Comentário Bíblico
Adventista
Sentando-se para comer - (cba)
Gênesis 37:25
Com um sentimento secreto de satisfação, se não de deleite, e com grande indiferença, os cruéis irmãos se sentaram para comer.
Uma caravana de ismaelitas - (cba)
Gênesis 37:25
A palavra traduzida por "companhia" (ARC) significa um grupo de viajantes, especialmente de mercadores e, portanto, pode ser apropriadamente traduzida como "ca ravana". Os árabes, descendentes de Ismael, ocupavam as regiões desérticas da Arábia a leste do Egito e, indo para o norte, na direção da Assíria. Registros bíblicos e seculares revelam que os árabes realizavam comércio intenso com o Egito. Não é de admirar que alguns dos descendentes de Ismael já fossem um povo dedicado ao comércio, pois havia se passado 180 anos desde o nascimento de Ismael, e sua família sem dúvida havia crescido rapidamente.
De Gileade - (cba)
Gênesis 37:25
Uma vez que Dotã ficava numa import ante rota comercial, era natural que passassem caravanas por ali . A rota de Gileade, na Transjordânia, cruzava o Jordão nas proximidades da cidade de Bete-Seã, na extremidade oriental do vale de Esdraelom, seguia então pelo vale até a cidade de Jenin, depois virava para o sul a fim de atravessar a cordilheira do Carmelo. Passando pela planície de Dotã, continuava rumo ao sul, pelo caminho de Er Ramle e Gaza, em direção ao Egito.
Arômatas - (cba)
Gênesis 37:25
Alguns interpretam o significado da palavra assim traduzida como sendo goma de tragacanto, obtida de arbustos do gênero astragalus. Também tem sido identificada como sendo os brotos secos de cor vermelha da planta naqawa ou a resina do cistus. Qualquer que seja a origem das "arômatas", ou da goma, esta era provavelmente usada ou como ingrediente de incenso ou cosmético.
Bálsamo - (cba)
Gênesis 37:25
A palavra heb. provavelmente se refere à goma de mástique e à terebintina.
Mirra - (cba)
Gênesis 37:25
O significado da palavra traduzida por "mirra" é incerto. Geralmente se entende que se refere ao ládano, goma aromática exsudada pelas folhas da esteva, ou ao que hoje é conhecido como mirra. Outros acham que seja a casca resinosa do mástique.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 37:1-36
O restante de Gênesis se dedica à história de José e à direção divina (Gênesis 45:5-8).
Nota
Gênesis 37:23-28
Tiraram a túnica de José e o jogaram numa cisterna seca, ou seja, num poço vazio.
ismaelitas
Gênesis 37:25
Nesta seção, o autor usa dois termos para os mercadores. É bem provável que ismaelitas e midianitas fossem tribos aparentadas ou cläs diferentes da mesma tribo (Juízes 8:24). Dotã ficava próximo a uma das principais rotas comerciais que ligavam Canaã ao Egito.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 37:23-30
Lançaram José dentro de um poço, para que perecesse de fome e frio; eram extremamente cruéis, desprovidos de misericórdia. Não lhe mostraram consideração quando sofria, e não se doeram pelo quebrantamento de José (Am 6.6), pois, quando estava no fundo do poço, sentaram-se para comer pão. Não sentiram qualquer remorso em sua consciência por causa do pecado. "Porque a cólera do homem redundará em teu louvor, e o restante da cólera, tu o restringirás" (Salmos 76:10). Os irmãos de José foram milagrosamente impedidos de matá-lo e a sua venda resultou, de forma igualmente maravilhosa, em louvores a Deus.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 211

Cristo Triunfante, Pág. 95
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Os correios saíram às pressas segundo a ordem do rei, e o decreto foi proclamado em Susã, a capital. Então, o rei e Hamã se assentaram a beber, mas a cidade de Susã estava perplexa. Ester 3:15 4 Acaso não tem conhecimento nem sequer um dos que praticam a iniqüidade, que comem o meu povo como se comessem pão, e que não invocam o Senhor? Salmos 14:4 20 Tal é o caminho da mulher adúltera: ela come, e limpa a sua boca, e diz: não pratiquei iniqüidade. Provérbios 30:20 6 que bebem vinho em taças, e se ungem com o mais excelente óleo; mas não se afligem por causa da ruína de José! Amós 6:6 28 Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito. 36 Os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda. Gênesis 37:28,36 11 Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. 12 Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. Gênesis 16:11,12 1 Ora, Abraão tomou outra mulher, que se chamava Quetura. 2 Ela lhe deu à luz a Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. 3 Jocsã gerou a Seba e Dedã. Os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim. 4 Os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Hanoque, Abidá e Eldá; todos estes foram filhos de Quetura. 16 Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus acampamentos: doze príncipes segundo as suas tribos. 17 E estes são os anos da vida de Ismael, cento e trinta e sete anos; e ele expirou e, morrendo, foi cogregado ao seu povo. 18 Eles então habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai em direção da Assíria; assim Ismael se estabeleceu diante da face de todos os seus irmãos. Gênesis 25:1-4,16-18 23 Então, tomando consigo seus irmãos, seguiu atrás de Jacó jornada de sete dias; e alcançou-o na montanha de Gileade. Gênesis 31:23 6 as tendas de Edom e os ismaelitas, Moabe e os hagarenos, Salmos 83:6 21 e fugiu com tudo o que era seu; e, levantando-se, passou o Rio, e foi em direção à montanha de Gileade. Gênesis 31:21 11 Então disse-lhes Israel seu pai: Se é sim, fazei isto: tomai os melhores produtos da terra nas vossas vasilhas, e levai ao homem um presente: um pouco de bálsamo e um pouco de mel, tragacanto e mirra, nozes de fístico e amêndoas; Gênesis 43:11 22 Porventura não há bálsamo em Gileade? ou não se acha lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo? Jeremias 8:22 11 Sobe a Gileade, e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios; não há cura para ti. Jeremias 46:11