Comentário Bíblico
Adventista
Homem interior - (cba)
1 Pedro 3:4
O interior da pessoa, o verdadeiro eu (Romanos 7:22; 2 Coríntios 4:16; Efésios 3:16).
- 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Romanos 7:22 16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:16 16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; Efésios 3:16
Coração - (cba)
1 Pedro 3:4
Isto é, o caráter e a personalidade intrínsecos. O tempo empregado para o adorno do caráter com atributos semelhantes aos de Cristo é de muito mais valor do que o despendido à decoração exterior do corpo.
Incorruptível - (cba)
1 Pedro 3:4
O caráter incorruptível é o manto de justiça que Cristo promete a todos que O aceitam pela fé e que O buscam por orientação (ver com. de Mateus 22:11; Apocalipse 3:18). É esse ornamento que Deus deseja para a esposa cristã. Isso a exalta, junto com sua religião, perante o marido e os amigos descrentes como nada mais é capaz de fazê-lo.
- 11 Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; Mateus 22:11 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:18
Espírito - (cba)
1 Pedro 3:4
Isto é, disposição mental.
Manso - (cba)
1 Pedro 3:4
Do gr. prims (ver com. de Mateus 5:5). A simplicidade despretensiosa da mulher cristã se destaca em contraste com a vaidade daquelas que tentam atrair atenção para si com penteados vistosos, ornamentos reluzentes e roupas da moda.
Tranquilo - (cba)
1 Pedro 3:4
A boa disposição do cristão não depende da moda e de suas constantes mudanças, mas de Cristo que, “ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre’’ (Hebreus 13:8), e cuja companhia tem muito mais valor do que a de pessoas instáveis.
De grande valor - (cba)
1 Pedro 3:4
O valor material dos adereços de ouro e aparatos de vestuário é insignificante em comparação com o valor eterno de pessoas verdadeiramente convertidas.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
o adorno
1 Pedro 3:3-5
Ver 1 Timóteo 2:9,10. Pedro descreve o comportamento adequado das mulheres cristas. Sua principal preocupação é com os adornos. A passagem pode ser mais bem compreendida da seguinte forma: "Não se adornem exteriormente: (1) fazendo penteados no cabelo (alusão a penteados exagerados da época), (2) usando ouro (joias como colares, brincos, pulseiras; etc.), e (3) vestindo roupas caras, que enfatizam a posição social e criam diferenças sociais dentro da igreja".
um espírito manso e tranquilo
1 Pedro 3:4
A definição de Pedro do que seria o verdadeiro adorno cristão.
Nota
1 Pedro 3:1-5
Veja Isaías 3:18-23.
Os botões e flores do orgulho
1 Pedro 3:3-4
Ver Êxodo 32:1-6; Números 15:38,39. Há ídolos acariciados em nossa família e em nossas igrejas hoje que têm sobre nós a mesma influência que o bezerro de ouro sobre os israelitas. As pessoas farão uma busca por si mesmas? Os pastores farão seu trabalho como fiéis sentinelas de Deus? Eles verão os ídolos que estão apreciando? Será que todo aquele que está em circunstâncias moderadas considerará que deve ser um povo distinto e separado do mundo em suas formas de vestir, sua fala, seu comportamento? Eles verão sua idolatria tanto em questões pequenas como em grandes, e que isso os está separando de Deus? Quando vêm as repreensões, eles ficam envergonhados, mas não se arrependem. Eles tiveram grande luz, grandes oportunidades, linha sobre linha e preceito sobre preceito, mas o orgulho brota e floresce em suas vestes, revelando os pensamentos e intenções do coração (Manuscrito 52, 1898 ).
- 1 Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. 2 E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos. 3 Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão; 4 ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor. 6 No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar. Êxodo 32:1-6 38 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes que façam para si franjas nas bordas das suas vestes, pelas suas gerações; e que ponham nas franjas das bordas um cordão azul. 39 Tê-lo-eis nas franjas, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os observeis; e para que não vos deixeis arrastar à infidelidade pelo vosso coração ou pela vossa vista, como antes o fazíeis; Números 15:38,39
Que ídolos apreciamos?
1 Pedro 3:3-4
Ver 1 Timóteo 2:8-10. Esta idolatria da parte do antigo Israel era uma ofensa a Deus; mas não há ídolos tão ofensivos acariciados em nossas famílias e igrejas hoje - ídolos que têm sobre nós a mesma influência que o bezerro de ouro sobre os israelitas? Por parte do professo povo de Deus, há manifesto desprezo pelas advertências de Pedro: “Cujo adorno não seja o exterior ...”
Chegou o tempo em que nós, como um povo, devemos examinar a nós mesmos para ver quais ídolos estamos acalentando; quando os pastores do rebanho deviam fazer obra fiel como sentinelas de Deus. No vestuário, na palavra, no comportamento, devemos ser um povo distinto e separado do mundo. “Desejo, portanto, que os homens orem em todos os lugares, levantando as mãos santas, sem ira e dúvida. Da mesma maneira também, que as mulheres se adornam com roupas modestas, com vergonha e sobriedade; não com cabelo com broid, ou ouro, ou pérolas, ou dispendioso arranjo; mas (o que convém às mulheres que professam piedade) com boas obras ”( The Review and Herald, 7 de março de 1899 ).
A paixão pela exibição
1 Pedro 3:3-4
No alicerce da ruína de muitas casas está a paixão pela exibição. Homens e mulheres planejam e planejam obter meios para que possam parecer mais ricos do que seusvizinhos. Mas mesmo que tenham sucesso em sua luta desesperada, eles não são realmente felizes. A verdadeira felicidade brota de um coração em paz com Deus [ citado 1 Pedro 3: 3, 4 ] ( Manuscrito 99, 1902 ).
O encanto do valor moral
1 Pedro 3:3-4
O valor moral tem um encanto que a riqueza e as atrações externas não possuem. A mulher, tendo o ornamento de um espírito manso e quieto, aos olhos de Deus tem uma dotação de grande valor, diante da qual a prata de Társis e o ouro de Ofir são inúteis. A noiva de Salomão, em toda a sua glória, não pode ser comparada a um desses tesouros domésticos ( The Health Reformer, maio de 1878 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Pedro 3:1-7
A esposa deve cumprir o dever que tem para com o seu esposo, ainda que este não obedeça a Palavra. Diariamente vemos quão de perto os homens maus observam os caminhos e a vida dos que professam o Evangelho. Não se proíbe vestir-se bem, mas a vaidade e os atavios caros. As pessoas religiosas devem procurar fazer com que toda a sua conduta responda a sua profissão de fé; quão poucos sabem que a medida correta e as necessidades da vida são comida e vestido! A menos que a pobreza seja o nosso aguilhão e não nos permita, raramente haverá alguém que não deseje algo além daquilo que é bom para nós. Muitos são mais contemplados na baixeza de sua situação do que na humildade de sua mente; e muitos não estão assim por serem limitados, mas por desperdiçarem seu tempo e dinheiro em coisas triviais.
O apóstolo manda as mulheres cristãs se ataviarem com algo que não seja corruptível, algo que embeleze a alma: as virtudes do Espírito Santo de Deus. A principal preocupação da mulher cristã verdadeira está em ordenar retamente o seu próprio espírito. Isto contribuirá mais para estabilizar os afetos e estimular o amor do marido do que os adornos rebuscados ou a roupa de moda, acompanhada por um temperamento agressivo e perverso. As mulheres cristãs devem cumprir os seus deveres com uma mente disposta, e por obediência ao mandamento de Deus. As esposas devem submeter-se a seus maridos, não por medo nem terror, mas pelo desejo de portar-se bem e agradar a Deus.
O dever do marido para com a sua mulher implica respeitá-la devidamente, manter sua autoridade, protegê-la e depositar sua confiança nela. Elas são co-herdeiras de todas as bênçãos desta vida e da vindoura, e devem viver pacificamente com eles. A oração adoça a sua conduta. Não basta que orem com a família; marido e mulher devem orar juntos, a sós, e também com seus filhos. Os que estão familiarizados com a oração encontram uma indescritível doçura nela, de modo que não serão prejudicados. vivamos de maneira santa para que oremos muito; e oremos muito para que vivamos de maneira santa.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 103

