Comentário Bíblico
Adventista
Fixando nele os olhos - (cba)
Atos 10:4
Ou, “fitando-o atentamente”, “encarando-o”.
Possuído de temor - (cba)
Atos 10:4
O anjo é chamado de “varão de vestes resplandecentes” (Atos 10:30; Atos 1:10). Na hora, sua aparição repentina aterrorizou Cornélio. Os soldados romanos que vigiavam a tumba de Cristo não tinham a sintonia espiritual de Cornélio; portanto, tremeram e ficaram como mortos na presença da glória do anjo da ressurreição (ver Mateus 28:2,4; Daniel 10:7-11).
- 30 Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandescentes, Atos 10:30 10 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, Atos 1:10 2 E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. 4 E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos. Mateus 28:2,4 7 Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder. 8 Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma. 9 Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí num profundo sono, com o rosto em terra. 10 E eis que uma mão me tocou, e fez com que me levantasse, tremendo, sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. 11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo. Daniel 10:7-11
Que é [...]? - (cba)
Atos 10:4
Com esta pergunta, Cornélio demonstrou que a visão envolvia mais do que ele podia compreender, e suas palavras mostram a prontidão em seguir a direção divina. Isto lembra a resposta de Saulo a Cristo na aparição junto a estrada de Damasco (ver Atos 9:6).
Senhor - (cba)
Atos 10:4
Do gr. kurios, título de respeito, que pode ser usado tanto para seres humanos (cf. Atos 16:30) quanto para Deus (Atos 7:33). Qual era o sentido na mente de Cornélio depende de qual foi sua primeira impressão sobre o ser celestial, se o reconheceu como um mensageiro ou como o próprio Deus. É provável que ele tenha usado a palavra em referência ao “Senhor” Deus.
- 30 e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Atos 16:30 33 Disse-lhe então o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Atos 7:33
As tuas orações e as tuas esmolas - (cba)
Atos 10:4
Ver com. de Atos 10:2. As esmolas de Cornélio consistiam numa expressão tangível da sinceridade de sua vida espiritual alimentada, como era, pelo hábito da oração.
Subiram - (cba)
Atos 10:4
A oração pode ser vista como o incenso que sobe ao trono de Deus (ver Apocalipse 5:8; Apocalipse 8:3,4) ou como a fumaça dos holocaustos, que, em hebraico, era chamada de 'olah, “aquilo que ascende”. Esta era uma expressão especialmente adequada para se referir à oração feita no momento do sacrifício da tarde (ver com. de Atos 10:3).
- 8 Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Apocalipse 5:8 3 Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. 4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. Apocalipse 8:3,4 3 cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio! Atos 10:3
Memória - (cba)
Atos 10:4
Do gr. mnêmosunon, palavra usada várias vezes na LXX para se referir à porção da carne do sacrifício que o sacerdote queimava sobre o altar (Levítico 2:2,9,16; Levítico 5:12; Levítico 6:15). Ao subir, a fumaça do sacrifício representava as orações de Israel. A mesma palavra ocorre em Tobias 12:12, passagem na qual um anjo diz: “Eu levava o memorial de vossas orações perante a glória do Senhor” (em R. H. Charles, The Apocrypha and Pseudepigrapha of the Old Testament, vol. 1, p. 234). As orações de Cornélio eram aceitas por Deus. Ele seguia “a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” e compartilhava a fé que, desde o princípio do mundo, abrira caminho para a justificação; a fé que se volta para o Deus verdadeiro que é “galardoador dos que O buscam" (Hebreus 11:6).
- 2 e a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais lhe tomará um punhado da flor de farinha e do azeite com todo o incenso, e o queimará sobre o altar por oferta memorial, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor. 9 E o sacerdote tomará da oferta de cereais o memorial dela, e o queimará sobre o altar; é oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor. 16 O sacerdote queimará o memorial dela, isto é, parte do grão trilhado e parte do azeite com todo o incenso; é oferta queimada ao Senhor. Levítico 2:2,9,16 12 e o trará ao sacerdote, o qual lhe tomará um punhado como o memorial da oferta, e a queimará sobre o altar em cima das ofertas queimadas do Senhor; é oferta pelo pecado. Levítico 5:12 15 O sacerdote tomará dela um punhado, isto é, da flor de farinha da oferta de cereais e do azeite da mesma, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de cereais, e os queimará sobre o altar por cheiro suave ao Senhor, como o memorial da oferta. Levítico 6:15 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Oração e Esmola como Doce Incenso
