Comentário Bíblico
Adventista
A hora - (cba)
Lucas 22:14
[A última Páscoa, Lucas 22:14-18]. Ou seja, a hora da refeição pascal, cujos preparativos são relatados em Lucas 22:7-13. Era quinta-feira à noite. Jesus instituiu a ordenança da Ceia do Senhor durante a refeição pascal costumeira (ver Nota Adicional I a Mateus 26).
- 14 E, chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. 15 E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão; 16 pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. 17 Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18 porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. Lucas 22:14-18 7 Ora, chegou o dia dos pães ázimos, em que se devia imolar a páscoa; 8 e Jesus enviou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. 9 Perguntaram-lhe eles: Onde queres que a preparemos? 10 Respondeu-lhes: Quando entrardes na cidade, sair-vos-á ao encontro um homem, levando um cântaro de água; segui-o até a casa em que ele entrar. 11 E direis ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? 12 Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado; aí fazei os preparativos. 13 Foram, pois, e acharam tudo como lhes dissera e prepararam a páscoa. Lucas 22:7-13
Pôs-Se [...] à mesa - (cba)
Lucas 22:14
Ou, “reclinou-Se à mesa” (sobre a disposição da mesa e das almofadas numa festa oriental, ver com. de Marcos 2:15). Na primeira Páscoa, os participantes precisaram comer em pé, prontos para partir do Egito. Depois de entrar na terra prometida, não ficavam mais em pé, mas sentados ou reclinados. Na primeira Páscoa, a postura em pé indicava a pressa em partir, já a postura reclinada de tempos posteriores demonstrava compostura e segurança na terra prometida.
Os apóstolos - (cba)
Lucas 22:14
Esta foi a última ocasião em que os doze estiveram reunidos num só lugar. O costume exigia que houvesse no mínimo dez pessoas presentes para comer a refeição pascal em conjunto, mas não era permitido passar de trinta. Havia 13 pessoas presentes nesta ocasião.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 22:7-18
Cristo guardou as ordenanças da lei, particularmente a da páscoa, para ensiná-los a observar as instruções do Evangelho e, acima de tudo, a da ceia do Senhor. Aqueles que andam de conformidade com a Palavra de Cristo não devem temer desilusões. Segundo as instruções que lhes deu, todos os discípulos se prepararam para a páscoa.
Jesus expressa a sua alegria por celebrar esta páscoa. Ele a desejava, ainda sabendo que logo viriam os seus sofrimentos, porque tinha como objetivo a glória de seu Pai e a redenção do homem. Despede-se de todas as páscoas, o que significava que todas as ordenanças da lei cerimonial estavam terminadas, da qual a páscoa era uma das primeiras e a principal. Aquilo que tipificava foi deixado de lado, porque agora chegara a essência do reino de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 mas no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome; ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao pôr do sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito. 7 Então a cozerás, e comerás no lugar que o Senhor teu Deus escolher; depois, pela manhã, voltarás e irás às tuas tendas. Deuteronômio 16:6,7 20 Ao anoitecer reclinou-se à mesa com os doze discípulos; Mateus 26:20 17 Ao anoitecer chegou ele com os doze. Marcos 14:17 30 Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Marcos 6:30