Comentário Bíblico
Adventista
Espírito - (cba)
Tiago 2:26
Ou, “fôlego". O apóstolo conclui o tema com um fato irrefutável que leva seus oponentes à reflexão: sem fôlego não há vida no corpo (ver com. de Gênesis 2:7).
Fé - (cba)
Tiago 2:26
Ou, suposta fé, pois, separada das obras não é fé genuína. Aceitação intelectual ou a convicção baseada num credo pode existir sem boas obras, mas não a fé operante, que coopera com os planos de Deus para a restauração do ser humano.
Morta - (cba)
Tiago 2:26
Não havia nada de morto na fé de Abraão ou de Raabe, nem na de nenhum dos outros heróis da fé honrados em Hebreus 11. Pela fé, eles obedeceram. Membros da igreja apenas nominais, sem testemunho pessoal que reflete o ministério de Cristo a seu favor, são como meros corpos sem vida.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Salvar a fé mais do que mera crença
Tiago 2:21-26
Ver Romanos 3:31. O apóstolo Tiago viu que surgiam perigos ao apresentar o assunto da justificação pela fé, e ele trabalhou para mostrar que a fé genuína não pode existir sem as obras correspondentes. A experiência de Abraão é apresentada. "Vês", diz ele, "como a fé operou com as suas obras e pelas obras a fé foi aperfeiçoada?" Assim, a fé genuína faz uma obra genuína no crente. Fé e obediência trazem uma experiência sólida e valiosa.
Existe uma crença que não é uma fé salvadora. A Palavra declara que os demônios acreditam e tremem. A chamada fé que não opera por amor e purifica a alma não justificará nenhum homem ... Abraão creu em Deus. Como sabemos que ele acreditou? Suas obras testificavam do caráter de sua fé, e sua fé foi-lhe imputada como justiça.
Precisamos da fé de Abraão em nossos dias, para iluminar as trevas que se acumulam ao nosso redor, bloqueando a doce luz do sol do amor de Deus e diminuindo o crescimento espiritual. Nossa fé deve ser prolífica de boas obras; pois a fé sem obras é morta. Cada dever cumprido, cada sacrifício feito em nome de Jesus, traz uma recompensa muito grande. No próprio ato do dever, Deus fala e dá Sua bênção ( The Signs of the Times, 19 de maio de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 2:14-26
Equivocam-se aqueles que tomam a crença de somente algumas noções do Evangelho pelo todo da religião evangélica, como muitos fazem hoje. Não há dúvida de que somente a fé verdadeira, pela qual os homens participam da justiça, expiação e graça de Cristo, salva as suas almas; porém, produz frutos santos e se mostra verdadeira por seus efeitos nas obras deles, enquanto o consentimento a qualquer forma de doutrina ou crença histórica de fatos difere totalmente da fé salvadora.
A profissão de fé sozinha pode obter a boa opinião de pessoas piedosas e, em alguns casos, pode procurar coisas mundanas boas; porém, de que aproveita a alguém se ganhar o mundo todo e perder a sua alma? Essa fé pode salvá-lo? Todas as coisas devem ser contadas como proveitosas ou prejudiciais para nós, segundo tenham a tendência de promover ou atrapalhar a salvação de nossas almas. Este ponto das Escrituras mostra evidentemente que uma opinião ou consentimento ao Evangelho, sem obras não é fé.
Não há maneira de mostrar que cremos realmente em Cristo, senão sendo diligentes em boas obras por causa do Evangelho e para os propósitos do Evangelho. Os homens podem vangloriar-se uns aos outros e se orgulharem falsamente de algo que na realidade não possuem. Não se trata somente de conformar-se à fé, mas consentir com ela; não só de concordar com a verdade da Palavra, mas de concordar em receber a Cristo. Crer verdadeiramente não é só um ato de entendimento, mas uma obra de todo o coração.
Por dois exemplos se demonstra que a fé que justifica não pode existir sem obras: Abraão e Raabe. Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado por justiça. A fé que produz tais obras, conduziu-o a favores peculiares. Então vemos em, Tiago 2:24, como o homem é justificado pelas obras; não somente pela opinião ou declaração, ou por crer sem obedecer, mas tendo a fé que produz boas obras. Ter que negar a sua própria razão, afetos ou interesses, é uma ação ideal para provar um crente.
Observe aqui o maravilhoso poder da fé para transformar os pecadores. A conduta de Raabe provou que a fé dela era viva e tinha poder; demonstrou que ela cria com o seu coração e não só por consentimento intelectual.
Então, tenhamos em mente que as boas obras sem fé são obras mortas, carentes de raiz e princípio. Tudo o que fazemos por fé é realmente bom, porque se faz em obediência a Deus e para a sua aceitação: quando não há fruto é como se a raiz estivesse morta. A fé é a raiz, as boas obras são os frutos, e devemos nos ocupar em ter ambos. Esta é a graça de Deus pela qual resistimos, e a qual devemos defender. Não existe estado intermediário. Cada um deve viver como amigo de Deus ou como seu inimigo. viver para Deus, que é consequência da fé que justifica e salvará, nos obriga a não fazer nada contra Ele, mas a fazer tudo por Ele e para Ele.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 111

Cuidado de Deus, Pág. 127

Conselhos aos Idosos, Pág. 167

Para Conhece-lo, Pág. 225
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Se ele retirasse para si o seu espírito, e recolhesse para si o seu fôlego, 15 toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. Jó 34:14,15 29 Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó. Salmos 104:29 4 Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. Salmos 146:4 7 e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu. Eclesiastes 12:7 22 Deixai-vos pois do homem cujo fôlego está no seu nariz; porque em que se deve ele estimar? Isaías 2:22 46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. Lucas 23:46 59 Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. 60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte. Atos 7:59,60 14 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? 17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. 20 Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? Tiago 2:14,17,20 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6