Comentário Bíblico
Adventista
Um anjo - (cba)
Lucas 22:43
Foi Gabriel que ministrou pessoalmente a Cristo várias vezes (ver com. de Lucas 1:19; comparar com a experiência de Jesus na tentação no deserto, no com. de Mateus 4:11).
- 19 Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas; Lucas 1:19 11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram. Mateus 4:11
Que O confortava - (cba)
Lucas 22:43
Depois da terceira sessão de orações e após tomar a grande decisão de seguir o caminho da cruz até o fim, Jesus “cai moribundo no solo do qual Se erguera parcialmente”, pois “provara os sofrimentos da morte por todos os homens” (DTN, 693, 694). O poderoso anjo vem para Lhe dar forças para as horas de sofrimento até a cruz. Depois de ser fortalecido, Ele “saiu calmo e sereno”, sem “nenhum vestígio de Sua recente agonia” (DTN, 694). Foi assim que Jesus Se encontrou com a turha que fora prendê-Lo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Lucas 22:39-46
Veja Mateus 26:36-46.
Gabriel fortaleceu a Cristo
Lucas 22:42-43
Na crise suprema, quando o coração e a alma se partem sob o peso do pecado, Gabriel é enviado para fortalecer o divino sofredor e prepará-lo para trilhar Seu caminho manchado de sangue. E enquanto o anjo apóia Sua forma desmaiada, Cristo toma o cálice amargo e consente em beber seu conteúdo. Diante do sofredor surge o lamento de um mundo perdido e a perecer, e as palavras saem dos lábios manchados de sangue: "No entanto, se o homem perecer, a menos que eu beba este cálice amargo, seja feita a tua vontade, não a minha" ( The Signs of the Times, 9 de dezembro de 1897 ).
A vida oculta em Cristo não pode ser tocada
Lucas 22:43
A força dada a Cristo na hora de sofrimento corporal e angústia mental no jardim do Getsêmani foi e será dada aos que sofrem por amor de Seu querido nome. A mesma graça dada a Jesus, o mesmo conforto, a firmeza mais do que mortal, será dada a todo filho de Deus crente, que é levado à perplexidade e ao sofrimento e ameaçado de prisão e morte pelos agentes de Satanás. Nunca uma alma que confia em Cristo foi deixada para perecer. O rack, a estaca, as muitas invenções dea crueldade pode matar o corpo, mas não pode tocar a vida que está escondida com Cristo em Deus ( The Signs of the Times, 3 de junho de 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 22:39-46
Cada descrição que os evangelistas dão sobre a disposição mental com que o nosso Senhor enfrenta este conflito, prova a terrível natureza do ataque, e o perfeito conhecimento antecipado que o manso e humilde Jesus possuía dos terrores que sofreria. Aqui há três detalhes que não foram registrados pelos demais evangelistas:
1. Quando Cristo sentiu grande agonia, um anjo do céu apresentouse e o consolava. Parte de sua humilhação foi ter de ser fortalecido por um espírito ministrador, que fora criado por Ele mesmo.
2. Estando em agonia, orou mais fervorosamente. A oração jamais será inoportuna, especialmente quando estamos em agonia.
3. Nesta agonia o seu suor se transformou em grandes gotas de sangue, que corriam até o chão. Este fato revela o sofrimento da alma do Salvador. Nós também devemos orar para ser capacitados a resistir na luta contra o pecado, até derramarmos o nosso sangue, caso sejamos convocados para tal.
Na próxima vez que em tua imaginação te deter a pensar em algum pecado favorito, pense em seus efeitos como aqueles que vês aqui! olhes para os terríveis efeitos que foram suportados pelo inocente Salvador no horto do Getsêmani por nossos pecados, e deseje profundamente odiar e abandonar estes inimigos através da ajuda de Deus, e resgatar pecadores pelos quais o Redentor orou, agonizou e derramou o seu precioso sangue.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem; 11 e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Lucas 4:10,11 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12 Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. Salmos 91:11,12 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram. Mateus 4:6,11 53 Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos? Mateus 26:53 16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:6,14 32 mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. Lucas 22:32 28 Mas dá ordens a Josué, anima-o, e fortalece-o, porque ele passará adiante deste povo, e o levará a possuir a terra que tu verás. Deuteronômio 3:28 3 Eis que tens ensinado a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas. 4 As tuas palavras têm sustentado aos que cambaleavam, e os joelhos desfalecentes tens fortalecido. Jó 4:3,4 16 E eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então abri a boca e falei, e disse àquele que estava em pé diante de mim: Senhor meu, por causa da visão sobrevieram-me dores, e não retenho força alguma. 17 Como, pois, pode o servo do meu Senhor falar com o meu Senhor? pois, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, nem fôlego ficou em mim. 18 Então tornou a tocar-me um que tinha a semelhança dum homem, e me consolou. 19 E disse: Não temas, homem muito amado; paz seja contigo; sê forte, e tem bom ânimo. E quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste. Daniel 10:16-19 1 Eu, pois, no primeiro ano de Dario, medo, levantei-me para o animar e fortalecer. Daniel 11:1 23 E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos. Atos 18:23 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Hebreus 2:17