Comentário Bíblico
Adventista
Orado - (cba)
Atos 4:31
Atividade recorrente na igreja (ver Atos 1:14,24; Atos 2:42; Atos 6:4).
- 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. 24 E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido Atos 1:14,24 42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2:42 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:4
Tremeu o lugar - (cba)
Atos 4:31
Ao se levar em conta outras manifestações da presença do Espírito de Deus, pode-se concluir que este tremor não foi um terremoto, mas um evento sobrenatural. Foi uma renovação da maravilha ocorrida no dia de Pentecostes. Mas, ao que tudo indica, sem a aparição de línguas de fogo. Dessa maneira, os cristãos confirmaram que o Deus de toda a natureza a quem clamavam (Atos 4:24) estava no meio deles. Considerando sua necessidade direta, o Senhor lhes deu uma resposta imediata como prova de que ouvira suas orações.
Todos ficaram cheios - (cba)
Atos 4:31
Ver com. de Atos 2:4. Assim como no dia de Pentecostes, os discípulos foram mais uma vez preenchidos com o poder do Espírito. Isto lhes deu certeza de que podiam falar com intrepidez as palavras que foram comissionados a proclamar. O fato de terem recebido o Espírito no Pentecostes não significa que não pudessem receber mais unção em tempos de necessidade. Aliás, o primeiro derramamento do Espírito os preparou para essas etapas posteriores. O mesmo ocorre na vida cristã: a vida que começa no Espírito, com o batismo, depende de comunhão constante e renovação dos suprimentos da graça para prosseguir.
Com intrepidez, anunciavam - (cba)
Atos 4:31
Dotados com a intrepidez concedida pelo poder do Espírito, pela qual oraram, os apóstolos passaram a proclamar o evangelho sempre e onde quer que tinham oportunidade, desprezando toda ameaça.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 4:23-31
Os seguidores de Cristo andam de uma melhor maneira quando vão acompanhados, sempre e quando a companhia seja de outros como eles. Estimula os servos de Deus tanto para fazer a obra como para suportar o trabalho, saberem que servem ao Deus que criou todas as coisas, e que portanto, determina todas as coisas; e que as Escrituras se cumprirão. Jesus foi ungido para ser Salvador; portanto estava determinado que Ele seda o sacrifício expiatório pelo pecado. O pecado não é um mal menor para que Deus extraia coisas boas dele.
Em épocas ameaçadoras nosso interesse não deve ser tanto evitar os problemas, como poder seguir adiante com júbilo e coragem em nossa obra e dever. Eles não oram: Senhor permita que nos afastemos de nossa tarefa agora que tem se tornado perigosa, mós: Senhor dá-nos tua graça para seguirmos adiante com constância em nossa obra, e não temermos o rosto do homem. Aqueles que desejam ajuda e exortação divina, podem depender daquEle que as tem, devem sair e seguir adiante no poder do Senhor Deus. Ele deu um sinal de que aceitaria as suas orações. O lugar tremeu para que a fé deles se estabilizasse, e não para que fosse vacilante. Deus lhes deu o seu Espírito na maior medida, e todos foram cheios com o Espírito Santo, mais do que nunca; por isto não somente foram estimulados, mas capacitados para falar a Palavra de Deus com ousadia. Quando dizem que o Senhor Deus lhes ajuda por seu Espírito, sabem que não serão confundidos (Isaías 50:7).
- Veja também

Conselhos sobre a Educação, Pág. 126

Refletindo a Cristo, Pág. 233

E Recebereis Poder, Pág. 307

Atos dos Apóstolos, Pág. 71

Vida e Ensinos, Pág. 78
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Atos 2:2 25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. 26 De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos. Atos 16:25,26 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2:4 29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, Atos 4:29 24 E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei. Isaías 65:24 19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:19,20 22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. Mateus 21:22 12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai; João 14:12 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. 16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15:7,16 23 Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. João 16:23,24 5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5 1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. Atos 2:1 14 também a maior parte dos irmãos no Senhor, animados pelas minhas prisões, são muito mais corajosos para falar sem temor a palavra de Deus. Filipenses 1:14 13 Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. Atos 4:13 3 Eles, entretanto, se demoraram ali por muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, concedendo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios. Atos 14:3
- Veja também

Conselhos sobre a Educação, Pág. 126

Refletindo a Cristo, Pág. 233

E Recebereis Poder, Pág. 307

Atos dos Apóstolos, Pág. 71

Vida e Ensinos, Pág. 78