Comentário Bíblico
Adventista
E proibido - (cba)
Atos 10:28
O apóstolo declarou como fato conhecido que um judeu não podia se associar a um gentio. A atitude dos mensageiros de Cornélio, que ficaram do lado de fora da casa de Simão, chamando alguém para encontrá-los ao ar livre, demonstra que sabiam do preconceito. Os escritores clássicos conheciam o exclusivismo judaico. O poeta romano Décimo J. Juvenal declarou: “Tendo o hábito de desprezar as leis de Roma, eles [os judeus] aprendem, praticam e reverenciam a lei judaica e tudo que Moisés lhes entregou em seu tomo secreto, proibindo-lhes de mostrar o caminho a todo aquele que não cumpre os mesmos ritos, conduzindo apenas os circuncidados à fonte desejada (Sátiras, xiv. 100-104). De maneira semelhante, o historiador Tácito escreveu: “Os judeus são extremamente leais uns aos outros e sempre prontos a demonstrar compaixão, mas por todos os outros povos sentem apenas ódio e inimizade. Eles se sentam separados em refeições e dormem separados” (Histórias, v. 5; ed. Loeb, vol. 2, p. 181, 183).
E claro que Pedro se referia ao ponto de vista do farisaísmo tradicional, não à lei em si. Mas esses sentimentos eram demonstrados e se evidenciavam de maneira rigorosa sempre que judeus e pagãos entravam em contato. O judeu conservador hesitaria em entrar na casa de um gentio, conforme reflete uma proibição da Mishnah: “As moradas dos pagãos são imundas” (Oholoth, 18.7, ed. Soncino, Talmude, p. 226). Num comentário judaico antigo sobre Levítico, há um exemplo notável de contaminação cerimonial pelo contato com um gentio: “Conta-se que Simeão, filho de Kimhith, saiu para conversar com um rei árabe, e uma gota de saliva da boca deste foi lançada na roupa daquele e o contaminou. Seu irmão Judá entrou e ministrou o ofício do sumo sacerdócio em seu lugar” (Midrash Rabbah, sobre Levítico 16:1, ed. Soncino, p. 263). O sentimento hindu ligado às castas, de recusar contato com quem pertence a um nível inferior, é um paralelo atual, embora a prática esteja desaparecendo por pressão da lei e pelas tendências liberais.
Ajuntar-se - (cba)
Atos 10:28
Ver com. de Atos 9:26. A palavra significa contato direto. Embora as situações cotidianas colocassem os judeus na companhia de gentios, eles deveriam evitar contato direito, para que não fossem cerimonialmente contaminados.
A nenhum homem considerasse comum - (cba)
Atos 10:28
O apóstolo demonstrou o que havia aprendido com a visão. Toda humanidade fora redimida por meio da encarnação, do sacrifício e da ascensão de Cristo. Nem mesmo o mais humilde pagão era considerado comum ou imundo. Deus estava disposto a aceitar todos os seres humanos e foi isso que Ele fez mediante Jesus. Somente o pecado faz separação entre as pessoas e Deus (Isaías 59:2). A impureza deve ser vista como algo moral e ético, não como uma questão racial ou física. O servo de Deus deve aprender a ver em todo pecador o potencial de um indivíduo redimido, justificado e santo. Uma vez que pode receber a transformação espiritual, toda pessoa deve ser respeitada como alguém em quem a imagem de Deus não foi completamente apagada e ainda pode ser restaurade (ver 1 Pedro 2:17). O orgulho de classe baseade em meras diferenças de cultura ou oportunidades, demonstrado em atos e palavras de desprezo, é ainda menos desculpável do que as distinções baseadas em motivos religiosos.
- 2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. Isaías 59:2 17 Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei. 1 Pedro 2:17
Este versículo deixa claro que a lição ensinada por Deus a Pedro dizia respeito a seres humanos, não a animais. Todas as pes soas devem ser alcançadas pelo evangelho Elas só permanecem impuras se rejeitam as iniciativas divinas para salvá-las.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 10:19-33
Quando percebemos claramente que somos chamados a determinado serviço, não devemos nos confundir com dúvidas e escrúpulos que surjam de prejulgamentos ou de idéias anteriores. Cornélio reunira seus amigos para que participassem com ele da sabedoria celestial que esperava de Pedro. Não devemos desejar comer sozinhos nossas porções espirituais. Devemos considerá-las como dadas e recebidas, e em sinal de bondade e respeito para com nossos parentes e amigos, devemos convidá-los a unirem-se a nós nos exercícios religiosos. Cornélio declara a ordem que Deus lhe deu de mandar buscar a Pedro. Estamos corretos em nossos objetivos ao auxiliarmos um ministério do Evangelho, quando o fazemos com reverência à ordem divina, que nos pede que façamos uso desta ordenança. Com quão pouca frequência se pede aos ministros que falem a estes grupos, por menores que sejam, dos quais pode-se dizer que estão todos presentes à vista de Deus, para ouvir todas as coisas que Deus manda! Contudo, estes estavam prontos para ouvir o que Deus mandou Pedro dizer.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 E quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, 3 dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles. Atos 11:2,3 21 Disse-me ele: Vai, porque eu te enviarei para longe aos gentios. 22 Ora, escutavam-no até esta palavra, mas então levantaram a voz, dizendo: Tira do mundo tal homem, porque não convém que viva. Atos 22:21,22 9 Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.) 27 E nisto vieram os seus discípulos, e se admiravam de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe perguntou: Que é que procuras? ou: Por que falas com ela? João 4:9,27 28 Depois conduziram Jesus da presença de Caifás para o pretório; era de manhã cedo; e eles não entraram no pretório, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa. João 18:28 12 Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão. 13 E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. 14 Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus? Gálatas 2:12-14 15 Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou. 34 Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; Atos 10:15,34 9 Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou. Atos 11:9 8 E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós; 9 e não fez distinção alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Atos 15:8,9 5 e que dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde o dia todo. Isaías 65:5 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. Lucas 18:11 6 a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; 7 do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder. Efésios 3:6,7 14 Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. 35 mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo. Atos 10:14,35