Comentário Bíblico
Adventista
Falavam eles ainda - (cba)
Atos 4:1
Nesta época e mesmo depois, as aLividades dos apóstolos interessavam prol andamento às hostis autoridades judaicas. A notícia da cura do coxo deve ter se espalhado com rapidez pela cidade e, pela primeira vez desde a crucifixão, os líderes do Sinédrio que condenaram O Senhor, entraram em contato novamente com o cristianismo. Poucas semanas haviam se passado desde a crucifixão. Na época, esses líderes judeus se sentiram vitoriosos por conseguirem se livrar de Jesus sob o argumento da segurança da nação, como Caifás aconselhara (João 11:49,50). Eles sabiam que o túmulo de Jesus fora encontrado vazio. Mas, negando-se a crer na ressurreição, procuraram espalhar a notícia de que os discípulos haviam roubado o corpo de Cristo (Mateus 28:13-15). Não se sabe se alguns dos líderes judeus estavam presentes durante a experiência do dia de Pentecostes; mas, sem dúvida, eles ouviram o que se passou e ficaram sabendo do crescimento da nova igreja. Então dois dos principais porta-vozes cristãos foram encontrados ensinando dentro dos recintos do templo.
- 49 Um deles, porém, chamado Caifás, que era sumo sacerdote naquele ano, disse-lhes: Vós nada sabeis, 50 nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça a nação toda. João 11:49,50 13 e ordenaram-lhes que dissessem: Vieram de noite os seus discípulos e, estando nós dormindo, furtaram-no. 14 E, se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos, e vos livraremos de cuidado. 15 Então eles, tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E essa história tem-se divulgado entre os judeus até o dia de hoje. Mateus 28:13-15
Sobrevieram - (cba)
Atos 4:1
Isto é, para prendê-los.
Sacerdotes - (cba)
Atos 4:1
A classe dos sacerdotes era responsável pelos cultos e ritos do templo (ver 1 Crônicas 24:1-19). Naturalmente, foram os primeiros a se ofender porque a multidão testemunhou maravilhada a cura do coxo.
Capitão - (cba)
Atos 4:1
Possivelmente se tratava de um dos mesmos oficiais presentes na prisão de Jesus (ver Lucas 22:52). O AT menciona um oficial cujo título era “príncipe da casa de Deus” (1 Crônicas 9:11; 2 Crônicas 31:13; Neemias 11:11). O livro de 2 Macabeus 3:4 menciona que um benjamita era “governador do templo”. Lucas fala várias vezes do “capitão” do templo (Lucas 22:52; Atos 5:24,26), e Josefo também se refere a esse oficial (Guerra dos Judeus, ii. 17.2 [409]; Antiguidades, xx.9.3). Fica evidente que o oficial mencionado por Josefo é o mesmo ao qual Lucas se refere. É possível que também seja o mesmo citado no AT e em 2 Macabeus. Em escritos judaicos posteriores, são mencionados vários oficiais que poderiam corresponder ao “capitão do templo” desta passagem. Um deles seria o 'ish har habayith, o “oficial do monte do templo” (Mishnah Middoth, 1.2, ed. Soncino, Talmude, p. 1). Este homem não fazia parte da classe militar, mas fazia a supervisão da guarda dos sacerdotes e levitas que tomavam conta do templo, especialmente durante a noite. Em seu papel de inspetor, realizava rondas noturnas, visitando todos os portões e despertando quem estivesse dormindo. Parece que o átrio exterior, a área na qual Pedro acabara de fazer seu discurso, era de responsabilidade particular deste homem. Outro oficial que tem mais probabilidade de ser identificado com o “capitão” nesta passagem era o segan hakohanim, o “chefe dos sacerdotes”. Ele era o segundo na hierarquia, após o sumo sacerdote, ajudando-o em suas funções oficiais, 'l inha responsabilidade geral pelos cultos e ritos no templo e pela manutenção da ordem em todos os seus recintos.
- 52 Então disse Jesus aos principais sacerdotes, oficiais do templo e anciãos, que tinham ido contra ele: Saístes, como a um salteador, com espadas e varapaus? Lucas 22:52 11 Azarias, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote. filho de Aitube, regente da casa de Deus; 1 Crônicas 9:11 13 E Jeiel, Azazias, Naate, Asael, Jerimote, Jozabade, Eliel, Ismaquias, Maate e Benaías eram superintendentes sob a direção de Conanias e de Simei, seu irmão, por decreto do rei Ezequias e de Azarias, o chefe da casa de Deus. 2 Crônicas 31:13 11 Seraías, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de Altube, príncipe sobre a casa de Deus; Neemias 11:11 24 E quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas palavras ficaram perplexos acerca deles e do que viria a ser isso. 26 Nisso foi o capitão com os guardas e os trouxe, não com violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo. Atos 5:24,26
Saduceus - (cba)
Atos 4:1
Os saduceus não são mencionados com frequência no evangelho. Em Atos 23:8, são retratados dizendo “não haver ressurreição, nem anjo, nem espírito”. Foi quando a doutrina da ressurreição e da vida futura passou a ser enfatizada por Jesus e pelos apóstolos que os saduceus surgiram como oponentes, como em Mateus 22:23-33 e nesta ocasião.
