Comentário Bíblico
Adventista
Pereça o dia - (cba)
Jó 3:3
Um jeito poético de dizer: "Eu desejaria nunca ter nascido." O "dia" aqui é personificado.
A noite - (cba)
Jó 3:3
A "noite" também é personificada. Uma tradução mais simples seria "a noite que disse".
Um homem - (cba)
Jó 3:3
Do heb. geber, "um homem", com ênfase em sua força, para distingui-lo de mulheres e crianças. Esta não é a palavra comum para designar o sexo masculino, que seria zahar. Aqui é empregado o termo geber, poeticamente. Assim como o anúncio da concepção é feito pela "noite" personificada, o indivíduo concebido é considerado, não no sentido comum de uma criança, mas como o homem que Jó no futuro devia se tornar. A LXX coloca a noite como sendo a do nascimento de Jó e não a de sua concepção. A razão para isso é, provavelmente, evitar a dificuldade de se anunciar o sexo da criança na noite da concepção. Contudo, por meio da fantasia poética, tal conhecimento é aqui atribuído à noite.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 3:1-10
Durante sete dias, os amigos de Jó sentaram-se ao seu lado em silêncio, sem oferecer-lhe consolo; ao mesmo tempo, Satanás assaltou a mente de Jó para cirandar sua confiança, e enchê-lo de pensamentos duros em relação a Deus. A permissão parece ter se estendido além da mente, e torturava seu corpo. Jó é um tipo especial de Cristo, cujos sofrimentos interiores, no jardim e na cruz, foram os mais espantosos; e os ataques de Satanás surgiram em grande medida nesta hora de trevas. Estas provações interiores mostram a razão da mudança na conduta de Jó, que passou da completa submissão à vontade de Deus à impaciência, que aparece aqui como também em outras partes do livro.
O crente, sabedor de que umas poucas gotas deste cálice amargo são mais terríveis, e mais agudas do que as aflições exteriores, saberá também que enquanto estiver favorecido pela doce sensação do amor e presença de Deus, não se surpreenderá de achar que Jó foi um homem de paixões semelhantes às dos demais. Porém, regozijar-se-á, porque Satanás foi decepcionado, e não pôde demonstrar que Jó era um hipócrita, pois ainda que ele tenha amaldiçoado o dia em que nasceu, não blasfemou contra seu Deus. sem dúvida, Jó arrependeu-se depois por tais desejos, e podemos supor qual será o seu juízo a respeito, agora que está na felicidade eterna.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 18 Por que, pois, me tiraste da madre? Ah! se então tivera expirado, e olhos nenhuns me vissem! 19 Então fora como se nunca houvera sido; e da madre teria sido levado para a sepultura. Jó 10:18,19 10 Ai de mim, minha mãe! porque me deste à luz, homem de rixas e homem de contendas para toda a terra. Nunca lhes emprestei com usura, nem eles me emprestaram a mim com usura, todavia cada um deles me amaldiçoa. Jeremias 15:10 14 Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. 15 Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu- te um filho, alegrando-o com isso grandemente. Jeremias 20:14,15