Comentário Bíblico
Adventista
Deixai, basta - (cba)
Lucas 22:51
Lucas não diz se Jesus dirigiu estas palavras aos discípulos, instruindo-os a deixar que as coisas seguissem seu rumo, ou ordenando-os a parar de agir com força e violência (ver Lucas 22:50), ou se falava aos que chegaram para prendê-Lo, a fim de permitirem a cura da orelha de Malco. De acordo com Ellen G. White (DTN, 696), Cristo Se dirigiu aos soldados romanos, que O estavam segurando com força.
Tocando-lhe a orelha - (cba)
Lucas 22:51
Esta foi a segunda evidência de divindade dada aos que chegaram para prender Jesus. A primeira foi a aparência de glória angelical (ver com. de João 18:6). Caso o ato precipitado de Pedro não fosse remediado na hora, poderia ser apresentado ao Sinédrio e a Pilatos como evidência de que Cristo e Seus discípulos eram homens perigosos, uma ameaça à nação. Da forma que aconteceu, porém, as autoridades não mencionaram o incidente, pois precisariam admitir a realização do milagre da cura.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 22:47-53
Nada pode ser maior afronta ou dor para o Senhor, do que ser traído por aqueles que professam ser seus seguidores, e que dizem que o amam. Há muitos exemplos de Cristo sendo traído por aqueles que, sob uma aparente piedade, lutam contra o seu poder.
Aqui Jesus deu um ilustre exemplo de sua regra, que diz que devemos fazer o bem àqueles que nos odeiam, como posteriormente o deu sobre orar por aqueles que nos tratam com desdém.
A natureza corrompida envolve a nossa conduta até o extremo; devemos buscar a direção do Senhor antes de agir em circunstâncias difíceis. Cristo esteve disposto a esperar por seus triunfos até que a guerra estivesse consumada, e é assim que nós também devemos fazer. A hora e o poder das trevas foram de curta duração, e sempre será assim com o triunfo dos ímpios.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. João 17:12 8 Replicou-lhes Jesus: Já vos disse que sou eu; se, pois, é a mim que buscais, deixai ir estes; 9 para que se cumprisse a palavra que dissera: Dos que me tens dado, nenhum deles perdi. João 18:8,9 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:21 1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco; 2 Coríntios 10:1 21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22 Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; 23 sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 1 Pedro 2:21-23