Conselhos aos Professores, Pág. 141

O Grande Conflito, Pág. 370

O Grande Conflito, Pág. 462

Atos dos Apóstolos, Pág. 535

Testemunhos Seletos 1, Pág. 252

Nossa Alta Vocação, Pág. 270

A Ciência do Bom Viver, Pág. 289

Testemunhos Seletos 1, Pág. 299

Conselhos aos Professores, Pág. 303

Testemunhos Seletos 1, Pág. 599

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 635

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 635
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 A filha do rei está esplendente lá dentro do palácio; as suas vestes são entretecidas de ouro. Salmos 45:13 6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma. Salmos 51:6 26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. Mateus 23:26 40 Loucos! quem fez o exterior, não fez também o inferior? Lucas 11:40 29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:29 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Romanos 6:6 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Romanos 7:22 16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:16 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:22-24 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 9 não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Colossenses 3:3,9,10 23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 1 Pedro 1:23 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 1 Pedro 3:15 9 Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho. Salmos 25:9 6 O Senhor eleva os humildes, e humilha os perversos até a terra. Salmos 147:6 4 Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação. Salmos 149:4 4 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. Isaías 11:4 19 E os mansos terão cada vez mais gozo no Senhor, e os pobres dentre os homens se alegrarão no santo de Israel. Isaías 29:19 15 Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Mateus 5:5 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29 5 Dizei à filha de Sião: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de animal de carga. Mateus 21:5 1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco; 2 Coríntios 10:1 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:23 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4:2 12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, Colossenses 3:12 25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 2 Timóteo 2:25 2 que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. Tito 3:2 21 Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. Tiago 1:21 13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria. 14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:13-17 2 Pelo contrário, tenho feito acalmar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada sobre o seio de sua mãe, qual criança desmamada está a minha alma para comigo. Salmos 131:2 59 A palavra que Jeremias, o profeta, mandou a Seraías, filho de Nerias, filho de Maséias, quando ia com Zedequias, rei de Judá, a Babilônia, no quarto ano do seu reinado. Ora, Seraías era o camareiro-mor. Jeremias 51:59 11 e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 1 Tessalonicenses 4:11 12 a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão. 2 Tessalonicenses 3:12 2 pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. 1 Timóteo 2:2 7 Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coraçao. 1 Samuel 16:7 10 Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem. 11 O Senhor se compraz nos que o temem, nos que esperam na sua benignidade. Salmos 147:10,11 4 Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação. Salmos 149:4 15 E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. Lucas 16:15
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 103

Conselhos aos Professores, Pág. 141

O Grande Conflito, Pág. 370

O Grande Conflito, Pág. 462

Atos dos Apóstolos, Pág. 535

Testemunhos Seletos 1, Pág. 252

Nossa Alta Vocação, Pág. 270

A Ciência do Bom Viver, Pág. 289

Testemunhos Seletos 1, Pág. 299

Conselhos aos Professores, Pág. 303

Testemunhos Seletos 1, Pág. 599

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 635

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 635