Comentário Bíblico
Adventista
Outro lado - (cba)
Mateus 16:5
Seu destino era Betsaida Julias (ver com. de Mateus 11:21; Marcos 6:31; Marcos 8:22), a cerca de 13 km de Magdala. A primeira vista, o relato de Marcos (Marcos 8:13-22) pode sugerir que a conversa entre Jesus e os discípulos ocorreu no barco, na travessia para o outro lado do lago. Porém, Mateus afirma claramente que foi depois de terem atingido “o outro lado” (DTN, 407).
- 21 Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza. Mateus 11:21 31 Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer. Marcos 6:31 22 Então chegaram a Betsaída. E trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse. Marcos 8:22 13 E, deixando-os, tornou a embarcar e foi para o outro lado. 14 Ora, eles se esqueceram de levar pão, e no barco não tinham consigo senão um pão. 15 E Jesus ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes. 16 Pelo que eles arrazoavam entre si porque não tinham pão. 17 E Jesus, percebendo isso, disse-lhes: Por que arrazoais por não terdes pão? não compreendeis ainda, nem entendeis? tendes o vosso coração endurecido? 18 Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais? 19 Quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? Responderam-lhe: Doze. 20 E quando parti os sete para os quatro mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Responderam-lhe: Sete. 21 E ele lhes disse: Não entendeis ainda? 22 Então chegaram a Betsaída. E trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse. Marcos 8:13-22
Esqueceram-se - (cba)
Mateus 16:5
Isto é, na partida apressada de Magdala, ocasionada pela controvérsia com os fariseus e saduceus. Betsaida Julia, em si, era um território gentio e, normalmente, um judeu carregava provisões a fim de evitar a compra de alimentos dos não judeus (ver Nota Adicional a Mateus 15).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 16:5-12
Cristo fala de coisas espirituais através de uma analogia, e os discípulos entendem mal, como de coisas carnais. Desagradou a Cristo eles pensarem que Ele se preocupava tanto com o pão quanto eles; que estivessem tão pouco familiarizados com sua maneira de pregar. Então eles entenderam o que Jesus queria dizer. Cristo ensina ao coração, através do Espírito de sabedoria, abrindo o entendimento ao Espírito de revelação na Palavra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|