Comentário Bíblico
Adventista
Claramente - (cba)
Atos 10:3
Do gr. phanerõs, “distintamente” ou “evidentemente”.
Uma visão - (cba)
Atos 10:3
Do gr. horama, “aquilo que é visto" e, sobretudo, como aqui, uma visão concedida por Deus. A expressão “durante uma visão” também poderia ser traduzida por “em visão” (ver com. de 1 Samuel 3:1).
Hora nona - (cba)
Atos 10:3
Esta era a hora da oração vespertina no templo (ver com. de Mateus 27:45; Atos 3:1). Parece que Cornélio havia adotado os horários judaicos de oração e estava orando quando recebeu a visão (Atos 10:30).
- 45 E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona. Mateus 27:45 1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. Atos 3:1 30 Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandescentes, Atos 10:30
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Oração e Esmola como Doce Incenso
Atos 10:1-4
Ver Filipenses 4:18. É um favor maravilhoso para qualquer homem nesta vida ser elogiado por Deus como o foi Cornélio. E qual foi o fundamento desta aprovação? - “As tuas orações e as tuas esmolas subiram em memória de Deus.”
Nem a oração nem a esmola têm qualquer virtude em si mesmas para recomendar o pecador a Deus; a graça de Cristo, por meio de Seu sacrifício expiatório, só pode renovar o coração e tornar nosso serviço aceitável a Deus. Essa graça comoveu o coração de Cornélio. O Espírito de Cristo falou à sua alma; Jesus o havia desenhado e ele se rendeu ao desenho. Suas orações e esmolas não foram solicitadas ou extorquidas dele; não eram o preço que ele estava procurando pagar para garantir o céu; mas eram fruto de amor e gratidão a Deus.
Tal oração de um coração sincero sobe como incenso diante do Senhor; e ofertas à Sua causa e dádivas aos necessitados e sofredores são um sacrifício que Lhe agrada. Assim, os dons dos irmãos filipenses que ministraram às necessidades do apóstolo Paulo enquanto prisioneiro em Roma, são considerados "um cheiro de cheiro suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus".
A oração e a esmola estão intimamente ligadas - a expressão de amor a Deus e ao próximo. Eles são o resultado de dois grandes princípios da lei divina: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de todas as tuas forças”; e, "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Assim, embora nossos dons não possam nos recomendar a Deus ou ganhar Seu favor, eles são uma evidência de que recebemos a graça de Cristo. Eles são um teste da sinceridade de nossa profissão de amor ( The Review and Herald, 9 de maio de 1893 ).
Os Anjos Ministrando Anotam Cada Indivíduo
Atos 10:1-6
Ver Hebreus 1:14. O mesmo Santo Vigilante que diz: Eu conheço Abraão, conhecia Cornélio também e enviou Seu anjo com uma mensagem ao homem que havia recebido e aproveitado toda a luz que Deus lhe havia dado. O anjo disse: “Tuas orações e tuas esmolas subiram para um memorial diante de Deus. E agora mande homens a Jope, e chame um Simão, cujo sobrenome é Pedro. ” Em seguida, são dadas as instruções específicas: “Ele está hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar; ele te dirá o que deves fazer”. Assim, o anjo do Senhor trabalha para colocar Cornélio em contato com o instrumento humano por meio do qual ele pode receber maior luz. Estude todo o capítulo cuidadosamente e veja a simplicidade de toda a transação. Em seguida, considere que o Senhor conhece cada um de nós pelo nome, e apenas onde vivemos, e oespírito que possuímos e cada ato de nossa vida. Os anjos ministradores estão passando pelas igrejas, notando nossa fidelidade em nossa linha individual de dever ( Carta 20a, 1893 ).
Os buscadores fervorosos não são deixados nas trevas
Atos 10:1-6
Aqui nos é dada evidência positiva de que o Senhor não deixa nas trevas aqueles que seguem toda a luz que lhes é dada, mas envia Seus anjos para se comunicarem com eles. Cornélio estava vivendo de acordo com as instruções dadas nas Escrituras do Antigo Testamento, e o Senhor enviou um mensageiro para dizer-lhe o que fazer.
