Comentário Bíblico
Adventista
Por boca - (cba)
Atos 4:25
Os primeiros manuscritos desta passagem apresentam um texto grego difícil que parece ter sofrido adulteração. Os manuscritos posteriores contêm uma série de variantes que parecem ser tentativas dos escribas de consertar o texto. O texto mais antigo a que se tem acesso pode ser traduzido da seguinte forma: “Que por meio da boca de nosso pai Davi, leu servo, disse”; ou talvez “Que por meio de nosso pai Davi, Teu servo, a boca do Espírito Santo disse”.
Enfureceram - (cba)
Atos 4:25
A citação de Atos 4:25,26 vem do Salmos 2:1,2. Sem dúvida, a aplicação primária desta passagem era a alguma revolta contra um rei de Israel. Durante o reinado de Davi, existe menção a conflitos com sírios, moabitas, amonitas e outros que se envolveram em revoltas vãs (2Sm 8). Neste caso, o salmo é apresentado como um paralelo da luta dos líderes judeus contra o Senhor da igreja. Uma aplicação judaica antiga de Salmos 2:1, que deve datar no mínimo do 2° século d.C., interpreta os “gentios” como Gogue e Magogue que, segundo o pensamento judaico, se oporiam ao Messias quando Ele viesse (‘Abodah Zarah, 3.b, ed. Soncino, Talmude, p. 8, 9). Se tal aplicação do texto já fosse difundida no tempo dos apóstolos, como é possível, fica claro porque o Salmos 2:1 foi aplicado por eles àqueles que já se opunham ao Messias.
- 25 que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram- se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. Atos 4:25,26 1 Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Salmos 2:1,2 1 Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? Salmos 2:1
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 4:23-31
Os seguidores de Cristo andam de uma melhor maneira quando vão acompanhados, sempre e quando a companhia seja de outros como eles. Estimula os servos de Deus tanto para fazer a obra como para suportar o trabalho, saberem que servem ao Deus que criou todas as coisas, e que portanto, determina todas as coisas; e que as Escrituras se cumprirão. Jesus foi ungido para ser Salvador; portanto estava determinado que Ele seda o sacrifício expiatório pelo pecado. O pecado não é um mal menor para que Deus extraia coisas boas dele.
Em épocas ameaçadoras nosso interesse não deve ser tanto evitar os problemas, como poder seguir adiante com júbilo e coragem em nossa obra e dever. Eles não oram: Senhor permita que nos afastemos de nossa tarefa agora que tem se tornado perigosa, mós: Senhor dá-nos tua graça para seguirmos adiante com constância em nossa obra, e não temermos o rosto do homem. Aqueles que desejam ajuda e exortação divina, podem depender daquEle que as tem, devem sair e seguir adiante no poder do Senhor Deus. Ele deu um sinal de que aceitaria as suas orações. O lugar tremeu para que a fé deles se estabilizasse, e não para que fosse vacilante. Deus lhes deu o seu Espírito na maior medida, e todos foram cheios com o Espírito Santo, mais do que nunca; por isto não somente foram estimulados, mas capacitados para falar a Palavra de Deus com ousadia. Quando dizem que o Senhor Deus lhes ajuda por seu Espírito, sabem que não serão confundidos (Isaías 50:7).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 16 Irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; Atos 1:16 30 Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria sentar sobre o seu trono um dos seus descendentes - Atos 2:30 1 Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: 3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. 4 Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. 5 Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os confundirá, dizendo: 6 Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte. Salmos 2:1-6