Atos 10:1-4
Ver Filipenses 4:18. É um favor maravilhoso para qualquer homem nesta vida ser elogiado por Deus como o foi Cornélio. E qual foi o fundamento desta aprovação? - “As tuas orações e as tuas esmolas subiram em memória de Deus.”
Nem a oração nem a esmola têm qualquer virtude em si mesmas para recomendar o pecador a Deus; a graça de Cristo, por meio de Seu sacrifício expiatório, só pode renovar o coração e tornar nosso serviço aceitável a Deus. Essa graça comoveu o coração de Cornélio. O Espírito de Cristo falou à sua alma; Jesus o havia desenhado e ele se rendeu ao desenho. Suas orações e esmolas não foram solicitadas ou extorquidas dele; não eram o preço que ele estava procurando pagar para garantir o céu; mas eram fruto de amor e gratidão a Deus.
Tal oração de um coração sincero sobe como incenso diante do Senhor; e ofertas à Sua causa e dádivas aos necessitados e sofredores são um sacrifício que Lhe agrada. Assim, os dons dos irmãos filipenses que ministraram às necessidades do apóstolo Paulo enquanto prisioneiro em Roma, são considerados "um cheiro de cheiro suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus".
A oração e a esmola estão intimamente ligadas - a expressão de amor a Deus e ao próximo. Eles são o resultado de dois grandes princípios da lei divina: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de todas as tuas forças”; e, "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Assim, embora nossos dons não possam nos recomendar a Deus ou ganhar Seu favor, eles são uma evidência de que recebemos a graça de Cristo. Eles são um teste da sinceridade de nossa profissão de amor ( The Review and Herald, 9 de maio de 1893 ).
Os Anjos Ministrando Anotam Cada Indivíduo
Atos 10:1-6
Ver Hebreus 1:14. O mesmo Santo Vigilante que diz: Eu conheço Abraão, conhecia Cornélio também e enviou Seu anjo com uma mensagem ao homem que havia recebido e aproveitado toda a luz que Deus lhe havia dado. O anjo disse: “Tuas orações e tuas esmolas subiram para um memorial diante de Deus. E agora mande homens a Jope, e chame um Simão, cujo sobrenome é Pedro. ” Em seguida, são dadas as instruções específicas: “Ele está hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar; ele te dirá o que deves fazer”. Assim, o anjo do Senhor trabalha para colocar Cornélio em contato com o instrumento humano por meio do qual ele pode receber maior luz. Estude todo o capítulo cuidadosamente e veja a simplicidade de toda a transação. Em seguida, considere que o Senhor conhece cada um de nós pelo nome, e apenas onde vivemos, e oespírito que possuímos e cada ato de nossa vida. Os anjos ministradores estão passando pelas igrejas, notando nossa fidelidade em nossa linha individual de dever ( Carta 20a, 1893 ).
Os buscadores fervorosos não são deixados nas trevas
Atos 10:1-6
Aqui nos é dada evidência positiva de que o Senhor não deixa nas trevas aqueles que seguem toda a luz que lhes é dada, mas envia Seus anjos para se comunicarem com eles. Cornélio estava vivendo de acordo com as instruções dadas nas Escrituras do Antigo Testamento, e o Senhor enviou um mensageiro para dizer-lhe o que fazer.
Deus poderia ter dado a Cornélio todas as instruções de que precisava do anjo, mas esse não era o Seu plano. Seu propósito era colocar Cornélio em contato com os que recebiam conhecimento do alto, cuja obra era transmitir esse conhecimento aos que buscavam luz. Assim, Deus sempre lida com Seu povo ...
Cornelius obedeceu às instruções dadas. Ele se uniu à igreja e tornou-se um obreiro útil e influente junto com Deus ( Manuscrito 67, 1900 ).
Deus usa suas agências designadas
Atos 10:1-6
O anjo não lhe deu a luz que ele poderia ter dado, mas o orientou a seguir um curso pelo qual ele poderia entrar em contato com alguém que poderia lhe dizer verdade preciosa ....
Cornélio obedeceu implicitamente à instrução, e o mesmo anjo foi até Pedro e deu-lhe suas instruções. Este capítulo [ Atos 10] contém muitos conselhos preciosos para nós e devemos estudá-los com humilde atenção. Quando o Senhor tem Seus instrumentos designados pelos quais dá ajuda às almas, e os homens desrespeitam esses instrumentos e se recusam a receber ajuda deles e decidem que serão ensinados diretamente por Deus, o Senhor não satisfaz seu desejo. O homem que assume tal posição corre o risco de se aliar à voz de estranhos e ser conduzido a falsos caminhos. Tanto Cornélio quanto Pedro foram instruídos sobre o que deveriam fazer e obedeceram à palavra do anjo. Cornélio reuniu sua família para ouvir a mensagem de luz de Pedro. Se ele tivesse dito: Não serei ensinado por homem algum, o anjo de Deus o teria deixado por sua própria conta; mas essa não foi sua atitude ( The Review and Herald, 10 de outubro de 1893 ).