Deus poderia ter dado a Cornélio todas as instruções de que precisava do anjo, mas esse não era o Seu plano. Seu propósito era colocar Cornélio em contato com os que recebiam conhecimento do alto, cuja obra era transmitir esse conhecimento aos que buscavam luz. Assim, Deus sempre lida com Seu povo ...
Cornelius obedeceu às instruções dadas. Ele se uniu à igreja e tornou-se um obreiro útil e influente junto com Deus ( Manuscrito 67, 1900 ).
Deus usa suas agências designadas
Atos 10:1-6
O anjo não lhe deu a luz que ele poderia ter dado, mas o orientou a seguir um curso pelo qual ele poderia entrar em contato com alguém que poderia lhe dizer verdade preciosa ....
Cornélio obedeceu implicitamente à instrução, e o mesmo anjo foi até Pedro e deu-lhe suas instruções. Este capítulo [ Atos 10] contém muitos conselhos preciosos para nós e devemos estudá-los com humilde atenção. Quando o Senhor tem Seus instrumentos designados pelos quais dá ajuda às almas, e os homens desrespeitam esses instrumentos e se recusam a receber ajuda deles e decidem que serão ensinados diretamente por Deus, o Senhor não satisfaz seu desejo. O homem que assume tal posição corre o risco de se aliar à voz de estranhos e ser conduzido a falsos caminhos. Tanto Cornélio quanto Pedro foram instruídos sobre o que deveriam fazer e obedeceram à palavra do anjo. Cornélio reuniu sua família para ouvir a mensagem de luz de Pedro. Se ele tivesse dito: Não serei ensinado por homem algum, o anjo de Deus o teria deixado por sua própria conta; mas essa não foi sua atitude ( The Review and Herald, 10 de outubro de 1893 ).
Muitos hoje, como Cornelius
Atos 10:1-6
Muitos hoje estão na mesma posição que Cornelius. Estão vivendo de acordo com a luz que receberam, e Deus fala com eles, como falou com Cornélio, e os conduz por Seus instrumentos designados ao lugar onde receberão a verdade em um coração bom e honesto. Deus se revela àqueles que se esforçam para formar um caráter que Ele possa aprovar. As orações daqueles que O temem, que reconhecem suas obrigações para com Ele, são ouvidas e atendidas. O Senhor dá atenção especial àqueles que andam na luz que Ele lhes deu, que testificam por suas obras que estão tentando honrar a Deus. Por meio de um Pedro, Ele apresentará a pérola de grande valor, e por meio de um Cornélio e sua família, muitas almas serão trazidas à luz ( The Review and Herald, 8 de agosto de 1899)
Pelas maravilhosas obras de Deus, Cornélio foi levado a trazer sua vida enérgica e fiel em conexão com os discípulos de Cristo. Assim será nos últimos dias. Muitos valorizarão a sabedoria de Deus acima de qualquer vantagem terrena e obedecerão à Palavra de Deus como o padrão supremo. Esses serão conduzidos a grande luz. Eles chegarão ao conhecimento da verdade e procurarão obter essa luz da verdade diante dos seus conhecidos que, como eles, estão ansiosos pela verdade. Assim, eles se tornam portadores de luz conscienciosos para o mundo. Eles próprios constrangidos pelo amor de Deus, eles irão constranger outros e aproveitarão cada oportunidade para convidar e encorajar outros a vir e ver a beleza da verdade, e dar suas habilidades para o avanço da obra de Deus ( Manuscrito 97, 1898 ) .
Alguns que são contados entre os mercadores e príncipes assumirão a posição de obedecer à verdade. Os olhos de Deus estão sobre aqueles que agem de acordo com a luz que receberam, mantendo sua integridade. Cornélio ... manteve sua experiência religiosa, caminhando estritamente de acordo com a luz que havia recebido. Deus estava de olho nele e enviou Seu anjo com uma mensagem para ele. O mensageiro celestial passou pelos hipócritas, foi até Cornélio e chamou-o pelo nome ( Manuscrito 97, 1898 ).
