Comentário Bíblico
Adventista
Filho de Nerias - (cba)
Jeremias 51:59
Evidentemente, Seraías era irmão de Baruque, o escriba e auxiliar de Jeremias (ver Jeremias 32:12). Ao colocar sua mensagem nas mãos de Seraías, Jeremias a entregava a um amigo confiável e compreensivo.
Indo este com Zedequias - (cba)
Jeremias 51:59
Em vista da agitação na parte ocidental que ameaçava romper em ativa revolta contra Babilônia, não seria insensato crer que Nabucodonosor houvesse chamado seu vassalo para a capital a fim de renovar seu juramento de fidelidade (ver PR, 447).
Uma possibilidade intrigante, embora totalmente sem evidência, é que esta visita a Babilônia pelo rei de Judá pode ter sido com o propósito de assistir à dedicação da grande imagem de Nabucodonosor na planície de Dura (ver com. de Daniel 3:1). Tal sugestão, no entanto, deve permanecer apenas no campo da especulação.
Ano quarto - (cba)
Jeremias 51:59
A saber, 594/593 a.C. Esta profecia foi dada no ano da polêmica de Jeremias com o falso profeta Hananias (ver Jr 28).
Camareiro-mor - (cba)
Jeremias 51:59
Ou, "príncipe pacífico" (ARC). Do heb. sar menuchah, "príncipe de um local de repouso", possivelmente designando o intendente, o oficial encarregado de arranjar aposentos para o rei em sua jornada. Outra sugestão, baseada na ideia de que menuchah, às vezes, denota o oposto de guerra (1 Reis 8:56; 1 Crônicas 22:9), é que Seraías tenha sido um líder do partido pacífico em Judá e, neste sentido, favorável aos babilônios.
- 56 Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; não falhou nem sequer uma de todas as boas palavras que falou por intermédio de Moisés, seu servo. 1 Reis 8:56 9 Eis que te nascerá um filho, que será homem de repouso; porque lhe darei repouso de todos os seus inimigos ao redor; portanto Salomão será o seu nome, e eu darei paz e descanso a Israel nos seus dias. 1 Crônicas 22:9
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jeremias 51:59-64
Esta profecia é enviada por Seraías aos cativos da Babilónia, que deve lê-las aos seus compatriotas no cativeiro. Que vejam com fé o fim destas potências ameaçadoras, e consolem-se com isto. Quando vemos o que é este mundo, por mais brilhante que se mostre, e agradáveis sejam as suas propostas, lemos no Livro do Senhor que dentro de muito pouco tempo será devastado.
O livro deve ser lançado no rio Eufrates. A queda da Babilónia do Novo Testamento está representada desta maneira (Apocalipse 18:21). Aqueles que se afundam sob o peso da maldição de Deus se afundam para sempre. A Babilónia e todo anticristo nunca mais se levantarão. Esperemos na Palavra de Deus, e em silêncio a sua salvação; pois veremos a destruição do ímpio, mas não partilharemos dela.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 e as dei a Baruque, filho de Nerias, filho de Maséias, na presença de Hanamel, filho de meu tio, e na presença das testemunhas que subscreveram a escritura da compra, à vista de todos os judeus que estavam sentados no pátio da guarda. Jeremias 32:12 4 Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque, no rolo dum livro, enquanto Jeremias lhas ditava, todas as palavras que o Senhor lhe havia falado. Jeremias 36:4 1 A palavra que Jeremias, o profeta, falou a Banique, filho de Nerias, quando este escrevia num livro as palavras ditadas por Jeremias, no quarto ano de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá: Jeremias 45:1 1 E sucedeu no mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, no ano quarto, no mês quinto, que Hananias, filho de Azur, o profeta de Gibeão, me falou, na casa do Senhor, na presença dos sacerdotes e de todo o povo dizendo: Jeremias 28:1 1 Era Zedequias da idade de vinte e um anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hamutal, filha de Jeremias, de Libna. Jeremias 52:1