Comentário Bíblico
Adventista
Porém - (cba)
Atos 17:34
Isto é, em contrapartida, num feliz contraste com aqueles que rejeitaram a mensagem de Paulo.
Agregaram - (cba)
Atos 17:34
Do gr. kallaõ (ver com. de Atos 5:13; Atos 9:26). Havia um poder de atração no caráter e nas palavras do apóstolo que aproximava as pessoas dele. Alguns classificam o discurso de Paulo em Atenas como um fracasso, mas tal julgamento não é justo, se considerarmos os conversos feitos alí.
- 13 Dos outros, porém, nenhum ousava ajuntar-se a eles; mas o povo os tinha em grande estima; Atos 5:13 26 Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Atos 9:26
Dionísio, o areopagita - (cba)
Atos 17:34
Isto é, um membro do conselho do Areópago (ver com de Atos 17:19). Pelo menos em tempos anteriores, para ser membro do conselho era necessário ter desempenhado uma função de autoridade, a de arconte, e ter mais de 60 anos de idade. Portanto, provavelmente este converso era alguém de elevada reputação. Segundo uma tradição atribuída por Eusébío (História Eclesiástica, iii.4.9, 10; iv.4.23) a um bispo de Corinto, este Dionísio se transformou no primeiro bispo de Atenas. Foi descoberto um elaborado tratado sobre A Hierarquia Celestial no nome deste homem, mas a data do documento é bem posterior, provavelmente, do 4° ou 5° século. A lenda dos sete campeões da crístandade transformou Dionísio em São Dinis da França.
Dâmaris - (cba)
Atos 17:34
Possivelmente Damalis, “novilha”, nome grego relativamente comum. Não há nenhuma identificação sobre essa cristã convertida. Crisóstomo e outros creem que se trate da esposa de Dionísio, mas isso não se baseia em nenhum fato conhecido.
Com eles, outros mais - (cba)
Atos 17:34
O contraste entre a expressão a “numerosa multidão” em Tessalônica (Atos 17:4) e os “muitos” em Bereia (Atos 17:12) é significativo. Também chama a atenção a total falta ele menção a Atenas nas epístolas de Paulo. A menção mais próxima é a provável inclusão dos cristãos atenienses entre “os santos em toda a Acaia” (2 Coríntios 1:1). Quando Paulo chegou a Corinto, encontrou um público de nível intelectual mais simples e pregou de acordo com os ouvintes. Ele decidiu “nada saber entre” eles, “senão a Jesus Cristo e este cruciíicado” (1 Coríntios 2:2). Concentrou sua mensagem na cruz de Cristo e o Espírito de Deus lhe concedeu sucesso notável. Mas em Atenas, Paulo foi guiado pelo mesmo Espírito a falar aos filósofos e adaptou seu discurso aos hábitos mentais deles. Não fez vários conversos, conforme observado acima, mas uma igreja foi fundada, transformando-se num memorial constante e honroso do poder do evangelho para resgatar os seres humanos da escravidão do pecado e da tentação e torná-los livres em Cristo Jesus (comparar com AA, 240-241).
- 4 E alguns deles ficaram persuadidos e aderiram a Paulo e Silas, bem como grande multidão de gregos devotos e não poucas mulheres de posição. Atos 17:4 12 De sorte que muitos deles creram, bem como bom número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens. Atos 17:12 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia: 2 Coríntios 1:1 2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 1 Coríntios 2:2
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Atos 17:22-34
Veja 1 Coríntios 2:1-5.
Simplicidade do Evangelho vs. Aprendizagem do Mundo
Atos 17:34
Ver 1 Coríntios 2:1-4. No final de seu trabalho, ele [Paulo] procurou os resultados de seu trabalho. Da grande assembléia que ouviu suas eloqüentes palavras, apenas três haviam se convertido à fé. Ele então decidiu que a partir daquele momento ele manteria a simplicidade do evangelho. Ele estava convencido de que o aprendizado do mundo era impotente para mover o coração dos homens, mas que o evangelho era o poder de Deus para a salvação ( The Review and Herald, 3 de agosto de 1911 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 17:32-34
O apóstolo foi tratado com mais civismo aparente em Atenas do que em outras partes. porém ninguém desprezou mais a sua doutrina ou tratou-a com mais indiferença. O tema que mais merece a atenção, entre todos, é aquele a quem menos atenção é dada. Aqueles que zombam, terão de sofrer as. consequências, porque a Palavra nunca, voltará vazia. Se perceberá que alguns apegam-se ao Senhor, e escutam aos seus servos fiéis. Considerar o juízo vindouro, e a Cristo como nosso juiz, deveria instar a todos a se arrependerem do pecado e voltarem-se a Ele. Qualquer que seja o tema comentado, todos os discursos devem levar a Ele, e mostrar sua autoridade. Nossa salvação e ressurreição vêm dEle e por Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 E alguns deles ficaram persuadidos e aderiram a Paulo e Silas, bem como grande multidão de gregos devotos e não poucas mulheres de posição. Atos 17:4 48 Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna. Atos 13:48 10 Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:10-11 16 Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Mateus 20:16 5 Assim, pois, também no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da graça. 6 Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Romanos 11:5,6 19 E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? Atos 17:19 48 Creu nele porventura alguma das autoridades, ou alguém dentre os fariseus? 49 Mas esta multidão, que não sabe a lei, é maldita. 50 Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: 51 A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz? 52 Responderam-lhe eles: És tu também da Galiléia? Examina e vê que da Galiléia não surge profeta. João 7:48-52 38 Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. Então foi e o tirou. 39 E Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés. 40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus, e o envolveram em panos de linho com as especiarias, como os judeus costumavam fazer na preparação para a sepultura. 41 No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim, e nesse jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda havia sido posto. 42 Ali, pois, por ser a vespera do sábado dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro, puseram a Jesus. João 19:38-42 22 Todos os santos vos saúdam, especialmente os que são da casa de César. Filipenses 4:22 19 E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? 22 Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos; Atos 17:19,22