Comentário Bíblico
Adventista
Companheiro na tribulação - (cba)
Apocalipse 1:9
Parece que João não era o único a sofrer perseguição na época.
Reino - (cba)
Apocalipse 1:9
Isto é, o reino da graça divina (ver com. de Mateus 4:17). “Através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus" (Atos 14:22).
- 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4:17 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. Atos 14:22
Perseverança - (cba)
Apocalipse 1:9
Literalmente, “permanecer debaixo". A palavra aqui envolve o exercício de autocontrole para suportar uma situação difícil quando, por meio de um ato de fé, é possível obter alívio de pressão e perseguição. Em Jesus, os cristãos têm forças para “permanecer debaixo" das provas (ver com. de Romanos 2:7; Apocalipse 14:12).
- 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; Romanos 2:7 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12
Em Jesus - (cba)
Apocalipse 1:9
Evidências textuais apoiam a variante “em Jesus”. A perseverança resulta de uma conexão vital com Ele.
Achei-me - (cba)
Apocalipse 1:9
O termo sugere que Patmos não era seu lar permanente, mas que as circunstâncias o levaram para lá.
Patmos - (cba)
Apocalipse 1:9
Pequena ilha do mar Egeu, cerca de 90 km a sudoeste de Efeso. Tem 15 km de extensão de norte a sul e 10 km de leste a oeste em seu ponto mais extenso. Patmos é rochosa e estéril. Sua costa bastante fragmentada contém muitos braços de mar. Ao escrever em 77 d.C., Plínio (História Natural, iv. 12.23) relata que a ilha era uma colônia penal. Isso explica porque João fala em ser um “companheiro na tribulação". O apóstolo estava em Patmos como prisioneiro dos romanos.
Cerca de dois séculos depois, Vitorino de Pettau (m. 303 d.C.) afirmou, acerca do Apocalipse: “Quando João disse estas coisas, estava na ilha de Patmos, condenado ao trabalho nas minas [do latim metallum] por César Domiciano" (Commentary on the Apocalypse, Ap 10:11; ANF, vol. 7, p. 353). A palavra latina metallum também pode se referir a uma pedreira. Patmos podia ter pedreiras, mas não dá evidência de que ali havia minas. Por isso, a referência deve ser o primeiro significado. A declaração de Plínio, sobre Patmos ser uma colônia penal, foi feita por um instruído contemporâneo de João, ao passo que a de Vitorino, embora provável, deve ser classificada como tradição.
Por causa da palavra - (cba)
Apocalipse 1:9
O texto grego não indica que João estivesse em Patmos a fim de receber e registrar as visões que lhe foram concedidas ali (ver com. de Apocalipse 1:2). Nesta passagem, as expressões “palavra de Deus” e "testemunho de [sobre] Jesus" se referem a seu testemunho inspirado acerca do evangelho por mais de meio século. Este fora o único propósito motivador da vida de João. Nos amargos dias de perseguição encabeçada por Domiciano, o destemido testemunho do apóstolo se transformou no motivo de seu exílio em Patmos.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
aflição
Apocalipse 1:9
João e seus leitores haviam sofrido pelo evangelho. O sofrimento nunca é bom, mas pode produzir perseverança.
Patmos
Apocalipse 1:9
Ver introdução, "Data e loca de escrita".
por causa da palavra de Deus
Apocalipse 1:9
Deixa subentendido que o evangelho é o motivo para ele estar na ilha (em exílio).
testemunho
Apocalipse 1:9
Traduzido por "Testemunha" no verso 5. (Apocalipse 1:5; )
Companheiros de João em Patmos
Apocalipse 1:9
João foi enviado para a Ilha de Patmos, onde, separado de seus companheiros na fé, seus inimigos supuseram que ele morreria de privações e abandono. Mas João fez amigos e seguidores lá. Eles pensaram que haviam finalmente colocado a testemunha fiel onde ela não poderia mais perturbar Israel ou os governantes iníquos do mundo.
Mas todo o universo celestial viu o resultado do conflito com o discípulo idoso e sua separação de seus companheiros na fé. Deus e Cristo e as hostes celestiais foram os companheiros de João na Ilha de Patmos. Deles recebeu instruções que transmitiu aos que estavam com ele separados do mundo. Lá ele escreveu as visões e revelações que recebeu de Deus, contando as coisas que aconteceriam no período final da história da terra. Quando sua voz não mais testemunhasse a verdade, quando ele não pudesse mais testificar dAquele que amava e servia, as mensagens dadas a ele naquela costa rochosa e estéril deveriam sair como uma lâmpada que queima ( Manuscrito 150, 1899 )
Gloriosas verdades confiadas a João
Apocalipse 1:9
(1 João 1:1-10; ) Muitas vezes os melhores homens, aqueles a quem Deus usa para a glória do Seu nome, não são reconhecidos pela sabedoria humana, mas nem por um momento são esquecidos por Deus. Quando João foi exilado para a Ilha de Patmos, muitos pensaram que ele não servia mais, uma cana velha e quebrada pronta para cair a qualquer momento. Mas o Senhor achou por bem usá-lo naquela ilha solitária onde Seu servo estava preso. O mundo e os sacerdotes e governantes fanáticos regozijaram-se por terem finalmente se livrado de seu testemunho sempre renovado.
Todo este capítulo está cheio de bravura corajosa, de esperança, fé e segurança. Foi por causa desse testemunho, tão surpreendente para aqueles que desejavam esquecer Cristo, que odiava o Redentor crucificado, a quem haviam rejeitado, que desejavam ter aquela voz além de sua audição, para que seu testemunho não fosse mais um testemunho contra eles e seus atos perversos em crucificar o Senhor da glória. Mas eles não puderam colocá-lo em nenhum lugar onde seu Senhor e Salvador Jesus Cristo não pudesse encontrá-lo.
