Comentário Bíblico
Adventista
Agora, porém - (cba)
Lucas 22:36
A situação havia mudado. O período de popularidade na Galileia terminara um ano antes (ver com. de João 6:66). Portanto, ao proclamar o evangelho, os discípulos enfrentariam suspeitas e inimizade. Eles não deveriam esperar a hospitalidade generosa que tinham desfrutado no passado. A perseguição lhes sobreviria com frequência (ver com. de Mateus 10:16-28; João 16:33).
- 66 Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele. João 6:66 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 e por minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. 19 Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. 21 Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. 22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. 23 Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem. 24 Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos? 26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido. 27 O que vos digo às escuras, dizei-o às claras; e o que escutais ao ouvido, dos eirados pregai-o. 28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mateus 10:16-28 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
Espada - (cba)
Lucas 22:36
Do gr. machaira, que costuma significar uma pequena espada romana (ver com. de Lucas 2:35). Além de seu sentido costumeiro, machaira é usado na LXX para traduzir o termo heb. maakeleth, “faca de açougueiro”, da palavra ma'akal, “comida”. Talvez o sentido pretendido seja o último, “faca de açougueiro”.
Capa - (cba)
Lucas 22:36
Do gr. himation, o “manto” ou vestimenta externa (ver com. de Mateus 5:40).
Compre uma - (cba)
Lucas 22:36
Muitas vezes, a linguagem figurada que Jesus usou nesta passagem é incompreendida. À medida que os discípulos seguissem pelo mundo hostil, eles se encontrariam em circunstâncias nas quais, do ponto de vista humano, seria necessário pegar em armas. Mas o relato inteiro do livro de Atos não registra nenhum episódio dos apóstolos usando ou mesmo portando uma arma. Pode-se ter a certeza de que, se essa fosse a intenção de Cristo, eles o teriam leito. Uma ou duas horas depois, na mesma noite, quando Pedro tentou usar uma “espada” (ver com. de Mateus 26:51-53), Jesus o repreendeu e deixou claro que o cristão, assim como seu Mestre, não deve recorrer à violência armada para se proteger. O crente não deve rebater força com força (ver com. de Mateus 5:39).
- 51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. 52 Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. 53 Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos? Mateus 26:51-53 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; Mateus 5:39
Não se defende o evangelho da vida eterna matando as pessoas pelas quais Cristo morreu. A evidência suprema do amor cristão é a disposição de morrer pelos outros (ver João 15:13). O desejo ou a intenção de tirar a vida daqueles que discordam de nós é uma demonstração do espírito de Satanás, que “foi homicida desde o princípio” (João 8:44). A perseguição sempre é obra do diabo, realizada por pessoas que se entregam a seu controle. A única arma que o cristão tem liberdade de usar em defesa da fé é a “espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Efésios 6:17; ver Hebreus 4:12; ver com. de Mateus 26:52). Portanto, considerando os ensinos do próprio Cristo e o registro dos métodos apostólicos do NT para o avanço do evangelho, conclui-se que Jesus fala de maneira figurada ao advertir os discípulos quanto à perseguição que eles e os conversos sofreriam, não do uso literal de armas de espécie alguma.
- 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:17 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12 52 Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Mateus 26:52
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 22:21-38
Quão inconveniente é para o caráter do seguidor de Cristo a ambição mundana de querer ser o maior, sabendo que Cristo assumiu a forma de servo e humilhou-se até a morte de cruz! No caminho à felicidade eterna, devemos esperar ser atacados e perseguidos por Satanás. Já que este não pode nos destruir, procurará fazer com que nos tornemos infelizes ou angustiados. Nada precede com maior certeza a queda de um seguidor de Cristo, do que a confiança em si mesmo, a desconsideração pelas advertências e o desprezo pelo perigo. A menos que vigiemos e oremos, existirá sempre a possibilidade de sermos arrastados durante o dia aos pecados contra os quais, pela manhã, estávamos mais decididos a não cometer. Se cada crente fosse deixado entregue a si mesmo, todos nós cairíamos; porém, somos sustentados pelo poder de Deus e pela oração de Cristo.
O nosso Senhor anuncia-lhes a aproximação de uma transformação muito grande nas circunstâncias. os discípulos não devem esperar que os seus amigos sejam amáveis com eles, como dantes. Portanto, aquele que tiver dinheiro leve-o consigo, porque pode precisar dele. Agora deveriam esperar que os seus amigos se tornassem mais ferozes do que antes, e precisariam de armas. Nesta época, os apóstolos entenderam que Cristo estava lhes falando literalmente de armas, mas em nossa opinião Ele estava se referindo às armas da guerra espiritual. A espada do Espírito é a espada com que os discípulos de Cristo devem se armar.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. 23 Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem. 24 Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos? Mateus 10:22-25 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. João 15:20 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33 14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus; 15 os quais mataram ao Senhor Jesus, bem como aos profetas, e a nós nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 1 Tessalonicenses 2:14,15 4 pois, quando estávamos ainda convosco, de antemão vos declarávamos que havíamos de padecer tribulações, como sucedeu, e vós o sabeis. 1 Tessalonicenses 3:4 1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 1 Pedro 4:1