Comentário Bíblico
Adventista
Nos meus membros - (cba)
Romanos 7:23
Ou seja, nos órgãos e faculdades do corpo (ver também Romanos 3:13-15; Romanos 7:5; 1 Coríntios 6:15; 1 Coríntios 12:12,18,20).
- 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 14 a sua boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Romanos 3:13-15 5 Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Romanos 7:5 15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum. 1 Coríntios 6:15 12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. 18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 20 Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. 1 Coríntios 12:12,18,20
Outra - (cba)
Romanos 7:23
Do gr. heteros, “outra de um tipo diferente”. Heteros não só distingue, mas, frequentemente, contrasta (ver com. de Gálatas 1:6,7). Essa “lei” diferente se opõe à lei que o ser interior aprova. A “lei do pecado” (Romanos 7:23,25), a força maligna de Romanos 7:21 (ver com. ali), se aproveita de todos os impulsos carnais.
- 6 Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, 7 o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Gálatas 1:6,7 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7:23,25 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Romanos 7:21
Que [...] me faz prisioneiro - (cba)
Romanos 7:23
Ou, “fazendo-me prisioneiro”. A palavra gr. aichmalõtizõ ocorre apenas aqui, em Lucas 21:24 e em 2 Coríntios 10:5. Paulo empregou expressões muito fortes neste versículo para descrever a gravidade do conflito contra o pecado. Representa a si mesmo como envolvido em uma luta de vida ou morte para escapar do poder cativante de suas más inclinações.
- 24 E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem. Lucas 21:24 5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; 2 Coríntios 10:5
Guerreando contra - (cba)
Romanos 7:23
Do gr. anlislraleuomai, a única ocorrência desta palavra no NT. A forma do verbo sugere a realização de uma campanha militar. A lei nos membros está em campanha contra a lei da mente (ver também Gálatas 5:17; 1 Pedro 2:11).
- 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17 11 Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; 1 Pedro 2:11
A lei da minha mente - (cba)
Romanos 7:23
Paulo entende “mente” como uma inteligência contemplativa, o “homem interior” (Romanos 7:22). É esse ser superior que concorda que a lei de Deus é boa (Romanos 7:12,16,22). É a lei de Deus, revelada e aprovada pela mente, torna-se a lei da mente. Por outro lado, Paulo vê outra lei em ação com os impulsos do corpo e os desejos da carne: a lei “que está nos meus membros”, “a lei do pecado” (ver com. de Romanos 7:21).
- 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Romanos 7:22 12 De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Romanos 7:12,16,22 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Romanos 7:21
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 7:23-25
Esta passagem não apresenta o apóstolo como alguém que andava após a carne, mas como alguém que se dispunha de todo o coração a não andar assim. Se há aqueles que abusam desta passagem, como também das demais Escrituras, para a sua própria destruição, os cristãos sérios encontram, não obstante, motivos para bendizerem a Deus por haver providenciado assim para seu sustento e consolo. Não devemos ver defeitos nas Escrituras, nem em nenhuma interpretação justa e bem respaldada delas porque os que estão cegos por suas próprias luxúrias abusam destas. Nenhum homem que não esteja envolvido neste conflito pode entender claramente o significado destas palavras nem julgar corretamente acerca deste conflito doloroso, que levou o apóstolo a lamentar-se de si mesmo como miserável, constrangido a fazer aquilo que o aborrecia.
Não podia livrar a si mesmo, e isto fazia com que agradecesse mais fervorosamente a Deus pelo caminho. da salvação revelado por Jesus Cristo, que lhe prometeu a libertação final deste inimigo. Assim disse ele: Eu mesmo, com a minha mente e o meu juízo consciente, meus afetos e propósitos de homem regenerado pela graça divina, sirvo e obedeço à lei de Deus; porém com a carne, a natureza carnal, os vestígios da corrupção, sirvo à lei do pecado, que batalha contra a lei de minha mente. Não é que a sirva como para viver debaixo dela ou permiti-la, mas que é incapaz de livrar a si mesmo dela, mesmo em seu melhor estado e necessitando buscar ajuda e libertação fora de si mesmo. É evidente que agradece a Deus por Cristo, como nosso libertador, nossa expiação e justiça nEle mesmo, e não devido a nenhuma santidade realizada em nós. Não conhecia uma salvação assim, e rejeitou todo o direito a ela. Estava disposto a atuar em tudo de acordo com a lei, em sua mente e consciência, mas o pecado que habitava nele o impedia, e nunca alcançou a perfeição que a lei requeria.
Em que pode consistir a libertação para um homem sempre pecador, senão na livre graça de Deus segundo é oferecida em Cristo Jesus? O poder da graça divina e do Espírito Santo poderiam desarraigar o pecado de nossos corações ainda nesta vida, se a sabedoria divina o tivesse determinado. Porém, os cristãos o sofrem para que sintam e entendam de modo constante e completo o estado miserável do qual a graça divina os salva; para que possam ser guardados de confiar em si mesmos, e que sempre possam alcançar todo o seu consolo e esperança da rica e livre graça de Deus em Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7:5,21,25 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2 20 Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Eclesiastes 7:20 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17 11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. 12 Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 1 Timóteo 6:11,12 4 Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado; Hebreus 12:4 2 Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo. Tiago 3:2 1 Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Tiago 4:1 11 Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; 1 Pedro 2:11 13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. 19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação. Romanos 6:13,19 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Romanos 7:14 7 Tira-me da prisão, para que eu louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me farás muito bem. Salmos 142:7 25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 26 e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus. 2 Timóteo 2:25,26