Comentário Bíblico
Adventista
Verificais - (cba)
Tiago 2:24
Ao usar o exemplo de Abraão para ilustrar a relação da fé com as obras, Tiago conclui o raciocínio de Tiago 2:14-23.
É justificada - (cba)
Tiago 2:24
Tiago não nega que uma pessoa seja declarada justa pela fé. A citação que fez de Gênesis 15:6 é evidência de que crê nisso. Porém, nega que a mera profissão de fé seja capaz de justificar alguém. Boas obras acompanham a fé e provam a eficácia dessa fé pela qual uma pessoa é justificada. Se não há “obras”, é evidente que não existe fé genuína (ver com. de Tiago 2:17,20).
- 6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. Gênesis 15:6 17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. 20 Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? Tiago 2:17,20
Por obras - (cba)
Tiago 2:24
Ninguém que escolhe ser cada vez mais semelhante a Cristo terá uma vida sem boas obras.
Somente - (cba)
Tiago 2:24
Ou, “sozinha”. O apóstolo continua a enfatizar que a fé não existe sem as obras (ver com. de Tiago 2:22). É claro que ele discute o problema das "obras da lei”, no sentido das ordenanças rituais do judaísmo (ver com. de Romanos 3:28).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Salvar a fé mais do que mera crença
Tiago 2:21-26
Ver Romanos 3:31. O apóstolo Tiago viu que surgiam perigos ao apresentar o assunto da justificação pela fé, e ele trabalhou para mostrar que a fé genuína não pode existir sem as obras correspondentes. A experiência de Abraão é apresentada. "Vês", diz ele, "como a fé operou com as suas obras e pelas obras a fé foi aperfeiçoada?" Assim, a fé genuína faz uma obra genuína no crente. Fé e obediência trazem uma experiência sólida e valiosa.
Existe uma crença que não é uma fé salvadora. A Palavra declara que os demônios acreditam e tremem. A chamada fé que não opera por amor e purifica a alma não justificará nenhum homem ... Abraão creu em Deus. Como sabemos que ele acreditou? Suas obras testificavam do caráter de sua fé, e sua fé foi-lhe imputada como justiça.
Precisamos da fé de Abraão em nossos dias, para iluminar as trevas que se acumulam ao nosso redor, bloqueando a doce luz do sol do amor de Deus e diminuindo o crescimento espiritual. Nossa fé deve ser prolífica de boas obras; pois a fé sem obras é morta. Cada dever cumprido, cada sacrifício feito em nome de Jesus, traz uma recompensa muito grande. No próprio ato do dever, Deus fala e dá Sua bênção ( The Signs of the Times, 19 de maio de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 2:14-26
Equivocam-se aqueles que tomam a crença de somente algumas noções do Evangelho pelo todo da religião evangélica, como muitos fazem hoje. Não há dúvida de que somente a fé verdadeira, pela qual os homens participam da justiça, expiação e graça de Cristo, salva as suas almas; porém, produz frutos santos e se mostra verdadeira por seus efeitos nas obras deles, enquanto o consentimento a qualquer forma de doutrina ou crença histórica de fatos difere totalmente da fé salvadora.
A profissão de fé sozinha pode obter a boa opinião de pessoas piedosas e, em alguns casos, pode procurar coisas mundanas boas; porém, de que aproveita a alguém se ganhar o mundo todo e perder a sua alma? Essa fé pode salvá-lo? Todas as coisas devem ser contadas como proveitosas ou prejudiciais para nós, segundo tenham a tendência de promover ou atrapalhar a salvação de nossas almas. Este ponto das Escrituras mostra evidentemente que uma opinião ou consentimento ao Evangelho, sem obras não é fé.
Não há maneira de mostrar que cremos realmente em Cristo, senão sendo diligentes em boas obras por causa do Evangelho e para os propósitos do Evangelho. Os homens podem vangloriar-se uns aos outros e se orgulharem falsamente de algo que na realidade não possuem. Não se trata somente de conformar-se à fé, mas consentir com ela; não só de concordar com a verdade da Palavra, mas de concordar em receber a Cristo. Crer verdadeiramente não é só um ato de entendimento, mas uma obra de todo o coração.
Por dois exemplos se demonstra que a fé que justifica não pode existir sem obras: Abraão e Raabe. Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado por justiça. A fé que produz tais obras, conduziu-o a favores peculiares. Então vemos em, Tiago 2:24, como o homem é justificado pelas obras; não somente pela opinião ou declaração, ou por crer sem obedecer, mas tendo a fé que produz boas obras. Ter que negar a sua própria razão, afetos ou interesses, é uma ação ideal para provar um crente.
Observe aqui o maravilhoso poder da fé para transformar os pecadores. A conduta de Raabe provou que a fé dela era viva e tinha poder; demonstrou que ela cria com o seu coração e não só por consentimento intelectual.
Então, tenhamos em mente que as boas obras sem fé são obras mortas, carentes de raiz e princípio. Tudo o que fazemos por fé é realmente bom, porque se faz em obediência a Deus e para a sua aceitação: quando não há fruto é como se a raiz estivesse morta. A fé é a raiz, as boas obras são os frutos, e devemos nos ocupar em ter ambos. Esta é a graça de Deus pela qual resistimos, e a qual devemos defender. Não existe estado intermediário. Cada um deve viver como amigo de Deus ou como seu inimigo. viver para Deus, que é consequência da fé que justifica e salvará, nos obriga a não fazer nada contra Ele, mas a fazer tudo por Ele e para Ele.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 472

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 111

Refletindo a Cristo, Pág. 71
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano. 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? 17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. 18 Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 21 Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? 22 Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada; Tiago 2:15-18,21,22 12 Em Deus faremos proezas; porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos. Salmos 60:12