seu saber e habilidade. A cidade estava totalmente entregue à idolatria.
O zeloso advogado da causa de Cristo está disposto a alegar em seu favor, a toda classe de pessoas, conforme tenha ocasião. A maioria destes homens doutos não deu crédito a Paulo; porém, alguns, cujos princípios eram os que mais diretamente contrariavam o cristianismo, fizeram comentários sobre ele. O apóstolo sempre tratava de dois pontos que, indiscutivelmente, são as principais doutrinas do cristianismo: Cristo e o estado futuro. Cristo, nosso caminho; e o céu, nosso destino final. Eles consideravam isto como algo muito diferente do conhecimento ensinado e professado em Atenas durante muitos séculos; desejaram saber mais a respeito, porém, somente porque era algo novo e raro. Levaram-no ao lugar onde estavam os juízes que indagavam sobre estes assuntos. Perguntaram sobre a doutrina de Paulo, não porque fosse boa, mas porque era nova. Os grandes debatedores são sempre muito curiosos. Aqueles que assim passam o tempo, e em nada mais, têm uma conta muito desagradável a prestar pelo tempo que desperdiçaram desta forma. O tempo é precioso e temos de empregá-lo bem, porque a eternidade depende dele, porém muito se desperdiça em conversações que não trazem nenhum proveito.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Efésios 5:16 5 Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade. Colossenses 4:5 11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia; 12 a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão. 2 Tessalonicenses 3:11,12 13 e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém. 1 Timóteo 5:13 16 Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior, 17 e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto, 2 Timóteo 2:16,17 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Atos 2:10