Muitos hoje, como Cornelius
Atos 10:1-6
Muitos hoje estão na mesma posição que Cornelius. Estão vivendo de acordo com a luz que receberam, e Deus fala com eles, como falou com Cornélio, e os conduz por Seus instrumentos designados ao lugar onde receberão a verdade em um coração bom e honesto. Deus se revela àqueles que se esforçam para formar um caráter que Ele possa aprovar. As orações daqueles que O temem, que reconhecem suas obrigações para com Ele, são ouvidas e atendidas. O Senhor dá atenção especial àqueles que andam na luz que Ele lhes deu, que testificam por suas obras que estão tentando honrar a Deus. Por meio de um Pedro, Ele apresentará a pérola de grande valor, e por meio de um Cornélio e sua família, muitas almas serão trazidas à luz ( The Review and Herald, 8 de agosto de 1899)
Pelas maravilhosas obras de Deus, Cornélio foi levado a trazer sua vida enérgica e fiel em conexão com os discípulos de Cristo. Assim será nos últimos dias. Muitos valorizarão a sabedoria de Deus acima de qualquer vantagem terrena e obedecerão à Palavra de Deus como o padrão supremo. Esses serão conduzidos a grande luz. Eles chegarão ao conhecimento da verdade e procurarão obter essa luz da verdade diante dos seus conhecidos que, como eles, estão ansiosos pela verdade. Assim, eles se tornam portadores de luz conscienciosos para o mundo. Eles próprios constrangidos pelo amor de Deus, eles irão constranger outros e aproveitarão cada oportunidade para convidar e encorajar outros a vir e ver a beleza da verdade, e dar suas habilidades para o avanço da obra de Deus ( Manuscrito 97, 1898 ) .
Alguns que são contados entre os mercadores e príncipes assumirão a posição de obedecer à verdade. Os olhos de Deus estão sobre aqueles que agem de acordo com a luz que receberam, mantendo sua integridade. Cornélio ... manteve sua experiência religiosa, caminhando estritamente de acordo com a luz que havia recebido. Deus estava de olho nele e enviou Seu anjo com uma mensagem para ele. O mensageiro celestial passou pelos hipócritas, foi até Cornélio e chamou-o pelo nome ( Manuscrito 97, 1898 ).
Muito se fala a respeito de nosso dever para com os pobres negligenciados. Não deveria alguma atençãoser dado aos ricos negligenciados? Muitos consideram essa classe sem esperança e pouco fazem para abrir os olhos daqueles que, cegos e ofuscados pelo brilho da glória terrestre, perderam a eternidade em seus cálculos. Milhares de homens ricos foram para o túmulo sem avisar. Mas por mais indiferentes que possam parecer, muitos entre os ricos têm o peso da alma. ...
Riquezas e honras mundanas não podem satisfazer a alma. Muitos entre os ricos anseiam por alguma segurança divina, alguma esperança espiritual. Muitos desejam algo que acabe com a monotonia de sua vida sem objetivo. Muitos na vida oficial sentem necessidade de algo que não têm. Poucos entre eles vão à igreja, pois sentem que recebem pouco benefício. O ensino que ouvem não toca o coração. Não faremos nenhum apelo especial a eles?
Deus chama obreiros sinceros e humildes, que levem o evangelho às classes mais altas. Não é por nenhum toque casual e acidental que as almas ricas e amantes do mundo podem ser atraídas a Cristo. Esforço pessoal decidido deve ser feito por homens e mulheres imbuídos do espírito missionário, aqueles que não falharão nem desanimarão ( The Review and Herald, 6 de abril de 1911 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 10:1-8
Até agora ninguém havia sido batizado na Igreja cristã, exceto judeus, samaritanos e os prosélitos que foram circuncidados e observavam a lei cerimonial; agora, os gentios eram chamados a participar de todos os privilégios do povo de Deus, sem ter que primeiramente tornarem-se judeus.
A religião pura e sem contaminação, às vezes, é encontrada onde menos esperamos. Onde quer que o temor de Deus reine no coração, se manifestará em obras de caridade e piedade, sem que uma seja escusa da outra. Cornélio tinha fé verdadeira na Palavra de Deus, à medida que a entendia, ainda que não possuísse uma fé clara em Cristo. Esta foi a obra do Espírito de Deus, pela mediação de Jesus Cristo ainda antes que Cornélio o conhecesse, como acontece com todos nós, que antes estávamos mortos em pecado, quando somos vivificados. Por meio de Cristo, as suas orações e esmolas, que de outra maneira seriam rejeitadas, também foram aceitas. Cornélio foi obediente à visão celestial, sem discutir nem demorar. Não percamos tempo nos assuntos de interesse da nossa alma.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 133

