Comentário Bíblico
Adventista
Ele me disse - (cba)
Daniel 8:14
A LXX, Teodócio e a Siríaca dizem "a ele".
Tardes e manhãs - (cba)
Daniel 8:14
Do heb. 'ereh boqer, literalmente, "tarde manhã", expressão que se compara à descrição dos dias da criação: "Houve tarde e manhã, o primeiro dia" (Gênesis 1:5), etc. Na LXX, a palavra "dias" vem depois da expressão "tardes e manhãs".
Na tentativa de fazer coincidir, ainda que aproximadamente , este p eríodo com os três anos da devastação do templo por parte de Antíoco IV, alguns sutilmente contaram as "2.300 tardes e manhãs" como 1.150 dias literais.
A respeito disso, C. F. Keil advertiu que o período profético das 2.300 tardes e manhãs não pode ser entendido como "2.300 meiodias nem como 1.150 dias inteiros, porque tarde e manhã na criação constituem não a metade, mas o dia inteiro". Depois de citar essa declaração, Edward Young diz: "Por isso, devemos entender que a frase significa 2.300 dias" (The Prophecy of Daniel, p. 174).
Comentaristas têm tentado, mas sem êxito, encontrar algum acontecimento na história que se ajuste ao período de 2.300 dias literais. Como observa Wright: "Contudo, todos os esforços para harmonizar o período, seja de 2.300 dias ou de 1.150 dias, com qualquer época histórica precisa mencionada no livro dos Macabeus ou em ]osefo provaram-se inúteis. [ . .. ] O professor Driver tem razão ao declarar: 'Parece impossível encontrar dois eventos separados por 2.300 dias (= 6 anos e 4 meses) que correspanda à descrição"' (Charles H. H. Wright, Daniel and His Prophecies, 1906, p. 186, 187). A única forma de se dar consistência a esses "dias" é computá-los no sentido profético mediante a aplicação do princípio dia-ano.
O tempo mencionado aqui é específico e definido, mas, em Daniel 8, não se indica nenhuma data para seu início. Porém, no cap. 9, menciona-se essa data de forma específica (ver com. de Daniel 9:25). Ela se mostrará ser 457 a.C. A partir dessa data como início, os 2.300 dias proféticos, que representam o mesmo número de anos solares (ver com. de Daniel 7:25), chegam ao ano 1844 d.C. Há evidência contextual de que Daniel 9:24-27 fornece uma explicação da visão de Daniel 8:13,14, e de que localiza o ponto de partida dos 2.300 dias ou anos (ver com. de Daniel 9:21; sobre a validade da data 457 a.C., ver com. de Daniel 9:25; sobre uma edição da LXX em que ocorre "2.400" em vez de "2.300", citada com frequência há algum tempo, ver p. 58).
- 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:25 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 24 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. 26 E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações. 27 E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador. Daniel 9:24-27 13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão relativamente ao holocausto contínuo e à transgressão assoladora, e à entrega do santuário e do exército, para serem pisados? 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:13,14 21 sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde. Daniel 9:21
Santuário - (cba)
Daniel 8:14
Visto que os 2.300 anos conduzem a uma data tardia da era cristã, este santuário não pode ser o templo em Jerusalém, destruído em 70 d.C. O santuáriod da nova aliança é claramente o celestial, "que o Senhor erigiu, não o homem" (Hebreus 8:2; GC, 411-417). Cristo é o sumo sacerdote desse santuário (Hebreus 8:1). João anteviu um tempo quando se daria atenção especial ao "santuário de Deus, o seu altar e os que naquele adoram" (Apocalipse 11:1). Os símbolos empregados pelo revelado r são notavelmente similares aos empregados em Daniel 8:11-13.
- 2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem. Hebreus 8:2 1 Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade, Hebreus 8:1 1 Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e foi-me dito: Levanta-te, mede o santuário de Deus, e o altar, e os que nele adoram. Apocalipse 11:1 11 Sim, ele se engrandeceu até o príncipe do exército; e lhe tirou o holocausto contínuo, e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo. 12 E o exército lhe foi entregue, juntamente com o holocausto contínuo, por causa da transgressão; lançou a verdade por terra; e fez o que era do seu agrado, e prosperou. 13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão relativamente ao holocausto contínuo e à transgressão assoladora, e à entrega do santuário e do exército, para serem pisados? Daniel 8:11-13
