Comentário Bíblico
Adventista
Forças - (cba)
Jó 6:11
Elifaz predisse um futuro mais feliz (Jó 5:17-27). Jó respondeu: "Não tenho forças suficientes para esperar tais bênçãos prometidas."
Meu fim - (cba)
Jó 6:11
Ou seja: "Há algum propósito na prolongação de tal existência miserável?"
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 6:8-13
Jó desejou a morte como final feliz de todas as suas misérias. Elifaz o repreendera por isso; porém, Jó volta a pedi-la com mais veemência do que anteriormente. Ele foi muito áspero ao falar que, deste modo, Deus o destruía. Quem poderia suportar a ira do Todopoderoso sequer por uma hora, se pesasse a sua mão contra ele? Porém, é melhor dizermos como Davi: "Oh, salve a minha vida!"
Jó fundamenta o seu consolo no testemunho de sua consciência, e que até certo ponto foi útil para a glória de Deus. Os que possuem graça em si mesmos, os que têm a evidência dela e a exercitam, adquirem sabedoria em si mesmos, a qual lhes ajudará nos piores momentos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 A minha carne se tem vestido de vermes e de torrões de pó; a minha pele endurece, e torna a rebentar-se. 6 Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão, e chegam ao fim sem esperança. 7 Lembra-te de que a minha vida é um sopro; os meus olhos não tornarão a ver o bem. Jó 7:5-7 20 Não são poucos os meus dias? Cessa, pois, e deixa-me, para que por um pouco eu tome alento; Jó 10:20 25 Acossarás uma folha arrebatada pelo vento? E perseguirás o restolho seco? 28 apesar de eu ser como uma coisa podre que se consome, e como um vestido, ao qual rói a traça. Jó 13:25,28 1 O meu espírito está quebrantado, os meus dias se extinguem, a sepultura me está preparada! 14 se eu clamar à cova: Tu és meu pai; e aos vermes: Vós sois minha mãe e minha irmã; 15 onde está então a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver? 16 Acaso descerá comigo até os ferrolhos do Seol? Descansaremos juntos no pó? Jó 17:1,14-16 5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Salmos 39:5 5 Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce; 6 de manhã cresce e floresce; à tarde corta-se e seca. 7 Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos conturbados. 8 Diante de ti puseste as nossas iniqüidades, à luz do teu rosto os nossos pecados ocultos. 9 Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um suspiro. 10 A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos. Salmos 90:5-10 23 Ele abateu a minha força no caminho; abreviou os meus dias. Salmos 102:23 14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. 15 Quanto ao homem, os seus dias são como a erva; como a flor do campo, assim ele floresce. 16 Pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não a conhece mais. Salmos 103:14-16 4 É porventura do homem que eu me queixo? Mas, ainda que assim fosse, não teria motivo de me impacientar? Jó 21:4