Muito se fala a respeito de nosso dever para com os pobres negligenciados. Não deveria alguma atençãoser dado aos ricos negligenciados? Muitos consideram essa classe sem esperança e pouco fazem para abrir os olhos daqueles que, cegos e ofuscados pelo brilho da glória terrestre, perderam a eternidade em seus cálculos. Milhares de homens ricos foram para o túmulo sem avisar. Mas por mais indiferentes que possam parecer, muitos entre os ricos têm o peso da alma. ...
Riquezas e honras mundanas não podem satisfazer a alma. Muitos entre os ricos anseiam por alguma segurança divina, alguma esperança espiritual. Muitos desejam algo que acabe com a monotonia de sua vida sem objetivo. Muitos na vida oficial sentem necessidade de algo que não têm. Poucos entre eles vão à igreja, pois sentem que recebem pouco benefício. O ensino que ouvem não toca o coração. Não faremos nenhum apelo especial a eles?
Deus chama obreiros sinceros e humildes, que levem o evangelho às classes mais altas. Não é por nenhum toque casual e acidental que as almas ricas e amantes do mundo podem ser atraídas a Cristo. Esforço pessoal decidido deve ser feito por homens e mulheres imbuídos do espírito missionário, aqueles que não falharão nem desanimarão ( The Review and Herald, 6 de abril de 1911 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 10:1-8
Até agora ninguém havia sido batizado na Igreja cristã, exceto judeus, samaritanos e os prosélitos que foram circuncidados e observavam a lei cerimonial; agora, os gentios eram chamados a participar de todos os privilégios do povo de Deus, sem ter que primeiramente tornarem-se judeus.
A religião pura e sem contaminação, às vezes, é encontrada onde menos esperamos. Onde quer que o temor de Deus reine no coração, se manifestará em obras de caridade e piedade, sem que uma seja escusa da outra. Cornélio tinha fé verdadeira na Palavra de Deus, à medida que a entendia, ainda que não possuísse uma fé clara em Cristo. Esta foi a obra do Espírito de Deus, pela mediação de Jesus Cristo ainda antes que Cornélio o conhecesse, como acontece com todos nós, que antes estávamos mortos em pecado, quando somos vivificados. Por meio de Cristo, as suas orações e esmolas, que de outra maneira seriam rejeitadas, também foram aceitas. Cornélio foi obediente à visão celestial, sem discutir nem demorar. Não percamos tempo nos assuntos de interesse da nossa alma.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 Então um espírito passou por diante de mim; arrepiaram-se os cabelos do meu corpo. 16 Parou ele, mas não pude discernir a sua aparencia; um vulto estava diante dos meus olhos; houve silêncio, então ouvi uma voz que dizia: Jó 4:15,16 20 Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, 21 sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde. Daniel 9:20,21 30 Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandescentes, Atos 10:30 1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. Atos 3:1 46 Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27:46 44 Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera; 45 e rasgou-se ao meio o véu do santuário. 46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. Lucas 23:44-46 19 Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, tirando-os para fora, disse: Atos 5:19 13 E ele nos contou como vira em pé em sua casa o anjo, que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, Atos 11:13 7 E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. 8 Disse-lhe ainda o anjo: Cinge-te e calça as tuas sandálias. E ele o fez. Disse-lhe mais; Cobre-te com a tua capa e segue-me. 9 Pedro, saindo, o seguia, mesmo sem compreender que era real o que se fazia por intermédio de um anjo, julgando que era uma visão. 10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e tendo saído, passaram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. 11 Pedro então, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus. Atos 12:7-11 23 Porque esta noite me apareceu um anjo do Deus de quem eu sou e a quem sirvo, Atos 27:23 11 Apareceu-lhe, então, um anjo do Senhor, em pé à direita do altar do incenso. Lucas 1:11 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: 11 É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 13 Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Lucas 2:10,11,13 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:4,14 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Atos 9:4 17 Ao que disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço pelo teu nome. Êxodo 33:17 4 Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu te chamo pelo teu nome; ponho-te o teu sobrenome, ainda que não me conheças. Isaías 45:4 10 Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor. Atos 9:10