Comentário Bíblico
Adventista
Ameaçando-os mais ainda - (cba)
Atos 4:21
Mais do que isto o Sinédrio não ousou fazer, pois todos sabiam que o coxo fora curado e que nenhuma acusação digna de castigo poder ia se manter contra os apóstolos. Uma vez que o homem curado era conhecido de todos, não poderíam afirmar que a história era falsa. É por se tratar de um ato de bondade, não poderiam ser castigados, nem teriam os líderes justificativa para puni-los, por afirmarem que a cura fora feita em nome de Jesus.
Como os castigar - (cba)
Atos 4:21
Sem dúvida, alguns dos líderes judeus tinham inclinação favorável aos apóstolos (ver com. de Atos 4:14). Mesmo assim, porém, o sentimento geral era de decepção, por não conseguirem um pretexto para castigá-los sem enraivecer o povo. Mais uma vez, o pragmatismo parece ter sido um fator importante na decisão (ver João 11:49,50).
- 14 E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. Atos 4:14 49 Um deles, porém, chamado Caifás, que era sumo sacerdote naquele ano, disse-lhes: Vós nada sabeis, 50 nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça a nação toda. João 11:49,50
Glorificavam a Deus - (cba)
Atos 4:21
Ou, “estavam glorificando a Deus”, retratando a reação imediata do povo ao milagre. O discurso de Pedro no templo deixara claro qual era a íonte de poder para a cura do homem (Atos 3:12-16).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 4:15-22
Todo o interesse dos governantes é que a doutrina de Cristo não seja difundida entre o povo, ainda que não possam dizer que seja falsa ou perigosa, ou de -alguma tendência má; e se envergonham de reconhecer a verdadeira razão: que testifica contra sua hipocrisia, iniquidade e tirania. Aqueles que sabem valorizar com justiça as promessas de Cristo, sabem desprezar com justiça as ameaças do mundo. Os apóstolos olham preocupados para as almas que perecem por saberem que estas não podem fugir da ruína eterna, a não ser por Jesus Cristo; portanto, são fiéis ao advertir e mostrar o caminho reto.
Ninguém desfrutará de paz mental, nem agirá corretamente até que tenha aprendido a guiar sua conduta pela norma da verdade, e não pelas opiniões e fantasias vacilantes dos homens. Evitem especialmente o vão intento de servir a dois Senhores: a Deus e ao mundo; a conclusão será que não pode servir fielmente a nenhum deles.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo- los para que de ora em diante não falem neste nome a homem algum. Atos 4:17 40 Concordaram, pois, com ele, e tendo chamado os apóstolos, açoitaram-nos e mandaram que não falassem em nome de Jesus, e os soltaram. Atos 5:40 26 Nisso foi o capitão com os guardas e os trouxe, não com violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo. Atos 5:26 46 E procuravam prendê-lo, mas temeram o povo, porquanto este o tinha por profeta. Mateus 21:46 5 Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo. Mateus 26:5 47 E todos os dias ensinava no templo; mas os principais sacerdotes, os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo; 48 mas não achavam meio de o fazer; porque todo o povo ficava enlevado ao ouvi-lo. Lucas 19:47,48 6 Mas, se dissermos: Dos homens, todo o povo nos apedrejará; pois está convencido de que João era profeta. 19 Ainda na mesma hora os escribas e os principais sacerdotes, percebendo que contra eles proferira essa parábola, procuraram deitar-lhe as mãos, mas temeram o povo. Lucas 20:6,19 2 E os principais sacerdotes e os escribas andavam procurando um modo de o matar; pois temiam o povo. Lucas 22:2 6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. 7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram 8 e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. 9 Todo o povo, ao vê-lo andar e louvar a Deus, Atos 3:6-9 33 E, expulso o demônio, falou o mudo e as multidões se admiraram, dizendo: Nunca tal se viu em Israel. Mateus 9:33 31 de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel. Mateus 15:31 26 E, tomados de pasmo, todos glorificavam a Deus; e diziam, cheios de temor: Hoje vimos coisas extraordinárias. Lucas 5:26 17 E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversário ficavam envergonhados; e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele. Lucas 13:17 18 e foi por isso que a multidão lhe saiu ao encontro, por ter ouvido que ele fizera este sinal. 19 De sorte que os fariseus disseram entre si: Vedes que nada aproveitais? eis que o mundo inteiro vai após ele. João 12:18,19 8 E as multidões, vendo isso, temeram, e glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens. Mateus 9:8