Será purificado - (cba)
Daniel 8:14
Do heb. tsadhaq, "ser justo", "ser reto". O verbo ocorre na forma nifal apenas nesta passagem, o que sugere um significado especial ao termo. Lexicógrafos e tradutores sugerem significados diversos, como "ser posto em retidão" ou "ser posto numa condição reta", "ser retificado", "ser declarado reto", "ser justificado" e "ser vindicado". A tradução "será purificado" é a tradução da LXX, que aqui apresenta a forma verbal lwtharisthesetai. Não se sabe se os tradutores da LXX adaptaram o significado do heb. tsadhaq ou se traduziram a partir de manuscritos empregando uma palavra hebraica diferente, talvez tahar, a palavra hebraica comum para "estar limpo", "limpar". A Vulgata tem a forma mundabitur, que também significa "limpo" (ver com. de Daniel 9:24).
Para determinar o acontecimento relacionado ao santuário celestial referido neste versículo, é útil examinar os serviços do santuário terrestre, pois os sacerdotes desse santuário ministravam "em figura e sombra das coisas celestes" (Hebreus 8:5). Os serviços no tabernáculo do deserto e no templo consistiam de duas divisões principais: os diários e os anuais. A ministração diária de Cristo como sumo sacerdote foi tipificada nos serviços diários. O Dia da Expiação anual tipificava uma obra que Cristo realizaria no fin al dos tempos (pa ra uma discussão detalhada dessas duas fases do ministério sacerdotal, ver com. de Levítico 1:16; ver também GC, 418-432). A profecia de Daniel 8:14 anuncia o tempo para o início dessa obra especial. A purificação do santuário celestial compreende toda a obra do juízo final, que começa com a fase investigativa e termina com a fase executiva, que resulta na erradicação permanente do pecado de todo o universo.
- 5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou. Hebreus 8:5 16 e o seu papo com as suas penas tirará e o lançará junto ao altar, para o lado do oriente, no lugar da cinza; Levítico 1:16 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14
Um aspecto importante do juízo final é a vindicação do caráter de Deus perante todos os seres do universo. As acusações falsas que Satanás apresentou contra o governo de Deus serão demonstradas sem fundamento. No final, se verá que Deus foi completamente justo na escolha de determinados indivíduos para comporem Seu futuro reino, e ao impedir outros ele entrarem ali. Os atos finais de Deus despertarão nas pessoas a confissão: "justos e verdadeiros são os Teus caminhos" (Apocalipse 15:3), "Tu és justo" (Apocalipse 16:5), e, "verdadeiros e justos são os Teus juízos" (Apocalipse 16:7). O próprio Satanás será levado a reconhecer a justiça de Deus (ver GC, 670, 671). A palavra traduzida como "justo" é dilwios, equivalente ao termo heb. tsadhiq, derivado de tsadhaq, forma da qual se traduz "será purificado", em Daniel 8:14. Portanto, o heb. tsadhaq pode transmitir a ideia adicional ele que o caráter de Deus será completamente vindicado como o clímax da "hora do Seu juízo" (Apocalipse 14:7), que começou em 1844 (ver Problems in Bible Translation, p. 174-177).
- 3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso; justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos. Apocalipse 15:3 5 E ouvi o anjo das águas dizer: Justo és tu, que és e que eras, o Santo; porque julgaste estas coisas; Apocalipse 16:5 7 E ouvi uma voz do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos. Apocalipse 16:7 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14 7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Até duas mil e trezentas tardes e manhãs
Daniel 8:14