- 8 Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa. Atos 23:8 23 No mesmo dia vieram alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, dizendo: 24 Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, seu irmão casará com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. 25 Ora, havia entre nós sete irmãos: o primeiro, tendo casado, morreu: e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão; 26 da mesma sorte também o segundo, o terceiro, até o sétimo. 27 depois de todos, morreu também a mulher. 28 Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será ela esposa, pois todos a tiveram? 29 Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; 30 pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu. 31 E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus: 32 Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos. 33 E as multidões, ouvindo isso, se maravilhavam da sua doutrina. Mateus 22:23-33
Ao descobrirem que os discípulos estavam pregando a ressurreição, os saduceus reagiram assim como fizeram com o próprio Senhor e se transformaram em perseguidores da igreja. No NT, não há registro de nenhum saduceu aceitando o evangelho. Já entre os fariseus, alguns professaram crer (ver Atos 15:5; Atos 23:6).
- 5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés. Atos 15:5 6 Sabendo Paulo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no sinédrio: Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus; é por causa da esperança da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado. Atos 23:6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 4:1-4
Os apóstolos pregaram a ressurreição dos mortos por meio de Jesus Cristo. Incluem toda a felicidade do estado futuro; eles pregaram isto através de Jesus, pois somente por meio dEle pode-se obtê-la. É miserável o caso daqueles para quem a glória do reino de Cristo é uma dor, pois uma vez que a glória deste reino é eterna, a dor deles também será eterna.
Os úteis e inofensivos servos de Cristo, como os apóstolos, costumam ser afligidos em seu trabalho de fé e obra de amor, enquanto os ímpios têm escapado. Até este momento não faltam casos em que a leitura das Escrituras, a oração em grupo e as conversas sobre temas religiosos encontram semblantes franzidos e restrições; porém, se obedecermos os preceitos de Cristo, Ele nos sustentará.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 60

Cristo Triunfante, Pág. 333
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote. Atos 4:6 7 E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé. 12 Assim excitaram o povo, os anciãos, e os escribas; e investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao sinédrio; Atos 6:7,12 3 Então os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no pátio da casa do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás; 4 e deliberaram como prender Jesus a traição, e o matar. Mateus 26:3,4 1 Ora, chegada a manhã, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem; 2 e, maniatando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador. 20 Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram as multidões a que pedissem Barrabás e fizessem morrer Jesus. 41 De igual modo também os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: Mateus 27:1,2,20,41 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. João 15:20 3 Tendo, pois, Judas tomado a coorte e uns guardas da parte dos principais sacerdotes e fariseus, chegou ali com lanternas archotes e armas. João 18:3 24 E quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas palavras ficaram perplexos acerca deles e do que viria a ser isso. 26 Nisso foi o capitão com os guardas e os trouxe, não com violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo. Atos 5:24,26 4 Isto é o que haveis de fazer: uma terça parte de vós, isto é, dos sacerdotes e dos levitas que entram no sábado, servirá de porteiros às entradas; 5 outra terça parte estará junto à casa do rei; e a outra terça parte à porta do Fundamento; e todo o povo estará nos átrios da casa do Senhor. 6 Não entre, porém, ninguém na casa da Senhor, senão os sacerdotes e os levitas que ministram; estes entrarão, porque são santos; mas todo o povo guardará a ordenança do Senhor. 7 E os levitas cercarão o rei de todos os lados, cada um com as suas armas na mão; e qualquer que entrar na casa seja morto; mas acompanhai vós o rei, quando entrar e quando sair. 8 Fizeram, pois, os levitas e todo o Judá conforme tudo o que ordenara e sacerdote Jeoiada; e tomou cada um os seus homens, tanto os que haviam de entrar no sábado como os que haviam de sair, pois o sacerdote Jeoiada não despediu as turmas. 9 Também o sacerdote Jeoiada deu aos capitães de cem as lanças, os paveses e os escudos que tinham pertencido ao rei Davi, os quais estavam na casa de Deus. 2 Crônicas 23:4-9 4 e foi ele tratar com os principais sacerdotes e com os capitães de como lho entregaria. Lucas 22:4 6 Sabendo Paulo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no sinédrio: Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus; é por causa da esperança da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado. 7 Ora, dizendo ele isto, surgiu dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu. 8 Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa. 9 Daí procedeu grande clamor; e levantando-se alguns da parte dos fariseus, altercavam, dizendo: Não achamos nenhum mal neste homem; e, quem sabe se lhe falou algum espírito ou anjo? Atos 23:6-9 12 Então entenderam que não dissera que se guardassem, do fermento dos pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus. Mateus 16:12 16 e enviaram-lhe os seus discípulos, juntamente com os herodianos, a dizer; Mestre, sabemos que és verdadeiro, e que ensinas segundo a verdade o caminho de Deus, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. 23 No mesmo dia vieram alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, dizendo: 24 Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, seu irmão casará com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. Mateus 22:16,23,24 7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Mateus 3:7 1 Num desses dias, quando Jesus ensinava o povo no templo, e anunciava o evangelho, sobrevieram os principais sacerdotes e os escribas, com os anciãos. Lucas 20:1