Os servos de Cristo que são verdadeiros e fiéis podem não ser reconhecidos nem honrados pelos homens ..., mas o Senhor os honrará. Eles não serão esquecidos por Deus. Ele os honrará com Sua presença porque foram considerados verdadeiros e fiéis. Aqueles que envelheceram na causa e obra de Deus têm uma experiência de grande valor para a igreja. Deus honra seus servos que envelheceram em Seu serviço. As verdades mais gloriosas a respeito dos últimos capítulos da história da Terra foram dadas ao discípulo idoso a quem Jesus amava ( Manuscrito 109, 1897 ).
Os últimos anos de João
Apocalipse 1:9-10
(Salmos 71:9; Salmos 92:14; Isaías 46:4; )Foi depois que João envelheceu no serviço do Senhor que ele foi exilado em Patmos. E naquela ilha solitária ele recebeu mais comunicações do céu do que durante o resto de sua vida ( The Review and Herald, 26 de julho de 1906 ).
- 9 Não me enjeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se forem acabando as minhas forças. Salmos 71:9 14 Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, Salmos 92:14 4 Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei. Isaías 46:4
O idoso representante de Cristo foi exilado para que seu testemunho não fosse mais ouvido; pois era uma força viva do lado direito. Mas embora separado de seus irmãos, ele foi visitado por Cristo, a quem ele não tinha visto desde a ascensão ( The Review and Herald, 16 de maio de 1899 ).
O plano de Deus para o futuro
Apocalipse 1:9-15
A mão da perseguição cai pesadamente sobre o apóstolo. Ele é banido para a Ilha de Patmos "pela palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo". Ele escreve: “Eu estava no Espírito no dia do Senhor”. Ele estava cheio de alegria indescritível; pois o céu parecia aberto diante dele. Em tons claros e distintos, uma voz falou com ele, dizendo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último." Virando-se, viu seu Mestre, com quem havia caminhado e conversado na Judéia, em cujo peito se apoiara.
Mas, como mudou Sua aparência! João o viu vestido com uma velha túnica púrpura e coroado de espinhos. Agora Ele está vestido com uma vestimenta de brilho celestial e cingido com um cinto de ouro. Escrevendo sobre Sua aparência, João diz: “Sua cabeça e cabelos eram brancos como a lã, brancos como a neve; e seus olhos eram como uma chama de fogo; e seus pés semelhantes a latão fino, como se queimados em uma fornalha; e sua voz como o som de muitas águas. ” ...
O plano de Deus para as eras futuras foi revelado a João. As glórias do céu foram abertas antes de sua visão extasiada. Ele viu o trono de Deus e ouviu os hinos de alegria ressoando nas cortes celestiais. Ao lermos sua descrição do que viu em sua visão, ansiamos por estar com os redimidos na presença de Deus.
Meio século se passou desde que Jesus ascendeu para apresentar Sua igreja diante de Deus e preparar mansões para Seus fiéis. Ele ainda amava Seu povo; pois Ele veio a Seu servo idoso para revelar-Lhe os planos de Deus para o futuro.
Na ilha acidentada e desolada, João foi deixado sozinho com Deus e sua fé. Aqui, entre as rochas e penhascos, ele manteve comunhão com seu Criador. Ele revisou sua vida passada e, ao pensar nas bênçãos que recebera das mãos de Deus, a paz encheu seu coração. Ele viveu a vida de um cristão e podia dizer com fé: "Está tudo bem com a minha alma." Não foi assim com o imperador que o baniu. Ele podia olhar para trás apenas em campos de guerra e carnificina, em casas desoladas e viúvas e órfãos chorando - o resultado de seu desejo ambicioso de preeminência ( Manuscrito 99, 1902 ).
Referências cruzadas
Apocalipse 1:9
Filipenses 1:7; 2 Timóteo 2:12.
- 7 como tenho por justo sentir isto a respeito de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões como na defesa e confirmação do evangelho. Filipenses 1:7 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:12
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 1:9-11
O consolo do apóstolo é que não sofreu como malfeitor, mas pelo testemunho de Jesus, por testemunhar de Cristo como Emanuel, o Salvador; o Espírito de glória e de Deus repousou sobre este perseguido apóstolo. O dia e a hora desta visão foi o dia do Senhor, o dia do repouso cristão, o primeiro dia da semana, observado em memória da ressurreição de Cristo. Nós que o chamamos "Senhor nosso", deveríamosd honrá-lo em um dia próprio. O nome mostra como este dia sagrado deveria ser observado; o dia reservado ao Senhor deveria ser dedicado absolutamente a Ele, e nenhuma de suas horas deveria ser empregada de forma sensual, mundana ou em diversões.
Ele estava em uma atitude séria, celestial e espiritual, sob a influência da graça do Espírito de Deus. Os que desejam desfrutar da comunhão com Deus em um dia dedicado ao Senhor, devem procurar tirar os seus pensamentos e afetos das coisas terrenas. Se os crentes são impedidos de observar um santo dia dedicado ao Senhor, as ordenanças públicas e a comunhão dos santos, por necessidade e não por própria opção, podem buscar consolo na meditação e nos deveres secretos da influência do Espírito; ouvindo a voz e contemplando a glória de seu amado Salvador, e de cujas palavras de graça e poder confinamento algum ou alguma circunstância exterior os pode separar. É dado um alarme com o som da trombeta, e logo o apóstolo ouviu a voz de Cristo.
- Veja também