Tradução literal de expressão em hebraico. A sequência da tarde seguida pela manhã também aparece em: (1) Gênesis 1, em referência aos dias da criação (Gênesis 1:5,8,13, etc); (2) Êxodo 27:20,21; Levítico 24:3 para falar do ciclo diário ou regular "desde a tarde até pela manhã" de colocar as lâmpadas para queimar no candeeiro do santuário todas as noites; e (3) Números 9:15,21, em uma alusão à nuvem de Deus que cobria o tabernáculo durante a noite. O ciclo da lâmpada é o mais próximo do contexto de Daniel 8, que fala da adoração regular (v. 11-13) e do santuário (v. 11,12,14). Nestas passagens sobre "tardes e manhãs", existe uma sequência desse tipo a cada dia de 24 horas. Ao interpretar 2.300 tardes e manhãs, Daniel 8:26 acrescenta o artigo definido, "da tarde e da manhã", como se a expressão completa fosse: "as 2.300 tardes e as 2.300 manhãs" (comparar com Deuteronômio 9:25 - "quarenta dias e quarenta noites"). Isso quer dizer 2.300 dias. Caso o tempo fosse literal, equivaleria a menos de seis anos e meio. Obviamente esse período não abrangeria toda a visão desde a Medo-Pérsia até o domínio do chifre pequeno (que terminou em 1798; ver nota sobre Daniel 7:25), envolvendo vários séculos. Portanto, usando os princípios historicistas de interpretação profética, os 2.300 "dias" simbolizam 2.300 anos (comparar com as notas sobre Daniel 7:25; Daniel 9:24). Daniel 8 indica que o período começa durante o império medo-persa, ao passo que Daniel 9:24,25 esclarece que seu primeiro segmento, de "setenta semanas" de anos (=490 anos) tem início com a ordem para restaurar e reconstruir Jerusalém após o exílio babilônico. Descobrimos (em Daniel 9:25) que esta ordem do rei persa Artaxerxes I entrou em vigor em 457 a.C. Considerando que 457 a.C. como o início dos 2.300 anos e lembrando que não existiu ano "0" entre as etras a.C. e d.C., o fim deste período fica estabelecido em 1844 d.C.
- 5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. 8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo. 13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. Gênesis 1:5,8,13 20 Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente. 21 Na tenda da revelação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos a conservarão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o Senhor; este será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel pelas suas gerações. Êxodo 27:20,21 3 Arão a conservará em ordem perante o Senhor, continuamente, desde a tarde até a manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da revelação; será estatuto perpétuo pelas vossas gerações. Levítico 24:3 15 No dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo, isto é, a própria tenda do testemunho; e desde a tarde até pela manhã havia sobre o tabernáculo uma aparência de fogo. 21 Outras vezes ficava a nuvem desde a tarde até pela manhã; e quando pela manhã a nuvem se alçava, eles partiam; ou de dia ou de noite, alçando-se a nuvem, partiam. Números 9:15,21 26 E a visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias mui distantes. Daniel 8:26 25 Assim me prostrei perante o Senhor; quarenta dias e quarenta noites estive prostrado, porquanto o Senhor ameaçara destruir-vos. Deuteronômio 9:25 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 24 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo. Daniel 9:24 24 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:24,25 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:25
o santuário será purificado
Daniel 8:14
O verbo exprime a ideia de restauraçao da ordem designada por Deus por meio de uma obra de purificação e juízo. Nos versículos anteriores, são relatadas as atividades do chifre pequento contra Deus, seu santuário e a obra sacerdotal diária de Cristo. Agora, o serviço anual, o Dia da Expiação (ver Levítico 16) é introduzido na visão. O dia da Expiação era um dia de juízo no templo israelita. A purificação do santuário mencionada neste versículo corresponde à cena do julgamento em Daniel 7. A purificação inclui uma obra de julgamento no tempo do fim. É importante lembrar que o objetivo geral de Daniel é encorajar o povo de Deus, ao prever com clareza o livarmemnto divino dos justos e a derrota de seus inimigos (ver mais sobre o SANTUÁRIO celestial em Hebreus 8:1-5; sobre o JUÍZO no SANTUÁRIO celestial, ver Daniel 7:9-14).
- 1 Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade, 2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem. 3 Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que esse sumo sacerdote também tivesse alguma coisa que oferecer. 4 Ora, se ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, havendo já os que oferecem dons segundo a lei, 5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou. Hebreus 8:1-5 9 Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente. 10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos. 11 Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo destruído; pois ele foi entregue para ser queimado pelo fogo. 12 Quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia foi-lhes concedida prolongação de vida por um prazo e mais um tempo. 13 Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. 14 E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Daniel 7:9-14
