Comentário Bíblico
Adventista
Pedro, chamando-O - (cba)
Mateus 16:22
Literalmente, “Pedro O tomou a si mesmo”, implicando que levou Jesus para um lado para falar com Ele.
Começou a reprová-Lo - (cba)
Mateus 16:22
Pedro “começou”, mas Jesus o deteve antes que ele pudesse terminar. Mais tarde, a ousadia de Pedro esteve novamente em evidência quando usou uma espada na tentativa de defender Jesus (João 18:10; Mateus 26:33-35).
- 10 Então Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco. João 18:10 33 Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem de ti, eu nunca me escandalizarei. 34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás. 35 Respondeu-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo algum te negarei. E o mesmo disseram todos os discípulos. Mateus 26:33-35
Longe de Ti (KJV) - (cba)
Mateus 16:22
Expressão judaica comum traduzida para o grego e que significa “Deus tenha misericórdia de Ti”. Pedro não conseguia entender como o Messias estaria disposto a sofrer. A ideia de um "Messias” e um “Servo sofredor” parecia irrazoável em sua mente (cf. Isaías 52:13-15; Isaías 53:1). Por esse protesto, Pedro revelou seu próprio egoísmo. Ele queria seguir Jesus, mas não gostava da ideia de estar associado a um plano destinado a levar ao sofrimento e à morte (DTN, 415, 416; ver com. de Mateus 16:24,25).
- 13 Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. 14 Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava tão desfigurado que não era o de um homem, e a sua figura não era a dos filhos dos homens), 15 assim ele espantará muitas nações; por causa dele reis taparão a boca; pois verão aquilo que não se lhes havia anunciado, e entenderão aquilo que não tinham ouvido. Isaías 52:13-15 1 Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor? Isaías 53:1 24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; 25 pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Mateus 16:24,25
De modo algum - (cba)
Mateus 16:22
No grego há uma negativa dupla, uma maneira enfática de dizer: “em nenhum caso isso acontecerá".
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Satanás entre Pedro e Cristo
Mateus 16:22-23
Ver Lucas 22:31,32. Veja o que o Senhor disse a Pedro ... Ele disse: “Para trás de mim, Satanás”. O que Satanás estava fazendo? Ele ficou cara a cara com Pedro e entre o Senhor e Pedro, de modo que Pedro até mesmo se encarregou de reprovar o Senhor. Mas o Senhor se aproximou de Pedro e Satanás foi colocado atrás de Cristo. O Senhor disse a Pedro que Satanás o desejava, para que o peneirasse como trigo, mas Ele disse: “Rezei por ti, para que a tua fé não desfaleça”. Se Pedro tivesse aprendido as lições que deveria ter aprendido, se ele tivesse estado bem com Deus no momento de sua provação, ele teria estado nessa altura. Se ele não tivesse sido indiferente às lições que Cristo ensinou, ele nunca teria negado seu Senhor ( Manuscrito 14, 1894 ).
Satanás falou por meio de Pedro
Mateus 16:22-23
Quando Cristo revelou a Pedro o tempo de provação e sofrimento que estava diante dEle, e Pedro respondeu: “Longe de ti, Senhor; isso não acontecerá com ti”, o Salvador ordenou: “Vai. atrás de mim, Satanás. ” Satanás estava falando por meio de Pedro, fazendo-o agir como tentador. A presença de Satanás não foi suspeitada por Pedro, mas Cristo pôde detectar a presença do enganador, e em Sua repreensão a Pedro Ele se dirigiu ao verdadeiro inimigo ( Carta 244, 1907 ).
A obra de Satanás era desencorajar Jesus enquanto Ele lutava para salvar a raça depravada, e as palavras de Pedro eram exatamente o que ele desejava ouvir. Eles se opunham ao plano divino; e tudo o que trazia essa marca de caráter era uma ofensa a Deus. Eles foram falados por instigação de Satanás; pois se opunham ao único arranjo que Deus poderia fazer para preservar Sua lei e controlar Seus súditos, e ainda assim salvar o homem caído. Satanás esperava que eles desencorajassem e desanimassem a Cristo; mas Cristo se dirigiu ao autor do pensamento, dizendo: “Para trás de mim, Satanás” ( The Review and Herald, 6 de abril de 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 16:21-23
Cristo revela paulatinamente o seu pensamento ao seu povo. Desde essa época, quando os apóstolos fizeram a confissão completa de que Cristo era o Filho de Deus, Ele começou a falar-lhes de seus sofrimentos. Disse isto para corrigir os erros de seus discípulos sobre a pompa e o poder exteriores de seu reino. Aqueles que seguem a Cristo não devem esperar coisas grandes nem elevadas neste mundo, acima de sua capacidade pessoal. Pedro queria que Cristo aborrecesse o sofrimento tanto quanto ele, mas nos equivocaremos se medirmos o amor e a paciência de Cristo pelos nossos. Não lemos nada que algum de seus discípulos tenha dito ou feito em algum momento, que desse a entender que Cristo tivesse se ressentido tanto quanto ao ouvir isto. Qualquer pessoa que nos tire daquilo que é bom, e nos impeça de fazer muito por Deus, fala a linguagem de Satanás. o que parece ser tentação a pecar deve ser resistido com horror, e não ser considerado. Aqueles que renunciam o sofrer por Cristo, têm mais prazer nas coisas do homem do que nas coisas de Deus.
- Veja também

Refletindo a Cristo, Pág. 354

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 415

Atos dos Apóstolos, Pág. 525
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16:16,17 51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. 52 Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. 53 Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos? Mateus 26:51-53 32 E isso dizia abertamente. Ao que Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo. Marcos 8:32 6 Chegou, pois, a Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, lavas-me os pés a mim? 7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás. 8 Tornou-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. João 13:6-8 13 O mensageiro que fora chamar Micaías falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma voz, são favoráveis ao rei; seja, pois, a tua palavra como a de um deles, e fala o que é bom. 1 Reis 22:13 11 e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. 12 Quando ouvimos isto, rogamos-lhe, tanto nós como os daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. 13 Então Paulo resppondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Atos 21:11-13