Comentário Bíblico
Adventista
Caminhos - (cba)
Jó 6:18
Do heb. 'orchoth, palavra corretamente traduzida como "caminhos" ou "estradas", e que, como tal, se referiria às correntes que serpenteiam pelo deserto e se perdem nas areias. Uma vocalização ligeiramente diferente do hebraico dá a tradução "caravanas" (ver Isaías 21:13). A figura , então, mostraria essas ca rava nas se desviando para encontrar água nos leitos dos rios e, então, perecendo de sede no deserto estéril, por não tê-la encontrado.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 6:14-30
Jó teve grandes expectativas de seus amigos quando era próspero; porém, agora estava desiludido. Ele compara isso com a secagem dos ribeiros no verão. Os que depositam as suas expectativas nas criaturas, perceberão que estas falham quando deveriam ajudá-los, enquanto os que depositam a sua confiança em Deus receberão ajuda em tempos de necessidade (Hebreus 4:16). Os que fazem do ouro a sua esperança, cedo ou tarde serão envergonhados por sua confiança nisso. A nossa sabedoria é deixar de confiar absolutamente no homem.
Coloquemos toda a nossa confiança na Rocha Eterna, não em canas quebradas; na Fonte da vida, não em cisternas contaminadas. A aplicação é muito próxima: "Porque agora nada és". Bom seria para nós sempre termos tais convicções sobre a vaidade da criatura; se não, a teremos no leito de enfermidade, no leito dê morte, ou nos problemas da consciência.
Jó reprova os seus amigos pelo duro tratamento que lhe dispensaram. Ainda que necessitado, não deseja deles mais que um olhar bondoso e uma boa palavra. vez por outra esperamos pouco do homem, e obtemos menos ainda; porém, de Deus, ainda que esperemos muito, receberemos muito mais. Ainda que Jó fosse diferente deles, estava, em todos os aspectos, pronto para render-se, assim que ficasse evidente que ele não tinha razão. Ainda que Jó estivesse em falta, eles não deveriam tê-lo tratado tão duramente. Ele sustenta firmemente a sua justiça e não a deixará. Ele sentiu que não havia em si tal iniquidade, como os seus amigos supunham. É melhor encomendar o nosso caráter àquEle que guarda a nossa alma; no grande dia, todo o verdadeiro crente receberá elogios da parte de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 Quanto ao meu povo, crianças são os seus opressores, e mulheres dominam sobre eles. Ah, povo meu! os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas. Isaías 3:12 29 Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, arrimando-se numa com a mão direita, e na outra com a esquerda. Juízes 16:29 8 Ora, pela meia-noite, o homem estremeceu, voltou-se, e viu uma mulher deitada aos seus pes. Rute 3:8 24 Tira o entendimento aos chefes do povo da terra, e os faz vaguear pelos desertos, sem caminho. Jó 12:24 7 Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada. Jó 26:7 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Gênesis 1:2 23 E ele o que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra. Isaías 40:23 3 Pereça o dia em que nasci, e a noite que se disse: Foi concebido um homem! Jó 3:3 7 Lembra-te agora disto: qual o inocente que jamais pereceu? E onde foram os retos destruídos? 9 Pelo sopro de Deus perecem, e pela rajada da sua ira são consumidos. 11 Perece o leão velho por falta de presa, e os filhotes da leoa andam dispersos. 20 Entre a manhã e a tarde são destruidos; perecem para sempre sem que disso se faça caso. Jó 4:7,9,11,20 13 Assim são as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; a esperança do ímpio perecerá, Jó 8:13