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 8:1-14
Deus deu a Daniel a previsão da destruição de outros reinos que, em sua época, foram tão poderosos como o reino da Babilónia. Se pudéssemos prever as mudanças que acontecerão quando já não estivermos mais neste mundo, seríamos menos afetados pelas mudanças de nossa própria época.
O carneiro de dois chifres era o segundo império, o da Média e da Pérsia. Daniel viu que este carneiro era vencido por um bode. Este era Alexandre, o Grande, que morreu aos trinta e três anos, no auge do seu vigor, e deste modo mostrou quão enganosos são o poder e a pompa do mundo, e que estes são incapazes de fazer com que os homens sejam felizes. Enquanto os homens lutam, como no caso de Alexandre, no exemplo da morte de um próspero guerreiro, é evidente que a causa fundamental de todas as coisas não tinha outro plano senão executá-lo e, portanto, cortou-o. Em lugar deste grande e único chifre, haviam quatro notáveis, que foram os quatro principais capitães de Alexandre. Um pequeno chifre tornou-se um grande perseguidor do povo de Deus. Parece que a ilusão muçulmana é sinalizada aqui. Esta prosperou e, em determinada ocasião, quase destruiu a santa religião que a destra de Deus havia plantado. É justo que Deus prive dos privilégios de sua casa aqueles que os desprezam e os profanam; e que dê a conhecer o valor das ordenanças por sua falta, aos que não as conheceram desfrutando-as.
Daniel ouviu que o tempo desta calamidade era limitado e determinado, mas não ouviu em que tempo aconteceria. Se conhecemos a mente de Deus, devemos buscar ao Senhor Jesus Cristo com muita pressa, em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Estes tesouros não estão escondidos “de nós”, mas estão escondidos “para nós”. Existe muita dificuldade para que se compreenda o tempo exato que está estipulado nesta passagem, mas o final não pode estar muito distante. Deus se ocupará, para a sua glória, da purificação da Igreja no devido momento. O Senhor Jesus Cristo morreu para limpá-la, e o fará para apresentá-la imaculada a si mesmo.
- Veja também

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 204

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 205

Olhando para o Alto, Pág. 214

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 250

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 251

Cuidado de Deus, Pág. 299

Este Dia com Deus, Pág. 352

Profetas e Reis, Pág. 554

Vida e Ensinos, Pág. 56

O Grande Conflito, Pág. Centro de Nossa Esperança
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 7 E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas. 11 E desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. Daniel 12:7,11 2 Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. 3 E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias. Apocalipse 11:2,3 14 E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. Apocalipse 12:14 5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses. Apocalipse 13:5 26 E a visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias mui distantes. Daniel 8:26 5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Gênesis 1:5 27 Sião será resgatada pela justiça, e os seus convertidos, pela retidão. Isaías 1:27 26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; 27 e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados. Romanos 11:26,27 15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11:15 25 Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel. Isaías 45:25 8 Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. Gálatas 3:8
- Veja também

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 204

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 205

Olhando para o Alto, Pág. 214

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 250

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 251

Cuidado de Deus, Pág. 299

Este Dia com Deus, Pág. 352

Profetas e Reis, Pág. 554

Vida e Ensinos, Pág. 56

O Grande Conflito, Pág. Centro de Nossa Esperança