Conselhos sobre a Educação, Pág. 114

Conselhos aos Idosos, Pág. 173

Conselhos aos Idosos, Pág. 177

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 281

E Recebereis Poder, Pág. 282

Nossa Alta Vocação, Pág. 313

Cristo Triunfante, Pág. 345

Vidas Que Falam, Pág. 366

Vidas Que Falam, Pág. 373

Atos dos Apóstolos, Pág. 570

Atos dos Apóstolos, Pág. 588

O Grande Conflito, Pág. 78
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; Apocalipse 1:4 9 Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás. 10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:9,10 14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Apocalipse 7:14 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. Atos 14:22 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:17 9 Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens. 10 Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós desprezíveis. 11 Até a presente hora padecemos fome, e sede; estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, 12 e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e o suportamos; 13 somos difamados, e exortamos; até o presente somos considerados como o refugo do mundo, e como a escória de tudo. 1 Coríntios 4:9-13 7 como tenho por justo sentir isto a respeito de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões como na defesa e confirmação do evangelho. Filipenses 1:7 14 Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. Filipenses 4:14 8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, 2 Timóteo 1:8 3 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 5 E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente. 6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. 7 Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. 8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho, 9 pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. 10 Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna. 11 Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:3-12 10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. Apocalipse 3:10 10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança e a fé dos santos. Apocalipse 13:10 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; 8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; Romanos 2:7,8 3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, 4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; Romanos 5:3,4 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. Romanos 8:25 4 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa constância e fé em todas as perseguições e aflições que suportais; 5 o que é prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; 2 Tessalonicenses 1:4,5 5 Ora, o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus e na constância de Cristo. 2 Tessalonicenses 3:5 36 Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Hebreus 10:36 7 Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. 8 Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Tiago 5:7,8 2 o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo quanto viu. Apocalipse 1:2 9 Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram. Apocalipse 6:9 7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará. Apocalipse 11:7 11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:11,17 10 Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Apocalipse 19:10 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; Apocalipse 1:1 15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse: Atos 1:15 23 Então lhes disse: O meu cálice certamente haveis de beber; mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai. Mateus 20:23 7 e a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. 2 Coríntios 1:7 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:12 6 e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. Apocalipse 1:6
- Veja também

Conselhos sobre a Educação, Pág. 114

Conselhos aos Idosos, Pág. 173

Conselhos aos Idosos, Pág. 177

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 281

E Recebereis Poder, Pág. 282

Nossa Alta Vocação, Pág. 313

Cristo Triunfante, Pág. 345

Vidas Que Falam, Pág. 366

Vidas Que Falam, Pág. 373

Atos dos Apóstolos, Pág. 570

Atos dos Apóstolos, Pág. 588

O Grande Conflito, Pág. 78