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 264

Conselhos para a Igreja, Pág. 288

Nos Lugares Celestiais, Pág. 314

Vidas Que Falam, Pág. 336

Este Dia com Deus, Pág. 358

Testemunhos Seletos 1, Pág. 385

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 81
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo. Daniel 10:11 12 E Zacarias, vendo-o, ficou turbado, e o temor o assaltou. 29 Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. Lucas 1:12,29 5 e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? Lucas 24:5 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6 mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. Atos 9:5,6 10 Então disse eu: Senhor que farei? E o Senhor me disse: Levanta-te, e vai a Damasco, onde se te dirá tudo o que te é ordenado fazer. Atos 22:10 10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. 1 Samuel 3:10 31 e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Atos 10:31 33 ouve então do céu, lugar da tua habitação, e faze conforme tudo o que o estrangeiro te suplicar, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, e te temam como o teu povo Israel, e saibam que pelo teu nome é chamada esta casa que edifiquei. 2 Crônicas 6:33 24 Naqueles dias Ezequias, adoecendo, estava à morte: e orou ao Senhor o qual lhe respondeu, e lhe deu um sinal. 2 Crônicas 32:24 2 Suba a minha oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde! Salmos 141:2 26 Procura lembrar-me; entremos juntos em juizo; apresenta as tuas razães, para que te possas justificar! Isaías 43:26 16 Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome. Malaquias 3:16 13 Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João; Lucas 1:13 6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; Filipenses 4:6 19 Não falei em segredo, nalgum lugar tenebroso da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me no caos; eu, o Senhor, falo a justiça, e proclamo o que é reto. Isaías 45:19 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Filipenses 4:18 10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. Hebreus 6:10 16 Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Hebreus 13:16 4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. Atos 3:4 4 E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. Apocalipse 8:4 13 Em verdade vos digo que onde quer que for pregado em todo o mundo este evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua. Mateus 26:13
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 133

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 264

Conselhos para a Igreja, Pág. 288

Nos Lugares Celestiais, Pág. 314

Vidas Que Falam, Pág. 336

Este Dia com Deus, Pág. 358

Testemunhos Seletos 1, Pág. 385

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 81