Comentário Bíblico
Adventista
Queres - (cba)
Tiago 2:20
Do gr. thelõ, “estar determinado", “desejar". Tiago apela ao intelecto, pois, com frequência, o obstáculo real à recepção da verdade é a ignorância voluntária.
Ficar certo - (cba)
Tiago 2:20
Do gr. ginõskõ, "conhecimento com base na análise e apreciação".
Sem - (cba)
Tiago 2:20
Do gr. chõris, "separado de” (Tiago 2:18). A ideia não é que as obras dão vida à fé, mas que a fé viva produz obras vivas.
Vão (ARC) - (cba)
Tiago 2:20
Do gr. kenos, "vazio de conteúdo", “deficiente” (ver com. de 1 Coríntios 15:14). Uma fé morta é vazia, pois não salva ninguém. Tiago exorta solenemente os membros de igreja cuja fé é tão eficaz quanto a dos demônios.
Morta - (cba)
Tiago 2:20
As evidências textuais favorecem a variante “inoperante” (ARA), “estéril”, “ineficaz”. A despeito da variante adotada, o significado é claro: mera profissão de fé é inútil (ver com. de Tiago 2:14,16), tanto para quem tem fé, quanto para os que dela necessitam.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 2:14-26
Equivocam-se aqueles que tomam a crença de somente algumas noções do Evangelho pelo todo da religião evangélica, como muitos fazem hoje. Não há dúvida de que somente a fé verdadeira, pela qual os homens participam da justiça, expiação e graça de Cristo, salva as suas almas; porém, produz frutos santos e se mostra verdadeira por seus efeitos nas obras deles, enquanto o consentimento a qualquer forma de doutrina ou crença histórica de fatos difere totalmente da fé salvadora.
A profissão de fé sozinha pode obter a boa opinião de pessoas piedosas e, em alguns casos, pode procurar coisas mundanas boas; porém, de que aproveita a alguém se ganhar o mundo todo e perder a sua alma? Essa fé pode salvá-lo? Todas as coisas devem ser contadas como proveitosas ou prejudiciais para nós, segundo tenham a tendência de promover ou atrapalhar a salvação de nossas almas. Este ponto das Escrituras mostra evidentemente que uma opinião ou consentimento ao Evangelho, sem obras não é fé.
Não há maneira de mostrar que cremos realmente em Cristo, senão sendo diligentes em boas obras por causa do Evangelho e para os propósitos do Evangelho. Os homens podem vangloriar-se uns aos outros e se orgulharem falsamente de algo que na realidade não possuem. Não se trata somente de conformar-se à fé, mas consentir com ela; não só de concordar com a verdade da Palavra, mas de concordar em receber a Cristo. Crer verdadeiramente não é só um ato de entendimento, mas uma obra de todo o coração.
Por dois exemplos se demonstra que a fé que justifica não pode existir sem obras: Abraão e Raabe. Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado por justiça. A fé que produz tais obras, conduziu-o a favores peculiares. Então vemos em, Tiago 2:24, como o homem é justificado pelas obras; não somente pela opinião ou declaração, ou por crer sem obedecer, mas tendo a fé que produz boas obras. Ter que negar a sua própria razão, afetos ou interesses, é uma ação ideal para provar um crente.
Observe aqui o maravilhoso poder da fé para transformar os pecadores. A conduta de Raabe provou que a fé dela era viva e tinha poder; demonstrou que ela cria com o seu coração e não só por consentimento intelectual.
Então, tenhamos em mente que as boas obras sem fé são obras mortas, carentes de raiz e princípio. Tudo o que fazemos por fé é realmente bom, porque se faz em obediência a Deus e para a sua aceitação: quando não há fruto é como se a raiz estivesse morta. A fé é a raiz, as boas obras são os frutos, e devemos nos ocupar em ter ambos. Esta é a graça de Deus pela qual resistimos, e a qual devemos defender. Não existe estado intermediário. Cada um deve viver como amigo de Deus ou como seu inimigo. viver para Deus, que é consequência da fé que justifica e salvará, nos obriga a não fazer nada contra Ele, mas a fazer tudo por Ele e para Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. Tiago 1:26 11 Pois ele conhece os homens vãos; e quando vê a iniqüidade, não atentará para ela? 12 Mas o homem vão adquirirá entendimento, quando a cria do asno montês nascer homem. Jó 11:11,12 8 Atendei, ó néscios, dentre o povo; e vós, insensatos, quando haveis de ser sábios? 9 Aquele que fez ouvido, não ouvirá? ou aquele que formou o olho, não verá? 10 Porventura aquele que disciplina as nações, não corrigirá? Aquele que instrui o homem no conhecimento, 11 o Senhor, conhece os pensamentos do homem, que são vaidade. Salmos 94:8-11 11 O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de entendimento. Provérbios 12:11 5 assim diz o Senhor: Que injustiça acharam em mim vossos pais, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos? Jeremias 2:5 21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Romanos 1:21 35 Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? e com que qualidade de corpo vêm? 36 Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. 1 Coríntios 15:35,36 3 Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Gálatas 6:3 8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Colossenses 2:8 6 das quais coisas alguns se desviaram, e se entregaram a discursos vãos, 1 Timóteo 1:6 10 Porque há muitos insubordinados, faladores vãos, e enganadores, especialmente os da circuncisão, Tito 1:10 14 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Tiago 2:14 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Romanos 9:20 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6 17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:17,26