Comentário Bíblico
Adventista
A história de Jacó - (cba)
Gênesis 37:2
Aqui se abre uma nova seção (ver Gênesis 5:1; Gênesis 6:9; etc.). Embora somente o nome de Jacó seja mencionado e este título, fica claramente subentendida a história de sua família, como mostra o capítulo seguinte. Durante a vida de Jacó, quaisquer experiências que sobrevieram aos membros de sua família são consideradas parte de seu registro famili ar.
- 1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Gênesis 5:1 9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. Gênesis 6:9
Tendo José dezessete anos - (cba)
Gênesis 37:2
Os eventos descritos a seguir ocorreram cerca de 11 anos depois de Jacó ter retornado de Harã, quando estava com a idade de 108 anos (ver Gênesis 30:25; e com. de Gênesis 27:1).
- 25 Depois que Raquel deu à luz a José, disse Jacó a Labão: Despede-me a fim de que eu vá para meu lugar e para minha terra. Gênesis 30:25 1 Quando Isaque já estava velho, e se lhe enfraqueciam os olhos, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho! Ele lhe respondeu: Eis-me aqui! Gênesis 27:1
Os filhos de Bila - (cba)
Gênesis 37:2
José estava mais intimamente associado aos filhos de Bila e Zilpa, mais próximos dele em idade e talvez menos altivos do que os filhos de Lia. Pode ser que Bila, que fora a serva de Raquel, tenha cuidado de José após a morte de sua mãe.
Más notícias deles - (cba)
Gênesis 37:2
José relatava o que havia observado pessoalmente, ou repetia o que havia ouvido falar sobre os irmãos. Isto marca o início do amargo ódio que estes passaram a sentir por ele. José era movido por altos ideais, e sua consciência sensível se rebelava contra os atos ímpios dos irmãos. Ele contava essas coisas a Jacó, sem dúvida com a intenção de que a influência do pai pudesse levá-los a mudar o comportamento, para que o nome da família não fosse desonrado como o havia sido no massacre dos siquemitas.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 37:1-36
O restante de Gênesis se dedica à história de José e à direção divina (Gênesis 45:5-8).
más notícias
Gênesis 37:2
José era o mais novo e, segundo o costume, tinha os menores direitos dentro da familia. Ele agia como um delator. O termo é usado em outras passagens para indicar relatos mentirosos (Números 13:32; Números 14:36,37), muito embora, ao conhecer a história anterior dos filhos de Jacó, as notícias pudessem ser verdadeiras.
- 32 Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Números 13:32 36 Ora, quanto aos homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra, 37 aqueles mesmos homens que infamaram a terra morreram de praga perante o Senhor. Números 14:36,37
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 37:1-4
Na história de José vemos algo de Cristo, que primeiramente foi humilhado e depois exaltado. Também mostra a condição dos crentes, que devem passar por muitas tribulações para entrarem no Reino. Esta é uma história sem igual, onde são exibidas variadas formas de trabalhar da mente humana, tanto para o bem como para o mal, e a singular providência de Deus ao fazer uso delas para cumprir os seus propósitos.
Mesmo sendo José o favorito de seu pai, não foi criado na ociosidade. Os que não ocupam os seus filhos nos negócios e nos trabalhos, e nas coisas que requerem esforço, não os amam de verdade. Com muita razão costuma-se dizer que mimar os filhos é lançá-los à perdição. Os que foram educados para não fazer coisa alguma provavelmente serão bons para nada.
Porém, Jacó tornou público o seu amor, ao vestir José de um modo mais fino do que fazia com os outros filhos. É algo mim que os pais façam diferença entre um filho e outro, a menos que exista uma grande razão para isto, pela obediência ou não dos filhos. Quando os pais fazem diferença, os filhos imediatamente o percebem, e isto os conduz a conflitos familiares.
Quando estavam fora do alcance da vista de seu pai, os filhos de Jacó faziam o que jamais pensaram praticar em casa; porém, José dava conta a seu pai da má conduta deles, para que os repreendesse. Não como se fosse intrigante, visando semear a discórdia, mas como um irmão leal.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus Gênesis 2:4 1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Gênesis 5:1 9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. Gênesis 6:9 1 Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé, aos quais nasceram filhos depois do dilúvio. Gênesis 10:1 4 Assim lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a conheceu. 9 Também Léia, vendo que cessara de ter filhos, tomou a Zilpa, sua serva, e a deu a Jacó por mulher. Gênesis 30:4,9 22 Quando Israel habitava naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. Eram doze os filhos de Jacó: 25 os filhos de Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali; 26 os filhos de Zilpa, serva de Léia: Gade e Aser. Estes são os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã. Gênesis 35:22,25,26 22 Eli era já muito velho; e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e como se deitavam com as mulheres que ministravam à porta da tenda da revelação. 23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? pois ouço de todo este povo os vossos malefícios. 24 Não, filhos meus, não é boa fama esta que ouço. Fazeis transgredir o povo do Senhor. 1 Samuel 2:22-24 7 O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más. João 7:7 11 Pois a respeito de vós, irmãos meus, fui informado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. 1 Coríntios 1:11 1 para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai. 1 Coríntios 5:1 18 Porque, antes de tudo, ouço que quando vos ajuntais na igreja há entre vós dissensões; e em parte o creio. 1 Coríntios 11:18 46 Ora, José era da idade de trinta anos, quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito. Gênesis 41:46