Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 37:1-36
O restante de Gênesis se dedica à história de José e à direção divina (Gênesis 45:5-8).
Nota
Gênesis 37:12-22
A cena pastoral idilica é manchada por uma trama maligna para se livrar de José. Sendo o primogênito, Rúben tentou salvar o irmão. No entanto, após o incesto com Bila (Gênesis 35:22), ele havia perdido sua autoridade.
José encolheu-se da presença de seus irmãos
Gênesis 37:17-20
Seus irmãos [de José] o repeliram rudemente. Ele lhes contou sua missão, mas eles não responderam. José ficou alarmado com seus olhares zangados. O medo tomou o lugar da alegria, e ele instintivamente se encolheu de pavor diante da presença deles. Eles então o agarraram violentamente. Eles o escarneciam com as admoestações que ele lhes dera no passado, acusavam-no de relatar seus sonhos para se exaltar acima deles na mente de seu pai, para que ele pudesse amá-lo mais do que a si mesmos ( Spiritual Gifts 3: 140 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 37:12-22
Com quanta atenção José aguarda as ordens de seu pai! Quanto mais os filhos forem amados por seus pais, mais dispostos devem estar para obedecer-lhes. Quão deliberadamente contrários a José estavam os seus irmãos. Eles planejavam matá-lo por maldade premeditada, e a sangue frio. Qualquer que odeia o seu irmão é homicida (1 João 3:15). Os filhos de Jacó odiavam o seu irmão porque o pai deles o amava. Novas ocasiões como os seus sonhos e coisas semelhantes deram-lhes maior impulso e produziram um ressentimento constante em seus corações, até que resolveram matá-lo. Deus tem todos os corações em suas mãos.
Rúben, por ser o primogênito, tinha maior razão por estar zeloso em relação a José, ainda que não fosse o seu melhor amigo. Deus trabalhou para que todas as coisas colaborassem com o seu propósito: Fazer de José um instrumento para salvar a vida de muita gente. José era um tipo de Cristo; pois, apesar de ser o Filho amado de seu Pai, foi odiado por um mundo mau. Não obstante, o Pai o enviou, desde o seu seio, a visitar-nos com grande humildade e amor. Veio dos céus à terra para buscar-nos e salvar-nos; contudo, fizeram contra Ele conspirações malignas. Os seus não somente não o receberam, como também o crucificaram. Jesus Cristo submeteu-se a isto como parte de seu desígnio para nos redimir e salvar.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. 11 Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração. Gênesis 37:5,11 12 Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; Gênesis 28:12 23 Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e perseguiram, Gênesis 49:23